sábado, 31 de agosto de 2013

Diferencie a tristeza comum da depressão

Diferencie a tristeza comum da depressão

A tristeza dura entre 15 e 20 dias, enquanto a depressão pode vir acompanhada de sintomas físicos

POR ESPECIALISTA


Atualmente, a depressão afeta 340 milhões de pessoas em todo o mundo, ou seja, uma em cada cinco pessoas em algum momento da vida já apresentou ou apresentará quadro depressivo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), essa deve se tornar a principal doença nos próximos vinte anos. 

Mas o que é depressão? É um distúrbio emocional, hoje reconhecido como doença. Segundo as modificações no Código Internacional de Doenças (DSM-V), é caracterizada por tristeza profunda e baixa autoestima, que pode ser desencadeada pelo estresse, assedio moral, jornada de trabalho muito extensa, problemas financeiros, falta de emprego, cobrança pessoal, frustrações, luto e também por causas biológicas. 

Há uma alteração química no cérebro do paciente, onde os neurotransmissores não são produzidos de maneira satisfatória. Entre eles estão a serotonina, noradrenalina e dopamina, que são substâncias que transmitem impulsos nervosos entre as células. 

Nestes casos é necessário que o paciente procure um profissional da área de saúde mental, no caso um psicólogo ou psiquiatra, para que seja feita uma avaliação do caso. Se a pessoa for diagnosticada um quadro depressivo, deverá iniciar um processo de psicoterapia, em que irá rever sua postura diante dos problemas, e também um tratamento medicamentoso, para adequar quimicamente a produção destes neurotransmissores. 

Após décadas de estudos a respeito da depressão, o novo Código Internacional de Doenças (DSM-V), resolveu incluir dentro do quadro da depressão o luto, que anteriormente não era aceito. Isto faz com que a depressão desencadeada pela perda de um ente querido seja aceita como doença, e também possa ser tratada adequadamente. 

Não é uma simples tristeza

Há uma grande diferença entre tristeza e depressão. A tristeza pode ocorrer desencadeada por algum fato do cotidiano, onde a pessoa realmente sofre com aquilo até assimilar o que está acontecendo e geralmente não dura mais do que quinze a vinte dias. Já a depressão se instala e se não for tratada pode piorar e passar por três estágios: leve, moderada e grave. 

 Geralmente a pessoa pode apresentar dois ou mais dos seguintes sintomas:                            

  • Apatia
  • Falta de motivação
  • Medos que antes não existiam
  • Dificuldade de concentração
  • Perda ou aumento de apetite
  • Alto grau de pessimismo
  • Indecisão
  • Insegurança
  • Insônia
  • Falta de vontade em fazer atividades antes prazerosas
  • Sensação de vazio
  • Irritabilidade
  • Raciocínio mais lento
  • Esquecimento
  • Ansiedade
  • Angustia.

Além disso, o indivíduo pode apresentar alguns sintomas físicos que os médicos não conseguem encontrar causas aparentes, como: 

  • Dores de barriga
  • Má digestão
  • Azia
  • Constipação
  • Flatulência
  • Tensão na nuca e nos ombros
  • Dores de cabeça
  • Dores no corpo
  • Pressão no peito
  • Entre outros...

Estes são alguns dos indícios da depressão. Mas, se houver dúvida, procure um especialista para ter um diagnostico e tratamento corretos. Não tenha medo ou vergonha de expressar o que realmente está sentindo e vivenciando, pois esses profissionais irão se basear nestes dados para poderem prescrever um tratamento e a partir daí, o paciente voltar a ter qualidade de vida, com alegria e bem estar. 

Aplicativos móveis ajudam a organizar e complementar os estudos

Aplicativos móveis ajudam a organizar e complementar os estudos

Veja 8 opções de apps para estudar com smartphones e tablets.
Aplicativos incluem agenda de estudos, games educativos e exercícios.

Ronaldo Prass
Especial para o G1

Comente agora

A tecnologia vem se tornando uma importante ferramenta didática de apoio aos alunos e educadores também nos dispositivos móveis. Veja uma seleção de aplicativos e games educativos para tirar o máximo de proveito de tablets e smartphones na hora de estudar.

Aplicativo Agenda do Estudante (Foto: Divulgação/App Store)Agenda do Estudante (Foto: Divulgação/App Store)

Agenda do Estudante
É um aplicativo que ajuda a gerenciar a vida acadêmica do estudante. Ele permite cadastrar data das provas, data da entrega de trabalhos, fazer o controle das notas obtidas nas avaliações, agendar lembretes de eventos e alertas de devolução de livros.

Plataforma: Android (acesse aqui)
Preço: Gratuito

 

 

 

 

 

 


Teacher Kit (Foto: Divulgação)Teacher Kit (Foto: Reprodução/TeacherKit)

TeacherKit
É um aplicativo de gerenciamento pessoal do professor. Ele oferece funcionalidades que auxiliam a organizar as aulas, fazer anotações sobre as turmas e alunos, além de controlar o lançamento das avaliações.

Plataforma: iOS 5.0 ou superior (acesse aqui)
Preço: Gratuito

 


GoodReader (Foto: Divulgação)GoodReader (Foto: Divulgação/App Store)

GoodReader
Um dos melhores visualizadores de documentos em formato PDF para o sistema iOS. O aplicativo permite adicionar anotações nos documentos, destacar trechos dos textos, contornar as partes mais relevantes com figuras geométricas e incluir comentários em stick notes. Também é possível gerenciar arquivos conectados com cabo USB ou internet sem fio, além de transferir arquivos para os principais serviços de armazenamento de arquivos na nuvem.

Plataforma: iOS (acesse aqui)
Preço: U$ 4,99

 

 


Aplicativo Colorama (Foto: Divulgação/App Store)Aplicativo Colorama (Foto: Divulgação/App Store)

Colorama
É um aplicativo que simula um livro de gravuras para colorir. São mais de 700 figuras para serem coloridas usando as facilidades da tela sensível ao toque. O aplicativo é recomendado para crianças de todas as idades. Ele conta com uma interface intuitiva, permitindo que todos os trabalhos fiquem salvos, impressos ou compartilhados no Facebook.

Plataforma: iOS 4.2 ou superior (acesse aqui)
Preço: U$ 24,99

 

 

 

 


Aplicativo Matrix Game (Foto: Divulgação/ App Store)Matrix Game (Foto: Reprodução/ App Store)

Matrix Game
É um game educativo que ajuda a desenvolver habilidades de percepção visual, atenção e concentração, orientação espacial e os princípios de classificação e categorização. Além disso, ajuda a desenvolver as funções executivas, como planejamento e perseverança. Ele possui versões indicadas para determinadas faixas etárias. A versão 1 destina-se a crianças com quatro anos ou mais, a versão 2 para crianças com cinco anos ou mais e a versão 3, para crianças de seis anos ou mais.

Plataforma: iOS 4.3 ou superior (acesse aqui)
Preço: Gratuito


Aplicativo Penultimate (Foto: Reprodução/Twitter.com)Aplicativo Penultimate (Foto: Reprodução/App Store)

Penultimate
É um dos melhores aplicativos para a escrita a mão livre, perfeito para quem usa o tablet para fazer suas anotações ou rascunhos manuais. O aplicativo é desenvolvido pela mesma empresa responsável pelo Evernote. Inclusive está totalmente integrado com esse outro aplicativo. Um dos diferenciais do aplicativo é a tinta digital empregada do preenchimento das ilustrações, a qualidade e intensidade das cores tornam os trabalhos ainda melhores.
Plataforma: iOS 5.1 ou superior (acesse aqui)
Preço: Gratuito
 

 

 


Aplicativo Book Creator (Foto: Reprodução/App Store)Aplicativo Book Creator (Foto: Reprodução/App Store)

Book Creator for iPad
É um aplicativo para a criação de e-books no formato epub (suportado por todos os leitores de livros digitas). Através dele é possível criar livros com qualidade profissional, adicionar imagens, vídeos, formatações avançadas e exportar no formato PDF para a impressão.

Plataforma: iOS 6 ou superior (acesse aqui)
Preço: U$ 4,99
 


Aplicativo Exercitando Matemática com mais de 300 exercícios (Foto: Reprodução/App Store)
Exercitando Matemática tem mais de 300
exercícios (Foto: Reprodução/App Store)

Exercitando Matemática
Com mais de 300 exercícios de matemática, este aplicativo é ideal para quem está se preparando para o vestibular ou para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O gabarito das questões está no final de cada bloco de exercícios.

Plataforma: iOS 3.0 ou superior (acesse aqui)
Preço: U$ 1,99

tópicos:

Comissão “Fraterno Anfíbia 2013”

Comissão “Fraterno Anfíbia 2013”

 

No período de 19 a 23 de agosto, o Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) “Garcia d'Avila” participou da Comissão “Fraterno Anfíbia 2013”, que consistiu de uma operação anfíbia combinada entre a Marinha do Brasil e a Armada da República Argentina (ARA), com o propósito de promover a interoperabilidade entre as Forças Navais dos dois países, bem como estreitar os laços de amizade com aquela Marinha amiga.

A comissão foi precedida por cinco dias de atividades de porto, na Base Naval de Puerto Belgrano, onde o planejamento da operação foi finalizado e diversas atividades de intercâmbio foram realizadas entre os Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil e a “Infanteria de Marina”, da ARA. Nesse período, militares do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, componentes do Destacamento Aéreo Embarcado (DAE), e uma aeronave UH-14 “Super Puma” da Marinha do Brasil foram desdobrados para a Base Aeronaval Comandante Espora, onde, também, aconteceram adestramentos e intercâmbios sobre doutrinas e procedimentos entre as Marinhas.

Durante os quatro dias de mar da operação, o NDCC “Garcia d'Avila” realizou diversos lançamentos e recolhimentos de Carro-Lagarta Anfíbio (CLANF) e, pela primeira vez, teve a oportunidade de operar com Veículos Anfíbios (VAO) da ARA, desembarcando na cabeça de praia, com sucesso.

Na oportunidade, a aeronave UH-14, juntamente com um H-3 (ARA), desempenhou papel decisivo no Movimento-Navio-para-Terra e na incursão de militares de forças especiais.

Além do NDCC “Garcia d’Avila”, de sua aeronave orgânica e de viaturas diversas do Corpo de Fuzileiros Navais, outros meios estiveram presentes na operação, dentre eles: o Navio Transporte Rápido Multipropósito “Hercules” (com uma aeronave H-3), o Navio Transporte “Bahía San Blas”, o Contratorpedeiro “La Argentina”, o Navio Multipróposito “Punta Alta” e as Corvetas “Paker” e “Robinson”.

Os 1.554 militares envolvidos na “Fraterno Anfíbia 2013” tiveram a oportunidade de presenciar uma operação anfíbia em toda a sua plenitude e complexidade, além de conhecer os procedimentos operativos utilizados por uma Marinha amiga.

 

Portões Abertos, o evento mais Força Aérea que existe!

AEROIN.NET


 Portões Abertos, o evento mais Força Aérea que existe!

ImagemA imagem  mostra o calendário preliminar com os eventos de Portões Abertos da Força Aérea Brasileira que já estão confirmados. Programe-se e participe, são eventos de bastante integração, numa oportunidade de ficar próximo da nossa FAB. 

"Em algumas unidades, esse evento existe há mais de 30 anos e seu caráter cívico de aproximação com a comunidade aeronáutica tem atraído milhares de pessoas todos os anos. As bases que já tem as datas pré-definidas para 2013 estão na ilustração", comenta a área de comunicação da Força Aérea.

11/8 - Academia da Força Aérea (já aconteceu)

29/9 - Domingo Aéreo no Parque, em São Paulo (PAMA-SP)

05/10 - Sábado Aéreo da BABR, em Brasília

06/10 - Portões Abertos em Barbacena, na EPCAR

12/10 - Portões Abertos da Base Aérea de Canoas (RS)

13/10 - Portões Abertos da Base de Porto Velho (RR)

19/10 - Portões Abertos do DCTA, em São José dos Campos (a confirmar)

26/10 - Portões Abertos da EEAR, em Guaratinguetá (SP)

09/10 - Portões Abertos da Base Aérea de Natal (RN)

Acompanhe as atualizações com as novas datas e locais. Divirta-se junto à FAB! Esteja presente!

 

Notícias CPEx / BONS PAGADORES terão vantagens na obtenção do CRÉDITO

Notícias CPEx
Você esta em: Notícias CPEx / BONS PAGADORES terão vantagens na obtenção do CRÉDITO
Fonte: Valor Eoconômico
BONS PAGADORES terão vantagens na obtenção do CRÉDITO
Publicado em 29/08/2013 às 14h40


Pensando nos bons pagadores e na melhoria da qualidade do crédito o Banco Central, por intermédio da Circular 3.567/11, ampliou o Sistema de Informações de Crédito – o chamado CADASTRO POSITIVO – um banco de dados que reúne informações de bons pagadores, tecnicamente, recebe a denominação de “birô de crédito”. Leia mais...

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Membro das Forças de Paz da ONU é morto durante confronto na República Democrática do Congo


Membro das Forças de Paz da ONU é morto durante confronto na República Democrática do Congo
Forças de Paz da ONU em Kibati, na República Democrática do Congo (RDC). Foto: ONU
Forças de Paz da ONU em Kibati, na República Democrática do Congo (RDC). Foto: ONU
Um membro das forças de paz da ONU – oriundo da Tanzânia – foi morto e outros sete foram feridos nesta quarta-feira (28), durante operação da Missão da ONU para a Estabilização na República Democrática do Congo (RDC), conhecida pela sigla MONUSCO. A operação apoia as Forças Armadas congolesas (FARDC) em um ataque contra posições do grupo rebelde M23 em Goma, capital da província de Kivu do Norte, leste da RDC.
“O membro das Forças de Paz sacrificou sua vida para proteger os civis em Goma. Meus pensamentos vão para sua família e todos os membros de sua unidade neste momento muito difícil”, disse o representante especial do secretário-geral da ONU e chefe da MONUSCO, Martin Kobler, que visitou a área do conflito mais cedo nesta semana.
“O secretário-geral deplora nos termos mais fortes o assassinato e ferimento de membros das forças de paz da ONU”, disse em outro comunicado o porta-voz de Ban Ki-moon, nesta quarta-feira (28) à noite. “Ele oferece suas sinceras condolências e solidariedade às suas famílias e aos governos da República Unida da Tanzânia e da República da África do Sul.”
De acordo com um porta-voz da ONU, o M23 vem usando essas posições para bombardear áreas povoadas. O objetivo da operação com apoio da MONUSCO é remover a ameaça contra Goma. A missão entregou morteiros e fogo de artilharia e utilizou seus helicópteros de ataque, juntamente com os das FARDC que também usaram helicópteros de ataque, tanques de batalha e as forças terrestres. A operação ainda está em curso, segundo o porta-voz.
Durante o ano passado, o M23, juntamente com outros grupos armados, entraram em conflito várias vezes com as forças armadas locais. Os rebeldes ocuparam brevemente Goma em novembro de 2012.
A luta recomeçou nas últimas semanas, desta vez com apoio de um grupo de rebeldes baseados em Uganda, e desalojou mais de 100 mil pessoas. A crise humanitária foi agravada no país, onde 2,6 milhões de pessoas foram deslocadas internamente e 6,4 milhões estão com necessidades de alimentos e ajuda emergencial.
No dia 28 de março deste ano, o Conselho de Segurança da ONU autorizou a criação da brigada de intervenção para realizar operações ofensivas, com ou sem as FARDC, contra os grupos armados que ameaçam a paz no leste da RDC. Ao mesmo tempo, o Conselho de Segurança apelou ao M23 para que cesse imediatamente todas as formas de violência e atividades desestabilizadoras e pediu a deposição imediata e permanente de armas.

  • EBLOG do Exército - Vida de Soldado – Major Adriana Siqueira

    Vida de Soldado – Major Adriana Siqueira

    B_Maj Adriana 2

    Leia a entrevista com a Major Maria Adriana de Vasconcelos Siqueira que trabalhou com intérprete em 2011 no Brabat II e voluntariamente prestou assistência a um orfanato do Haiti. Saiba mais.



    Classic Horse Show até domingo em São Paulo

    Classic Horse Show até domingo em São Paulo

    Os principais cavaleiros e amazonas do Brasil disputam de 30 de agosto a 1º de setembro, na Sociedade Hípica Paulista, a 3ª edição do Classic Horse Sh...

    Fonte: http://catracalivre.com.br/sp/esporte/indicacao/classic-horse-show-ate-domingo-em-sao-paulo/

    Compartilhado via Google Atualidades





    Guarujá recebe confirmação do ITA para futura parceria

    DIÁRIO DO LITORAL (Santos-SP)

    Guarujá recebe confirmação do ITA para futura parceria

    O Município será pioneiro na iniciativa com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica

    O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), vinculado ao Comando da Aeronáutica do Ministério da Defesa, confirmou a realização de parceria com a Prefeitura de Guarujá para as áreas de Logística Portuária, Aeroporto e Centro de Inovação Tecnológica. O Município recebeu a notícia na última semana, por meio de ofício do ITA direcionado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Portuário.
    No documento, assinado pela chefe da Divisão de Extensão do ITA, professora doutora Maryangela Geimba, ela comunica o secretário adjunto de Desenvolvimento Tecnológico e Logístico de Guarujá, Adilson Cabral, que a parceria poderá viabilizar a formatação de um curso de especialização em Logística ministrado pelos professores do ITA; detalhamento do modelo de exploração do aeroporto, e a possibilidade de implantação de um Centro de Inovação Tecnológica na Cidade.
    Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Portuário, Adilson Jesus, a parceria com o ITA será “de extrema importância para Guarujá porque o ITA se interessou por Guarujá porque somos a primeira prefeitura a mostrar interesse em fazer este tipo de parceria e por ser um desafio para eles, no sentido de logística, equacionar esta questão portuária dos caminhões. Vamos utilizar esta expertise do ITA, do ponto de vista tecnológico, sobre a viabilidade dos acessos portuários. Eles gostaram também do curso de Manutenção de Aeronaves oferecido pela Etec Santos Dumont”, salientou o secretário.
    Já o secretário adjunto de Desenvolvimento Tecnológico e Logístico ressalta que a ação irá gerar desenvolvimento econômico e social. “Com uma visão de vanguarda, a prefeita Antonieta sabe que, incluir Guarujá no pequeno grupo de cidades que estimulam a criação e a aplicação de conhecimento tecnológico e científico, é imprescindível para que tenhamos crescimento econômico com sustentabilidade e justiça social”, considerou Adilson Cabral.
    Histórico – As tratativas com o ITA e a Prefeitura de Guarujá começaram no ano passado, quando o coronel aviador Pierre Mattei fez uma visita à prefeita Maria Antonieta de Brito. Na oportunidade, a chefe do Executivo manifestou o interesse de celebrar a parceria pioneira do Instituto com um município e incluir Guarujá no processo de desenvolvimento tecnológico, já que o ITA é referência nacional em desenvolvimento e aplicação de conhecimentos em assuntos de alta tecnologia.
    Com o avançar das discussões, em março deste ano, os professores e pesquisadores do Instituto, que têm sede em São José dos Campos, vieram a Guarujá fazer uma visita técnica sobre Ciência, Tecnologia e Inovação. Eles conheceram as instalações da Escola Técnica Alberto Santos Dumont, em especial o curso de Manutenção de Aeronaves. Na sequência, estiveram na planta do Centro de Tecnologia e Construção Offshore da empresa Saipem do Brasil, que está sendo instalado na área do Complexo Industrial e Naval de Guarujá (Cing). Depois, partiram para a empresa Santos Brasil e tiveram conhecimento de dados sobre a movimentação de cargas no Porto de Guarujá.
    Os pesquisadores foram ainda à Escola Técnica Municipal 1º de Maio, onde conheceram a estrutura dos cursos técnicos de Química, Mecânica, Meio Ambiente, Administração e Contabilidade, assim seus respectivos laboratórios.
    Qualificação e desenvolvimentoA parceria entre a Prefeitura e o ITA viabilizará algumas áreas de atuação. Há a possibilidade de formatação de um curso de Especialização em Logística, que os professores do Instituto Tecnológico de Aeronáutica poderão ministrar em Guarujá, com carga horária mínima de 360 horas e elaboração de trabalhos de conclusão.
    Já sobre o projeto de implantação do Aeroporto Civil Metropolitano, em Guarujá, o ITA poderá auxiliar no detalhamento do modelo de exploração do empreendimento. O objetivo é garantir a adequada implantação e operação do aeroporto, tendo o conhecimento especializado do ITA no setor aeroportuário como referência para garantir a qualidade deste processo, já que o Aeroporto Civil Metropolitano produzirá um efeito multiplicador para o desenvolvimento da economia da Cidade e Região.
    A possibilidade de um Centro de Inovação Tecnológica na Cidade também ganha destaque, já que, paralelamente, o ITA passa por um processo de expansão. Tendo um equipamento deste na Cidade, será possível agregar valor no sistema produtivo a partir de pesquisas associadas às áreas que serão objeto da parceria com o ITA, o que resultará na mudança do perfil socioeconômico da população de Guarujá.

    quinta-feira, 29 de agosto de 2013

    Forças Armadas e Auxiliares realizam exposição da Independência no Parque da Cidade em Brasília

    Forças Armadas e Auxiliares realizam exposição da Independência no Parque da Cidade
    29 Ago 2013

    Marinha, Exército e Aeronáutica se unem ao Corpo de Bombeiros e às Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal para comemorar a Semana da Pátria, em Brasília, com a Exposição da Independência, no Parque da Cidade. Nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, o público adulto e infantil poderá visitar o evento, montado no Parque Ana Lídia, nas proximidades do Parque Nicolândia, das 9h às 17h, com entrada franca.

     

    Marinha do Brasil

    A Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais se apresentará na abertura oficial do evento, programada para o próximo sábado (31), às 11h. Ela é conhecida, especialmente, pelo sincronismo e simetria das evoluções, com destaque para os formatos das palavras BRASIL e PÁTRIA, além do desenho de uma âncora, símbolo da Força Naval. Na ocasião, o Comandante do 7º Distrito Naval, Vice-Almirante José Carlos Mathias, dará as boas vindas a todos os convidados e atenderá a imprensa. No domingo, também às 11h, o grupo musical fará sua última performance no evento.

    No espaço da Marinha, os visitantes poderão apreciar maquetes de navios e aeronaves de guerra, embarcações reais utilizadas nas inspeções navais do Lago Paranoá, além de carros blindados do Corpo de Fuzileiros Navais, munidos de armamentos e outros equipamentos de combate. O Grupamento de Mergulhadores de Combate apresentará armamentos e equipamentos utilizados em operações reais. A exposição de imagens dos projetos da Marinha no Continente Antártico, no Arquipélago de São Pedro e São Paulo e na Amazônia Azul mostrará aos visitantes a beleza de áreas pouco exploradas pelo homem. A criançada vai se divertir com os bonecos "Marujo" e "Marujinha", poderá tirar fotos com uniformes militares, participar de oficinas de Nós e Voltas, pintura de rosto e arte com balões. Os militares ainda prestarão informações sobre como ingressar na Marinha, segurança da navegação, arrais amador e legalização de embarcações.

     

    Exército Brasileiro

    A exposição do Comando Militar do Planalto apresentará produtos de defesa e emprego militar tais como: lançador múltiplo de foguetes, canhões antiaéreos, obuseiros, viaturas blindadas de transporte de pessoal e meteorológicas, além de prestar informações sobre o serviço militar. Para o público infantil, desenhos, pintura e peça de teatro sobre higiene bucal.          

     

     

    Força Aérea Brasileira

    A Força Aérea Brasileira (FAB) marcará presença no evento com as seguintes atrações: simulador de voo, espaço com um ambiente de selva e exposição de motos, maquetes de aeronaves, exibição de vídeos institucionais e divulgação das principais atividades da Força, além de informações sobre como ingressar na FAB. O Espaço Rádio Força Aérea terá uma programação especial, com entrevistas, sorteios de brindes e espaço para que o público possa tirar fotografias com fardas e acessórios utilizados pelos militares além de espaço infantil para os pequenos criarem desenhos e colagens além de aeronaves.

     

    Polícia Rodoviária Federal

    A Polícia Rodoviária Federal (PRF) mostrará a evolução da instituição em mais de 80 anos de história. Além de fotos, uniformes e viaturas antigas, a exposição contará com novas tecnologias empregadas no enfrentamento à criminalidade, a prevenção e o atendimento aos acidentes de trânsito. Motocicletas, radares, bafômetros, viaturas, armas e tecnologias não letais serão apresentadas ao público.

     

    Polícia Militar

    O estande da Polícia Militar vai apresentar diversos modelos de viaturas e equipamentos usados em operações de rua, além de motos históricas e armamentos.    

     

    Corpo de Bombeiros

    Os bombeiros chegam com materiais de salvamento e combate a incêndios urbanos e florestais, viaturas de emergência médica, lanchas e moto aquáticas usadas nas atividades de busca, salvamento e resgate no Lago Paranoá.  

     

    Polícia Civil

    O Centro Piloto de Educação e Prevenção ao Uso de Drogas, da Academia de Polícia Civil do Distrito Federal participa da Exposição da Independência 2013 com a unidade móvel do Museu de Drogas. O espaço expõe substâncias tóxicas, entorpecentes, artefatos utilizados no seu preparo, uso e tráfico, bem como instrumentos e objetos que são utilizados como  apologia às drogas.

     

    Serviço:        

    Exposição da Independência

    Data: 31 de agosto e 1º de setembro de 2013

    Local: Estacionamento do Parque Ana Lídia, em frente ao Parque de Diversões Nicolândia, no Parque da Cidade, Brasília-DF

    Hora: 09h às 17h

    Fonte: Assessoria Comando do 7º Distrito Naval