Esta é a primeira reunião do exercício Cooperación III, que tem como foco ajuda humanitária em caso de catástrofes naturais. Os próximos encontros serão realizados em novembro de 2013, no Equador, e em fevereiro de 2014, no Peru.
“A intenção é unir forças para apoiar a população em casos de desastres naturais, como terremotos de grandes proporções”, afirma o Coronel-Aviador Miguel Angelo Santiago, presidente do comitê. De acordo com o militar é necessário desenvolver e consolidar uma metodologia de planejamento e acionamento rápido para operações aéreas conjuntas.
Nos últimos anos, a Força Aérea Brasileira, por exemplo, trabalhou no socorro às vítimas das enchentes na Bolívia em 2008 e dos terremotos no Haiti em janeiro e no Chile em fevereiro de 2010.
Na abertura da reunião (23/09), o Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, lembrou que a realização do Comitê X foi ratificada pelos Comandantes das Forças Aéreas dos países que integram o SICOFAA durante a Quinquagésima Terceira Conferência dos Comandantes das Forças Aéreas Americanas (LIII CONJEFAMER), ocorrida na cidade de Santiago, Chile, em junho deste ano.
Fonte: Agência Força Aérea/EMAER
Tags: FAB, EMAER, COOPERAÇÃO INTERNACIONAL, BUSCA E RESGATE, SICOFAA, EXERCÍCIO, SALVADOR, INTERNACIONAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário