terça-feira, 17 de setembro de 2013

Exército inicia simulação de confronto em Salesópolis

Exército inicia simulação de confronto em Salesópolis
17 Set 2013

Mais de 2,5 mil soldados participam da atividade; recomendação é que população não se assuste com a ação
Lailson Nascimento
De Salesópolis
Daniel Carvalho

Na manhã de ontem, militares organizavam o espaço para o início do treinamento, na Barragem de Ponte Nova
Aproximadamente 2,5 mil militares do Exército Brasileiro iniciaram ontem a "Operação Poço Preto", em Salesópolis. Com o objetivo de simular um problema militar, a ação de treinamento, que ocorre no entorno da Barragem de Ponte Nova, envolve diversas unidades das Forças Armadas, como as Brigadas de Infantaria e as aeronaves do Comando de Aviação do Exército (Caex). A orientação dada aos moradores da cidade é que não se assustem com a movimentação de veículos e soldados, que circularão pelo local até o próximo dia 16.
Na manhã de ontem, o Dat esteve na Barragem de Ponte Nova, na divisa de Salesópolis com Biritiba Mirim, e registrou a movimentação dos militares que se preparavam para dar início ao treinamento. Segundo o major Picardo, "a ´Poço Preto´ é uma operação militar realizada em ambiente rural, buscando retratar um quadro tático de defesa interna, "em situação de não normalidade, em que organizações criminosas iniciam o confronto".
Ele explicou ainda que a ação possui caráter continuado, onde as tropas recebem uma missão e, ao concluí-las, iniciam outra. "As missões serão de natureza continuada, com participação de uma força oponente, representando os eventuais problemas militares simulados. Nossa orientação à população é que não se assuste com a movimentação dos militares, pois se trata de uma simulação", explicou.
Para executar a ação, a 2ª Divisão de Exército, que coordena o treinamento, deslocou militares da 11ª Brigada de Infantaria de Campinas, da 12ª Brigada de Infantaria Leve de Caçapava, da Brigada de Infantaria Paraquedista do Rio de Janeiro e do Comando de Operações Especiais de Goiânia. Participarão também, pelo menos, cinco aeronaves do Comando de Aviação do Exército.

Nenhum comentário:

Postar um comentário