DIÁRIO DO LITORAL (Santos-SP)
Guarujá recebe confirmação do ITA para futura parceria
O Município será pioneiro na iniciativa com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), vinculado ao Comando da Aeronáutica do Ministério da Defesa, confirmou a realização de parceria com a Prefeitura de Guarujá para as áreas de Logística Portuária, Aeroporto e Centro de Inovação Tecnológica. O Município recebeu a notícia na última semana, por meio de ofício do ITA direcionado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Portuário.
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), vinculado ao Comando da Aeronáutica do Ministério da Defesa, confirmou a realização de parceria com a Prefeitura de Guarujá para as áreas de Logística Portuária, Aeroporto e Centro de Inovação Tecnológica. O Município recebeu a notícia na última semana, por meio de ofício do ITA direcionado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Portuário.
No documento, assinado pela chefe da Divisão de Extensão do ITA, professora doutora Maryangela Geimba, ela comunica o secretário adjunto de Desenvolvimento Tecnológico e Logístico de Guarujá, Adilson Cabral, que a parceria poderá viabilizar a formatação de um curso de especialização em Logística ministrado pelos professores do ITA; detalhamento do modelo de exploração do aeroporto, e a possibilidade de implantação de um Centro de Inovação Tecnológica na Cidade.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Portuário, Adilson Jesus, a parceria com o ITA será “de extrema importância para Guarujá porque o ITA se interessou por Guarujá porque somos a primeira prefeitura a mostrar interesse em fazer este tipo de parceria e por ser um desafio para eles, no sentido de logística, equacionar esta questão portuária dos caminhões. Vamos utilizar esta expertise do ITA, do ponto de vista tecnológico, sobre a viabilidade dos acessos portuários. Eles gostaram também do curso de Manutenção de Aeronaves oferecido pela Etec Santos Dumont”, salientou o secretário.
Já o secretário adjunto de Desenvolvimento Tecnológico e Logístico ressalta que a ação irá gerar desenvolvimento econômico e social. “Com uma visão de vanguarda, a prefeita Antonieta sabe que, incluir Guarujá no pequeno grupo de cidades que estimulam a criação e a aplicação de conhecimento tecnológico e científico, é imprescindível para que tenhamos crescimento econômico com sustentabilidade e justiça social”, considerou Adilson Cabral.
Histórico – As tratativas com o ITA e a Prefeitura de Guarujá começaram no ano passado, quando o coronel aviador Pierre Mattei fez uma visita à prefeita Maria Antonieta de Brito. Na oportunidade, a chefe do Executivo manifestou o interesse de celebrar a parceria pioneira do Instituto com um município e incluir Guarujá no processo de desenvolvimento tecnológico, já que o ITA é referência nacional em desenvolvimento e aplicação de conhecimentos em assuntos de alta tecnologia.
Com o avançar das discussões, em março deste ano, os professores e pesquisadores do Instituto, que têm sede em São José dos Campos, vieram a Guarujá fazer uma visita técnica sobre Ciência, Tecnologia e Inovação. Eles conheceram as instalações da Escola Técnica Alberto Santos Dumont, em especial o curso de Manutenção de Aeronaves. Na sequência, estiveram na planta do Centro de Tecnologia e Construção Offshore da empresa Saipem do Brasil, que está sendo instalado na área do Complexo Industrial e Naval de Guarujá (Cing). Depois, partiram para a empresa Santos Brasil e tiveram conhecimento de dados sobre a movimentação de cargas no Porto de Guarujá.
Os pesquisadores foram ainda à Escola Técnica Municipal 1º de Maio, onde conheceram a estrutura dos cursos técnicos de Química, Mecânica, Meio Ambiente, Administração e Contabilidade, assim seus respectivos laboratórios.
Qualificação e desenvolvimento – A parceria entre a Prefeitura e o ITA viabilizará algumas áreas de atuação. Há a possibilidade de formatação de um curso de Especialização em Logística, que os professores do Instituto Tecnológico de Aeronáutica poderão ministrar em Guarujá, com carga horária mínima de 360 horas e elaboração de trabalhos de conclusão.
Já sobre o projeto de implantação do Aeroporto Civil Metropolitano, em Guarujá, o ITA poderá auxiliar no detalhamento do modelo de exploração do empreendimento. O objetivo é garantir a adequada implantação e operação do aeroporto, tendo o conhecimento especializado do ITA no setor aeroportuário como referência para garantir a qualidade deste processo, já que o Aeroporto Civil Metropolitano produzirá um efeito multiplicador para o desenvolvimento da economia da Cidade e Região.
A possibilidade de um Centro de Inovação Tecnológica na Cidade também ganha destaque, já que, paralelamente, o ITA passa por um processo de expansão. Tendo um equipamento deste na Cidade, será possível agregar valor no sistema produtivo a partir de pesquisas associadas às áreas que serão objeto da parceria com o ITA, o que resultará na mudança do perfil socioeconômico da população de Guarujá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário