quinta-feira, 28 de junho de 2012


Notícias 2ªSec/6ªRM

GOLPE DO CONSIGNADO Fique atento!

1. Versa o presente expediente sobre tentativa de golpe de empréstimo consignado em militar inativo.

2. No mês de fevereiro de 2012, estelionatários montaram um esquema de golpe, onde um deles telefonou para um militar inativo se passando por funcionário do GBOEX.

3. Nesse telefonema, o estelionatário já sabedor que o militar era associado ao GBOEX, solicitou então seus dados pessoais, o que prontamente foi respondido corretamente pelo inativo. Cabe ressaltar que entre estes dados, constava o identificador de margem consignável do mês em vigor.

4. No mês de março de 2012, o mesmo militar recebeu outra ligação telefônica, desta vez de uma financeira do estado do Rio de Janeiro, querendo saber se o militar tinha solicitado um empréstimo consignado de um valor de quase R$ 100.000,00 (cem mil reais), pois constava para a financeira uma solicitação e que eles estavam suspeitando de falsificação da documentação apresentada (identidade militar e contracheque).

5. O militar informou que não havia solicitado nenhum empréstimo e pediu para que a financeira encaminhasse via e-mail a cópia dos documentos apresentados. Os documentos contiam dados reais, mesclados com informações falsas (foto, assinatura e alguns dados da identidade), os dados do contracheque eram os mesmos do documento original, porém os dados estavam lançados em ordem diferente da prevista.

6. O estelionatário que fez contato com a financeira se dizia de Santa Catarina, mas usava um telefone celular com DDD do estado do Rio Grande do Sul.

7. Diante do acima exposto, solicito-vos a difusão do tema acima aos integrantes da SIP/6 a fim de orientá-los do perigo de se passar informações pessoais por telefone e/ou desconhecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário