O tema selecionado para o Ecopolo I, no período de 18 a 20 de setembro de 2012, em continuidade ao acordo celebrado entre a Associação Guardiã da APA do Pratigi (AGIR) e a 6ª Região Militar, foi ‘Animais Peçonhentos e Ofidismo’, desenvolvido pelo Major Dantas, veterinário do 6º Depósito de Suprimento (6º D Sup). A instrução tratou das formas de prevenção aos ataques de animais venenosos e peçonhentos, tipos de cobras, escorpiões, lagartas e sapos mais comuns na região do Baixo Sul da Bahia, dos efeitos do veneno para o ser humano e das formas de tratamento de acidentados por picadas de peçonhentos. Os objetivos traçados para as sessões de ‘Animais Peçonhentos e Ofidismo’ visavam prevenir contra ataques de ofídios e apresentar formas de tratamento de acidentados por picadas de animais peçonhentos.
As associações convocadas a participar do processo sócio-educacional, no Ecopolo I, foram Associação Rio do Meio, no município de Ibirapitanga, Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Km 29 e Associação de Produtores Rurais do Tirirí do Meio, no município de Piraí do Norte. Nos momentos que antecederam à palestra, Nestor Linhares, Coordenador-Integrador do Ecopolo I, fez orientações a respeito das ações coordenadas pela AGIR nas associações. Visando fortalecer o associativismo na APA do Pratigi, foi exibido um vídeo do programa ‘Globo Rural’, sobre ações sustentáveis nas lavouras de café, em Mimoso do Sul, Espírito Santo. A matéria trazia um 'case' de sucesso sobre ações sustentáveis no meio rural.
O público contemplado pelas palestras situou-se em torno de 150 pessoas, entre associados e demais integrantes das comunidades. Apesar do público reduzido em cada palestra em função da colheita do cacau, houve intensa participação dos presentes, que demonstraram grande interesse pelo tema. Em agradecimento, Antonio Santos de Souza, Presidente de Tirirí do Meio, afirmou que "mais uma vez, a AGIR está aqui para nos trazer esta palestra feita pelo Exército, com um assunto tão importante para todos nós que vivemos na lavoura do cacau".
Grande abraço
MARCOS A FERMIANO
Nenhum comentário:
Postar um comentário