Cartão clonado? Veja como resolver
Priscila Machado
Além de passar pelo constrangimento de ser barrada em estabelecimentos ao tentar fazer compras a crédito, Bernadete Bacelar recebia constantes cobranças da operadora do cartão. Só após três anos de muita dor de cabeça, a situação foi resolvida.
Com Thereza Bitencourt, 48 anos, a situação foi parecida, só que o rombo foi ainda maior. Em três anos, ela teve dois cartões fraudados. Em um deles, foi comprada uma passagem aérea internacional que custou mais de R$ 1 mil, e no outro também foi adquirido um bilhete para um voo, só que no valor de R$ 600.
Thereza foi orientada a pagar o débito para depois ser reembolsada. "Achei um absurdo! E se eu não tivesse esse dinheiro?", questiona.
De acordo com a advogada do Procon, Luciana Lacerda, não se trata de um absurdo, mas de uma prática abusiva. Luciana afirma que o cliente não é obrigado a pagar por uma compra que não fez. Se isso acontecer, o consumidor tem direito a receber a devolução em dobro e com correção monetária.
O caso de Bernadete também foi resolvido de forma indevida. Luciana Lacerda explica que o prazo de três anos para solucionar um problema na área de defesa do consumidor é abusivo. Além disso, a operadora não deve cobrar pela dívida, uma fraude.
Bernadete Bacelar foi enganada por uma suposta atendente, que obteve o código do cartão de crédito pelo telefone. A advogada ainda explica que a responsabilidade da operadora independe de quem realizou a fraude, porque é obrigação da instituição "oferecer um sistema seguro aos clientes".
Fatura desconhecida
E quando chega a fatura de um cartão que você nem sequer fez? Foi isso que aconteceu com Edjane Alencar, 27. Ela confiou o número de alguns documentos nas mãos de uma conhecida que prometeu conseguir empregá-la. Meses depois, em vez de emprego, Edjane recebeu dívidas. O prejuízo foi tamanho que ela ficou com o nome 'sujo' e por isso não passou em algumas seleções de emprego. De acordo com o Procon, caso não tenha ocorrido descuido com os dados, a vítima deve pedir a isenção do débito.
Cuidados e instruções
| CuidadosAtenção - Cuide do seu cartão e de seus documentos pessoais. Não deixe-os à toa.
Dados - Os dados pessoais devem ser confidenciais.
Compra virtual - Evite fazer compras em sites que não são muito conhecidos.
Telefone - Desconfie de ligações suspeitas em que o atendente solicita dados pessoais ou do cartão.
Perda - Em caso de perda, comunique logo à operadora do cartão e registre uma queixa na delegacia.
| Instruções
1º PASSO - Assim que receber a fatura com a cobrança desconhecida, o cliente deve contactar a operadora do cartão de crédito, comunicar o fato e pedir que seja realizada uma análise.
2º PASSO - Em paralelo ao comunicado, o cliente deve registrar uma ocorrência de fraude em qualquer delegacia.
3º PASSO - Caso a solicitação não seja atendida pela operadora, o Procon deve ser acionado.
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