terça-feira, 24 de setembro de 2013

EBLOG DO EXÉRCITO - Entrevista do Subtenente Mota sobre o curso Sergeant Major

Entrevista do Subtenente Mota sobre o curso Sergeant Major

Apresentação: O Subtenente (ST) de Infantaria João Marcelo De Camargo Mota formou-se na turma de 1991 da Escola de Sargentos das Armas (EsSA). Após a formação serviu em várias unidades militares do Exército, tais como 20º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB) – Curitiba/PR, 37º Batalhão de Infantaria Leve (BIL) – Lins/SP, Tiro-de-Guerra 02-055 – Santa Cruz do Rio Pardo/SP, Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos (EASA) – Cruz Alta/RS, e atualmente encontra-se servindo no Departamento Geral do Pessoal (DGP). Possui os cursos de Aperfeiçoamento de Infantaria, pela EASA, o Curso de Sergeant Major, pela Academia de Sergeant Major do Exército dos Estados Unidos e os estágios básico de montanha, aeromóvel, caçador/atirador, explosivos e destruições, instrutor de pequenas frações do Exército Americano.

Eblog: Como é o curso de Sergeant Major?

ST Mota: O Curso de Sargentos Maiores do Exército Americano – US Army Sergeants Major Course (SMC) é um curso obrigatório para os Master Sergeant (equiparados à graduação de 1º Sargento do Exército Brasileiro), com média de tempo de carreira de 22 a 24 anos, apontados como possuidores dos requisitos para a promoção à Sergeant Major (equiparados a graduação de Subtenente). Sendo Sergeant Major a mais alta graduação do Sargento do Exército Americano, não havendo a possibilidade de acesso ao oficialato. O efetivo selecionado para o curso representa um percentual de apenas 2% porcento do efetivo de Sargentos daquela Instituição, mostrando assim que os militares promovidos a Sergeant Major passaram por um criterioso processo de seleção.

Eblog: Quais as vantagens de um militar brasileiro realizar o curso de Sergeant Major?

ST Mota: O curso de Sergeant Major é considerado o mais importante para os Sargentos do Exército dos Estados Unidos. A realização deste curso por militares brasileiros é uma grande oportunidade para a obtenção de um conhecimento aprofundado, entre outros, sobre a organização, a doutrina e o emprego em combate. Esta troca de experiências representa um ganho imensurável para os Sargentos do Exército Brasileiro, além de permitir uma visão mais clara sobre o pensamento militar da Praça do Exército Americano, proporcionando análises mais concretas a respeito de assuntos como o profissionalismo militar, a disciplina e o moral da tropa.

Eblog: Quando voltou para o Brasil após o curso, o que mudou na sua vida profissional?

ST Mota: Após a realização do Curso de Sergeant Major, fui designado para a função de Coordenador Geral do Corpo de Alunos (CA) e integrante do Estado-Maior da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas (EASA), nos anos de 2009 e 2010. Função muito importante, de enorme responsabilidade e onde pude aplicar os conhecimentos e experiências obtidas durante o Curso, principalmente aquelas voltadas para a Liderança Militar. É uma função de caráter impar e inovadora em todo o Exercito Brasileiro, ainda pouco conhecida pela maioria dos integrantes da Força. O Coordenador Geral do CA enfrenta o grande desafio de comandar e ao mesmo tempo de assessorar o escalão imediatamente superior. No final de 2010, fui designado para ser instrutor no US Army Sergeants Major Course (SMC) iniciando, dessa forma, uma nova missão também muito nobre. Fui o primeiro Sargento do EB a desempenhar esta função na mais importante instituição de Ensino Militar para Sargentos do Exercito Americano.

Eblog: E na sua vida pessoal, o que você agregou durante o período que esteve no Curso de Sergeant Major?

ST Mota: O período em que servi na Academia de Sargentos Maiores do Exercito Americano – US Army Sergeants Major Course (SMC) trouxe para mim um grande conhecimento sobre aquele Exercito, bem como agregou a mim e a meus familiares uma grande abertura no horizonte cultural. Tivemos a inigualável oportunidade de vivenciar uma outra cultura, de conhecer a fundo um outro idioma e também entender um pouco mais sobre o sistema político e econômico daquela grande e atualmente a mais importante nação do mundo. Portanto, as funções de Sgt Al e Instrutor no SMC são missões de extrema importância para o crescimento profissional do militar. A excelência da grade curricular e pelos ensinamentos e experiências adquiridas nas atividades desenvolvidas, certamente serão de grande utilidade para a reestruturação do Corpo de STen/Sgt do nosso cooperando assim com a transformação da Força em pleno desenvolvimento pelo Exército Brasileiro.

2 comentários:

  1. Parabéns ao Sergeant Major MOTA pela brilhante conquista em seu currículo!

    ResponderExcluir
  2. Tive a honra de servir com.Sgt motaex de profissional e ser humano...aprenão muito com.ele..gostaria de encontra lo 1 dia..seria uma honra..Deus abençoe

    ResponderExcluir