segunda-feira, 26 de agosto de 2013

A.C.Camargo é o primeiro do país a utilizar o ultrassom robótico Ablatherm HIFU, técnica menos invasiva para tratar câncer de próstata com mais precisão

A.C.Camargo é o primeiro do país a utilizar o ultrassom robótico Ablatherm HIFU, técnica menos invasiva para tratar câncer de próstata com mais precisão

19.04.2012

Uma pesquisa divulgada pela revista "The Lancet Oncology", uma das mais importantes publicações sobre câncer no mundo, apresentou importantes resultados no tratamento do câncer de próstata com o aparelho deultrassom robótico, Ablatherm HIFU. O Hospital A.C.Camargo é o primeiro do país a utilizá-lo e já tratou, desde outubro do ano passado, 30 pacientes.

Através da alta intensidade, a técnica minimamente invasiva ataca, de forma focalizada, alvos diminutos e os destrói sob uma temperatura de 90 graus. O objetivo é diminuir os danos sobre os tecidos e órgãos mais próximos da próstata, reduzindo os riscos de impotência e incontinência urinária.

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, 42 homens entre 45 e 80 anos de idade fizeram parte do estudo. Nenhum paciente sofreu de incontinência urinária ao final dos 12 meses de acompanhamento e cerca de 90% dos que tinham ereção no início mantiveram a função ao final do tratamento.

Além de todos esses benefícios em relação à qualidade de vida dos pacientes, a técnica ainda evita cirurgias e eventuais sangramentos, destrói as células neoplásticas de maneira focalizada e permite a repetição do tratamento se for necessário, com menores efeitos colaterais. Isso porque é um aparelho totalmente automatizado. "O urologista deve apenas programar a máquina e uma sonda automática se encarrega de controlar a emissão do ultrassom", explica o cirurgião e diretor do Núcleo de Urologia do Hospital A.C.CamargoGustavo Cardoso Guimarães.

O método não substitui a cirurgia ou a radioterapia - tratamentos padrões para casos da doença. Por isso, não é todo paciente com câncer de próstata que pode se beneficiar desta outra opção. É preciso que o homem seja diagnosticado com a doença em estágio inicial (o que representa 10% dos casos) ou tenha recidiva depois de radioterapia (20% do total). Dessa forma, é responsabilidade do médico urologista orientar sobre todas as formas de tratamento possíveis e decidir, juntamente com o paciente, qual a melhor para cada caso.

Esse tipo de tratamento já é realizado em mais de 250 centros especializados em cerca de 50 países do mundo, dentre eles França, Alemanha, Inglaterra e Canadá. No Brasil, o Ablatherm HIFU é certificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Atualmente, o câncer de próstata faz 52.300 novas vítimas por ano e é o tumor maligno mais comum entre os homens brasileiros depois do câncer de pele. Quando o câncer de próstata é diagnosticado em fase inicial as chances de cura são de 95%.


Veja também:

Técnica trata próstata com mais precisão - Folha de S.Paulo - SP 

Tratamento inovador contra câncer de próstata não tem efeitos colaterais - Jornal Nacional - Globo


Técnica trata próstata com mais precisão - Equilíbrio e Saúde - Folha Online - SP

Tiro certo - Coluna Mônica Bergamo - Folha Online - SP

Tumor Derretido - Medicina - Revista Veja - SP

SP: hospital receberá aparelho para tratar câncer de próstata - Band News FM

A.C.Camargo traz ao Brasil ultrassom robótico que trata câncer de próstata


Tudo sobre câncer de próstata

Núcleo de Urologia do Hospital A.C.Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário