quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

S. José dos Campos doa área para ITA criar Centro de Inovação Tecnológica


S. José doa área para ITA criar Centro de Inovação Tecnológica

Projeto de Carlinhos prevê doação de terreno de 30 mil metros quadrados no Parque Tecnológico para expansão do ITA

Chico Pereira
De São José dos Campos

O prefeito de São José, Carlinhos Almeida (PT), enviou proposta à Câmara para a doação de uma área de 30 mil metros quadrados no Parque Tecnológico para o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). O projeto pode ser apreciado e votado pela Câmara na sessão de amanhã, segundo expectativa do governo.

Na área, caso seja concretizada a doação, o ITA irá implantar uma unidade do Centro de Inovação que o instituto está criando. Segundo a prefeitura, o Centro de Inovação do ITA vai atuar no desenvolvimento de tecnologias inovadoras com aplicação na produção aeroespacial e prestar serviços às empresas do setor. Os projetos serão desenvolvidos diretamente com as empresas, e também preveem a capacitação da mão de obra local. As pesquisas para prover essas soluções tecnológicas serão desenvolvidas por meio de consórcios e encomendas específicas.

O prefeito disse que a presença do ITA no Parque Tecnológico é fundamental para o complexo empreender parcerias com outras instituições e empresas. “O nosso parque tecnológico já é um sucesso e o ITA será uma ancora para atrair novas empresas e instituições para o local, que já tem a presença da Boeing, Embraer, entre outras”, afirmou o prefeito.
Implantação.
O reitor do ITA, Carlos Américo Pacheco, destacou ontem que a doação da gleba no Parque Tecnológico é essencial para a implantação do Centro de Inovação do instituto. “É muito importante e decisivo para o projeto de implantação do Centro”, disse.  Segundo ele, a expectativa é começar alguma atividade na unidade do Parque Tecnológico em 2014. “Ainda que em instalações provisórias, vamos começar a desenvolver alguma atividade”, afirmou a O VALE.

Ele ressaltou que o braço do Centro no Parque Tecnológico será importante para a formatação de parcerias com a iniciativa privada. O Centro de Inovação terá também uma unidade no campus do ITA, voltado mais para a área acadêmica, no apoio aos alunos da escola.
Seminário.
Por coincidência, ontem o ITA promoveu um seminário sobre o projeto do Centro de Inovação. Segundo Pacheco, estavam presentes representantes de empresas como Boeing, Embraer, Siemens, GM, entre outras, além de instituições de fomento como Fapesp (Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Também presente representantes de instituições internacionais do Reino Unido e da Alemanha.
Negociação.
Pacheco relatou que a escola está em negociação com órgãos de fomento para a obtenção de recursos para a implantação do Centro. De acordo com ele, no momento, ainda não é possível definir o valor dos recursos financeiros para o projeto. Certamente, serão inferiores R$ 200 milhões, valor inicialmente divulgado.
Pacote.
A criação do Centro de Inovação integra o pacote de renovação da escola. Outros projetos são ampliação física, como a construção de novos alojamentos para estudantes e laboratório, ampliação do número de vagas.
SAIBA MAIS
Doação
Prefeitura de São José vai doar uma área de 30 mil metros quadrados no Parque Tecnológico para o ITA
Centro
A área será para a escola construir uma unidade do seu Centro de Inovação, em fase de criação
Parcerias
A unidade do Parque Tecnológico será para fomentar parcerias com a iniciativa privada
Expectativa
A direção do ITA planeja implementar a unidade a partir de 2014
Pacote
A criação do Centro de Inovação integra o pacote de mudanças no ITA. Está previsto a ampliação física da escola, com novos alojamentos e laboratórios e oferta de vagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário