segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Esporte Espetacula acompanha operação dos paraquedistas do exército na amazônia

Integrantes do Sinamob acompanham atuação das Forças Armadas durante Operação Laçador


Integrantes do Sinamob acompanham atuação das Forças Armadas durante Operação Laçador


Brasília, 30/09/2013 – Integrantes do Sistema Nacional de Mobilização (Sinamob) acompanharam as atividades da Operação Laçador 2013, treinamento militar coordenado pelo Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) no sul do país. A visita foi organizada pela Chefia de Logística (Chelog) do Ministério da Defesa.

Durante a operação, os representantes do Sinamob conheceram a atuação das Forças Armadas no planejamento e execução de operações conjuntas. A comitiva foi recepcionada no quartel do 1° Regimento de Carros de Combate/Centro de Instrução de Blindados (1° RCC/CIBld). Lá, assistiram a exposições conduzidas pelos comandantes da 3ª Divisão de Exército, general Geraldo Antonio Miotto, e do Centro de Instrução, tenente-coronel Marcelo Carvalho Ribeiro.
Em seguida, a comitiva deslocou-se para a sede do Campo de Instrução de Santa Maria, onde conheceu as dependências do Núcleo do Centro de Adestramento e Avaliação-Sul e o Centro de Treinamento de Combate-Sul.
A programação encerrou com uma visita às instalações e equipamentos existentes no Posto de Comando da 3ª Divisão de Exército, montado para coordenar e controlar as ações planejadas pela “Divisão Encouraçada”, durante as atividades da Operação Laçador/2013.
O titular da Chelog, general Adriano Pereira Júnior, acompanhou os trabalhos.
Sinamob
Criado pela Lei nº 11.631, de 2007, o Sistema Nacional de Mobilização constitui o conjunto de órgãos que atuam no planejamento e realização de todas as fases da mobilização e desmobilização nacional, nas áreas política, econômica, social, comunicação social, de segurança e inteligência, de defesa civil, científico-tecnológica e militar.

Além do Ministério da Defesa, encabeçam a estrutura os ministérios da Justiça; das Relações Exteriores; do Planejamento, Orçamento e Gestão; da Fazenda; da Ciência, Tecnologia e Inovação; da Integração Nacional; o Gabinete de Segurança Institucional; a Casa Civil e a Secretaria de Comunicação da Presidência da República.

Para acompanhar a Operação Laçador, também foram convidados representantes dos ministérios dos Transportes; das Minas e Energia; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; das Comunicações; da Saúde; a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República; Secretaria de Aviação Civil; Petrobras; a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis; o Operador Nacional do Sistema Elétrico e o Departamento Nacional de Transportes, além dos comandos da Marinha e do Exército. Estes órgãos participam este ano do 1º Exercício Nacional de Mobilização.

Fotos: Ten Nadalon / CIBld

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
61 3312-4070

ECMFA se dispõe a formar militares da Mauritânia em escolas brasileiras

ECMFA se dispõe a formar militares da Mauritânia em escolas brasileiras

Brasília, 30/09/2013 - Com o objetivo de estreitar relações e cooperações bilaterais, o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), do Ministério da Defesa, general José Carlos De Nardi, recebeu, nesta segunda-feira pela manhã, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Mauritânia, general El Ghazovani.

Entre os assuntos tratados pelos chefes dos Estados-Maiores dos países estavam a colaboração militar nas áreas de ensino, treinamento de pessoal e produtos de defesa. O general De Nardi destacou que o país está “à disposição para oferecer suas instituições de ensino para a formação dos militares da Mauritânia”.

Por sua vez, o general El Ghazovani mencionou o interesse em um projeto de grande importância para o seu país: a criação de um sistema de monitoramento e controle do espaço aéreo da Mauritânia. “Já estamos discutindo com a Embraer esse projeto e esperamos a finalização da proposta e o aval financeiro.”

Nos próximos dias, os militares da delegação do país africano irão participar de conversas com o Comando da Aeronáutica e outros atores do sistema de defesa brasileiro. O general De Nardi disse que espera visitar, em abril ou março, a Mauritânia com a finalidade de aprofundar as negociações entre os países.

Foto: Jorge Cardoso
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
61 3312-4070

Posto da Transalvador no Shopping Barra dará credencial para utilização de vagas especiais


Posto da Transalvador no Shopping Barra dará credencial para utilização de vagas especiais
Foto: Reprodução
Durante o mês de outubro, idosos e pessoas com deficiência ou dificuldade de mobilidade podem solicitar no Shopping Barra, em Salvador, credenciais para utilização de vagas especiais em estacionamentos públicos e particulares de todo o Brasil. O documento pode ser retirado gratuitamente em um posto da Transalvador localizado na Galeria de Serviço do centro de compras, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h; no sábado, das 9h às 22h; e aos domingos, das 14h às 20h. Para fazer o cartão, é necessário levar cópia e original de carteira de identidade, CPF, comprovante de residência recente e, nos casos de deficiência, atestado médico. Os documentos devem ser apresentados com o Formulário de Solicitação de Credencial de Estacionamento Vaga Especial, disponível no site da Transalvador, que deve ser preenchido, via web, impresso e assinado. Para utilizar a credencial, o condutor do veículo, seja ele o portador da credencial ou não, deve observar o Código de Trânsito Brasileiro, a sinalização local e o tempo de permanência e tarifa das vagas que se encontrem localizadas no Sistema de Estacionamento Público do Município de Salvador.

Instituto de Medicina Aeroespacial abre inscrições para 2ª Jornada Científica

Instituto de Medicina Aeroespacial abre inscrições para 2ª Jornada Científica


O Instituto de Medicina  Aeroespacial (IMAE) realizará nos dias 7 e 8 de outubro sua 2ª Jornada Científica. O evento em comemoração aos 20 anos do Instituto acontece na Universidade da Força Aérea (UNIFA) e conta com programação de palestras e mesa-redonda. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas antecipadamente por telefone ou no local.

2ª Jornada Científica IMAE
Data/ Horário: 8 e 9 de outubro – das 8h às17h
Inscrições: (21) 3289-6936 ou no local a partir das 7h50 do dia 7
Local: Auditório Tenente J. Kirk, na Universidade da Força Aérea (UNIFA)
 Av. Marechal Fontenelle, 1200 - Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro

Programação de palestras:
Ebulismo: Fisiopatologia, Quadro Clínico e Tratamento;
Novidades no Treinamento de Desorientação Espacial;
Aspectos atuais em Oxigenoterapia Hiperbárica; 
Atualização em Oftalmologia na Aviação;
Tecnologia a Serviço do Médico de Esquadrão; 
Farmacologia para o Médico de Esquadrão;
A Defesa QBRN no Contexto da Saúde Operacional;
Visão Geral do SIPAER;
 A Capacitação Médica para Investigação de Acidentes Aeronáuticos;
A Investigação Toxicológica do Acidente Aeronáutico;
Apoio de Saúde às Operações Militares Conjuntas;
Aspectos Atuais do Gerenciamento de Desastres.

Mesa-redonda 
Tema: A Investigação Médica do Acidente Aeronáutico
Debates: A Participação do Médico na Ação Inicial; A Perícia Médico-Legal no Acidente Aeronáutico; Sistematização da Participação Médica na Investigação. 



Fonte: IMAE

Tags: FAB, IMAE, Jornada Científica, UNIFA, Universidade

Vacina brasileira contra dengue começa a ser testada no País

Vacina brasileira contra dengue começa a ser testada no País

Fernanda Cruz | Agência Brasil
  • Agência Brasil
    Além da vacina, campanhas buscam conscientizar população
O Instituto Butantã, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), inicia em outubro os testes em seres humanos de uma vacina contra a dengue. A vacina está sendo desenvolvida para combater, em uma única dose, os quatro tipos da doença já identificados no mundo. Segundo Alexander Precioso, diretor de Ensaios Clínicos do Butantã, nenhum outro país tem uma vacina como essa.
A  vacina começou a ser desenvolvida em 2006, juntamente com os institutos nacionais de Saúde dos Estados Unidos. Os vírus foram identificados no país norte-americano e, posteriormente, transferidos para o Butantã, em 2010.
A técnica utiliza o chamado vírus atenuado. "Isso ignifica que o próprio vírus da dengue é modificado para que seja capaz de fazer com que as pessoas produzam anticorpos, mas sem desenvolver a doença", explicou Precioso.
Os cientistas já testaram a vacina em mais de 600 norte-americanos. "Os estudos lá mostraram que é uma vacina segura e que foi capaz de fazer com que as pessoas produzissem anticorpos contras os quatro vírus", disse ele. O pesquisador explicou ainda que, nesses voluntários, não foram observados efeitos colaterais importantes, apenas dor e vermelhidão no local da aplicação, sensação comum para vacinas.
Porém, como os Estados Unidos não são uma região endêmica para a dengue, nenhum voluntário que recebeu a imunização havia contraído a doença antes. No Brasil, os testes vão envolver também pessoas que já tiveram dengue.
O cientista disse que, com base em estudos publicados no Sudoeste Asiático e nos Estados Unidos, pacientes com histórico de dengue  poderão receber a imunização sem risco à saúde. "No início do desenvolvimento da vacina lá [nos Estados Unidos], algumas pessoas receberam vacina monovalente, só de um tipo, e depois outra dose de um vírus diferente, para ver se quem já tinha o passado de dengue correria risco", explicou.
Em uma primeira etapa dos testes brasileiros, que começam nesta semana, serão recrutados 50 voluntários da capital paulista, todos adultos saudáveis e que nunca tiveram dengue, com idade entre 18 e 59 anos, de ambos os sexos. Eles vão ser imunizados em duas doses, com intervalo de seis meses entre elas.
A próxima etapa vai incluir pessoas com histórico de dengue e a vacina será aplicada em dose única. Serão 250 voluntários da capital paulista e da cidade de Ribeirão Preto, no interior do estado.
"Nós trabalhamos com a hipótese de que ela [vacina] será trabalhada em uma dose, mas nos primeiros 50 voluntários serão duas doses", disse Precioso."Os resultados de lá [Estados Unidos] demonstraram que a vacina já atua apenas com uma dose. Como ela vai ser, pela primeira vez, utilizada em uma região endêmica de dengue, vamos avaliar os dois esquemas [uma ou duas doses] e os dois tipos de população [já tiveram ou nunca tiveram dengue]", acrescentou.
A terceira e última fase vai recrutar pessoas de diversas partes do país, de várias idades. "Ela vai gerar o resultado de que nós precisamos para solicitar o registro na Anvisa e, a partir daí, a vacina estará disponível". A previsão dos pesquisadores é de que a vacina chegue à população em cinco anos.

domingo, 29 de setembro de 2013

TV Diário exibe série sobre Haiti

O Diário


TV Diário exibe série sobre Haiti

A série de reportagens “Haiti, a República da Esperança”, do repórter e apresentador William Tanida, da TV Diário, afiliada da Rede Globo, começa a ser exibida nesta terça-feira, dia 1º, no Diário TV – 1ª Edição, ao meio-dia. O especial irá ao ar nas cinco terças-feiras deste mês de outubro.

O jornalista, que integra a equipe de reportagem da TV Diário, há 13 anos, desde que ela iniciou as suas atividades em Mogi, viajou ao Haiti em Missão de Paz da ONU (Organização das Nações Unidas), na companhia do repórter cinematográfico Douglas Campos, com militares da Força Aérea Brasileira (FAB), por meio da ação do Ministério da Defesa.

Tanida e Campos embarcaram para Porto Príncipe, capital haitiana, no dia 24 de agosto. Após quatro escalas e 12 horas de viagem, eles chegaram ao destino, juntamente com a missão da ONU que ajuda na reconstrução daquele país, devastado por um terremoto em 2010. “Há uma troca de militares a cada seis meses, mas no meio desse período, a FAB viaja ao Haiti para verificar o andamento da ação. E o convite surgiu nesse meio tempo. A experiência foi inesquecível, e posso afirmar que foi uma das viagens mais inesquecíveis e importantes que fiz, desde que comecei a integrar a equipe da TV Diário”, destaca o jornalista, lembrando que já viajou a trabalho para países como Japão, Nova Iorque e Antártida, mas nada foi tamo marcante como essa que ele fez ao Haiti.

O telespectador, diz Tanida, vai poder saber um pouco mais sobre como vivem os haitianos, que sofrem com a falta de comida e chegam a comer barro, terra, para suprir essa necessidade básica. Segundo ele, 80% da população não têm água encanada: “Isso me marcou muito, emocionalmente, aprendi a dar valor às coisas mais simples da vida”.

Durante a viagem, no mercado Salomão, o repórter encontrou um militar da FAB, o cabo Gilmar, que é de Ferraz de Vasconcelos. Essa será uma das pautas que o telespectador irá conferir na série, que estreia nesta terça. “Há também entrevistas com mogianos que já foram ao Haiti, em Missão de Paz, mas que já voltaram para o Brasil”, revela. As missões tiveram início em 2005 e os procedimentos de atuação são estabelecidos pela ONU. (Maria Salas)

 


PEC permitirá atender em hospitais públicos




Força Militar: PEC permitirá atender em hospitais públicos

Um novo reforço à saúde pública brasileira parece estar a caminho

Osni Alves

Rio - Um novo reforço à saúde pública brasileira parece estar a caminho.
Depois dos cubanos, médicos das Forças Armadas poderão ser liberados para 
acumular outro cargo público no meio civil. Hoje, por força de tradição, eles 
atuam nas quartéis de forma exclusiva, no entanto, um Projeto de Emenda à 
Constituição (PEC) poderá ampliar seu universo de atuação.
Ministro da Pesca e senador licenciado, Marcelo Crivella afirma que o projeto 
colocará milhares à disposição da população. Ele é o autor da PEC 293/2013 
que agora tramita na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da 
Câmara, e diz que a proposição vai beneficiar principalmente os municípios 
distantes dos grandes centros.
No entendimento dele, a distância e a infraestrutura precária dessas cidades 
afastam os profissionais. Os militares, porém, já estão espalhados pelo país
 e, com a iniciativa, agregariam massa salarial. “São médicos altamente 
qualificados e mesmo quando aposentados, não estão autorizados a atuar
 fora das Forças Armadas”, disse.
Presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Geraldo Ferreira
 afirma que a entidade é favorável à aprovação. Ele explicou que os médicos 
militares já têm vínculo com o Sistema Único de Saúde através de contratos 
e diz ser importante que a PEC corrija a questão, propiciando legalidade e 
autonomia aos profissionais.Dados não oficiais estimam que haja 3,5 mil médicos 
militares e outros três mil atuando como temporários. Marinha, Exército e 
Aeronáutica informaram que se posicionarão sobre a questão no decorrer da
 semana.


sábado, 28 de setembro de 2013

Teste ergométrico terá de ser acompanhado por médico

27/09/2013 - 11:36

Regulação

Teste ergométrico terá de ser acompanhado por médico

Resolução do CFM pretende diminuir o número de acidentes que ocorrem durante os exames, que, muitas vezes, não contam com a supervisão de um profissional do começo ao fim

teste ergométrico

Os testes ergométricos são o primeiro passo para a prescrição de exercícios físicos. Eles devem ser precedidos por uma consulta médica e acompanhados p um profissional durante toda sua extensão (Thinkstock)

Uma nova resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial determina que o exame ergométrico, usado para avaliar a resposta do organismo a exercícios físicos e identificar problemas cardíacos, terá de ser presenciado por médicos durante todo o tempo.

"Os exames perderam em muito a qualidade e, pior, os acidentes durante sua realização estão aumentando", afirma Nabil Ghorayeb, diretor científico do Departamento de Ergometria e Reabilitação Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Ele diz que, até agora, o que ocorria durante os testes ergométricos era semelhante ao que acontecia há alguns anos com as anestesias: um médico era responsável por acompanhar, simultaneamente, três ou quatro pacientes. "Se dois passam mal ao mesmo momento, quem ele vai socorrer?".

Os testes ergométricos são o primeiro passo para a prescrição de exercícios físicos e devem ser precedidos por uma consulta médica. "De certa forma, o exame expõe o paciente a riscos. O médico tem de estar lá, para saber o limite de esforço a que ele pode submeter o paciente", afirma Gorayeb.

Mortes — De acordo com as estatísticas, uma em cada 10.000 pessoas que fazem o teste morrem por causa do exercício. "É um evento raro, mas que tem de ser considerado", defende o médico. Quando o exame é mal feito, há ainda um risco de o resultado não identificar uma eventual contraindicação para a atividade física.

Os protocolos do exame, diferenciados de acordo com a idade, também muitas vezes não são seguidos. "Não é incomum usarem o exame padrão tanto para jovens como para adultos e idosos." Com isso, pessoas de idade avançada muitas vezes fazem o teste em velocidade acima da que seria ideal.

A tática de usar um médico para vários pacientes foi ampliada nos últimos anos pelas clínicas, como uma estratégia para driblar o preço pago pelos convênios. Em média, o repasse é de 60 reais. "Para dar maior lucratividade, as empresas encurtam o tempo de cada teste e reduzem o número de médicos", afirma Gorayeb. O ideal seria fazer dois exames por hora, mas muitas clínicas fazem quatro.

Leia também:
Fazer exercícios físicos intensos não compensa o prejuízo de ficar muitas horas sentado
Para emagrecer, o melhor é praticar somente exercícios aeróbicos
Estudo recomenda exercícios físicos para pacientes com depressão

Além de eventuais problemas durante a realização do exame, médicos muitas vezes encurtam o período em que o paciente teria de permanecer sob observação após a realização do teste. "Muitas vezes, os problemas são identificados neste momento", diz o médico. Pelo protocolo, é preciso esperar seis minutos. Na prática, muitas vezes, os profissionais esperam apenas dois. "Economizando quatro minutos por paciente, em pouco tempo já é possível encaixar mais um exame".

A resolução do CFM diz ainda que o médico que vai acompanhar o teste precisa ter um treinamento específico.

(Com Estadão Conteúdo)

Vejam a reportagem da inauguração do poço artesiano pelo Exército

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

CCOPAB conduz Estágio de Preparação para EPCOEM

CCOPAB conduz Estágio de Preparação para EPCOEM


Participantes do EPCOEM
De 31 de julho a 2 de agosto, nas dependências do Ministério 
da Defesa, em Brasília (DF), aconteceu a 1ª Fase do Estágio
 de Preparação para Comandantes e Oficiais de  Estado-
Maior de Organização Militar da Força de Paz (EPCOEM),
 do 19º Contingente Brasileiro (19º CONTBRAS), na Missão
 das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUS-
TAH, sigla em francês), composto pelo Batalhão de Infanta-
ria de Força de Paz, da Companhia de Engenharia 
e do Grupamento Operativo de Fuzileiros 
Navais (BRABAT/BRAENGCOY/GptOpFuzNav 19). Nessa
 fase, foram apresentadas as instruções dos Materiais
 de Treinamento da Organização das Nações Unidas (ONU) –
 CPTM - Core Pre-deployment Training Material.
A 2ª Fase do Estágio, de 5 a 9 de agosto, nas instalações
 do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil 
(CCOPAB), no Rio de Janeiro (RJ), buscou o adestramento
 dos Oficiais, por meio de exposições orais e vídeos-conferên-
cia, realizados por Oficiais que, atualmente, estão na missão
 ou dela recém-egressos e por pessoal pertencente a institui-
ções que apoiam, conhecem ou interagem com a missão e a
 área onde ela ocorre.
Na abertura do Estágio, a Promotora de Justiça Militar e 
mestre em Direito Internacional Humanitário, Najla 
Nassif Palma, abordou os seguintes temas: “Leis Internacio-
nais Aplicáveis às Operações de Paz das Nações Unidas”
 e “Proteção dos Direitos Humanos em Operações de Paz
 das Nações Unidas”. Na sequencia, a 1º Tenente Médica 
Marcela Meira falou sobre “HIV/AIDS em Operações de Paz”.
No período da tarde, o Capitão-de-Fragata Fuzileiro Naval 
Costa Reis e o Tenente Coronel Negreiros ministraram palestra sobre “Gender – Proteção a Mulheres e Crianças”; o Capitão Souza Pontes falou sobre “Coleta de Informações em Operações de Paz” e o Capitão Rafael Farias tratou sobre “A Logística das Nações Unidas”.

TV CML - HCE realiza pela primeira vez cirurgia bariátrica com o auxílio de microcâmeras

HCE realiza pela primeira vez cirurgia bariátrica com o auxílio de microcâmeras

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Sebo lança leilão virtual em outubro



O Sebo do Messias, tradicional na cidade de São Paulo,lança no mês de outubro o “Leilão do Messias”. O processo deve acontecer como complemento de seu site atual, em um ambiente virtual a parte.

O site do local apresenta descontos de nos produtos de até 50% de desconto. Clique aqui e confira.

Navio-patrulha oceânico Araguari já integra frota da Marinha do Brasil

Navio-patrulha oceânico Araguari já integra frota da Marinha do Brasil

Brasília, 26/09/2013 – A Marinha do Brasil já conta com o terceiro e último dos navios-patrulha oceânicos (NPaOc) adquiridos junto à BAE Systems, no Reino Unido. Nos últimos dias, a embarcação batizada de “Araguari” chegou à cidade do Rio de Janeiro – destino final da travessia. Durante um mês e meio, o navio passou por países africanos, onde foram realizados exercícios conjuntos de treinamento de ações antipirataria com as Forças Navais de nações-amigas.

Incorporado à Marinha em 21 de junho deste ano, em Portsmouth, na Inglaterra, o navio iniciou viagem em direção ao Brasil em 3 de agosto. Nesse período, foram feitas escalas em Lisboa (Portugal); e nos portos africanos de Mindelo (Cabo Verde), Lagos (Nigéria), Douala (Camarões), Malabo (Guiné Equatorial) e São Tomé (São Tomé e Príncipe). 

O objetivo das visitas foi aproximar os países na troca de informações e na obtenção de sinergias para o reforço do controle e fiscalização das águas territoriais. A política de defesa brasileira enfatiza a importância do Atlântico Sul, alvo de cooperação para que a região continue sendo pacífica.



Agora, a embarcação está subordinada ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste. Junto com o “Amazonas” e o “Apa”, será usada para a proteção da chamada Amazônia Azul – área marítima de 4,5 milhões de quilômetros quadrados que corresponde, em tamanho, à Amazônia terrestre.

A principal característica desses meios é a flexibilidade, o que torna possível a utilização em tarefas como patrulha naval, assistência humanitária, busca e salvamento, fiscalização, repressão às atividades ilícitas e prevenção contra a poluição hídrica.

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
61 3312-4070

FAB realiza Domingo Aéreo em São Paulo

SOCIAL - FAB realiza Domingo Aéreo em São Paulo
 

 O Parque de M  aterial Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) realiza dia 29 de setembro o tradicional Domingo Aéreo a partir das 9h. O evento faz parte das comemorações da Semana da Asa e contará com diversas atrações. Entre elas, a Banda da FAB, sobrevoo, exposição de aeronaves, paraquedismo, rapel de helicóptero e, ainda, show com Demônios da Garoa e Jorge Aragão.

Uma das novidades dessa edição será o plantio de mudas de Pau-Brasil, de Ipês Brancos e de Ipês Amarelos, que pretende zerar a emissão de gás carbono do evento. As mudas das plantas ornamentais vão ser distribuídas aos visitantes.

 
No Domingo Aéreo a população poderá ver exposições de aeromodelismo indoor, plastimodelismo, exposições de uniformes e carros da segunda guerra mundial. Além de,  apresentações do canil da Polícia Militar de São Paulo, saúde preventiva e atendimento odontológico.

 

PROGRAMAÇÃO

9h – Abertura do Domingo Aéreo e Passagem F-5
9h30 – Paraquedismo

11h - Lançamento Múltiplo

12h - Banda da Base Aérea de SP

14h - Demônios da Garoa

15h - Lançamento Múltiplo
15h10 - Foto Aérea
15h30 - Sobrevoo de Aeronaves 
16h - Jorge Aragão 

DOMINGO AÉREO 2013
Data: 29 de setembro de 2013 Horário: das 9h às 16h
Local: Campo de Marte - Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP)
Endereço: Acesso pela Avenida Santos Dumont, 2.241 - Santana

 

 



Fonte: IV COMAR
Tags: FAB, Domingo Aéreo, Semana da Asa, PAMA-SP, São Paulo, Programação