sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Vai viajar nas férias? Confira as dicas do Procon para não cair em furadas!

Vai viajar nas férias? Confira as dicas do Procon para não cair em furadas!



Para muitos, o momento mais esperado do ano está finalmente chegando: as férias! Alguns optam por ficar em casa, curtindo a família. Outros preferem se aventurar nas estradas deste mundão e viajar. No entanto, o que fazer para não cair em nenhuma armadilha durante o trajeto? O Mais Você exibiu histórias de pessoas que viajaram para outro país e, ao chegarem, se depararam com a falta de um hotel, um transtorno (veja no vídeo acima)! A reserva foi feita por um site, que está tentando amenizar a situação desses turistas.

Pensando nos aborrecimentos como esse, que podem ser comuns a quem deseja passear durante as férias, o Procon-SP desenvolveu uminformativo, que tem por objetivo esclarecer dúvidas e proteger o consumidor. Quer saber quais são as dicas e dúvidas? Confira abaixo:

Comprar passagens e reservar hotel em agências ou pela internet?

Depende do perfil do consumidor, dos seus hábitos. Só chamamos atenção paras compras pela internet que são compras à distância. O consumidor não está ali presencialmente. Isso não quer dizer que problemas não possam acontecer nas compras na loja física, mas a internet, por ser um mundo virtual, conta com uma relação grande de sites que aparecem no mercado, fazem oferta, recebem o pagamento dos consumidores e não prestam o serviço.

Se decidir pela internet, como saber se a empresa é confiável?

Primeiro verifique se na oferta da empresa do site constam todas as informações da própria empresa: a razão social, CNPJ, endereço físico, meios de contato. Teste se a empresa responde por aquele meio de contato que ela disponibiliza e procure sempre referências sobre a empresa. Consulte quem tenha contratado alguma viagem com esta empresa. O consumidor pode também consultar os órgãos de defesa do consumidor e verificar se é uma empresa muito reclamada, se ela atende ou não essas reclamações.

Vale a pena comprar algum pacote em promoção?

Em geral, a promoção tem algum tipo de restrição, seja na hora de cancelar, seja em relação aos pagamentos. Se cerque de todos os cuidados, ou seja, contratou o serviço, aquela oferta promocional, guarde de alguma forma as condições da oferta promocional. Se eventualmente essa promessa não for cumprida, você estará mais resguardado com a documentação para provar que o outro lado não cumpriu a promessa. Este procedimento torna a reclamação mais eficaz.

Dica importante:

Leia bem o contrato antes de assinar! Preste atenção nas condições de cancelamento. Caso você desista da viagem, a empresa tem o dever de fazer o reembolso, mas pode aplicar uma multa. O Procon-SP diz que esta multa pode ser considerada abusiva se ultrapassar 10% do valor da viagem.

Confira os vídeos da matéria com a entrevista concedida pela diretora de atendimento do Procon-SP, Selma do Amaral , aqui.

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