quinta-feira, 11 de abril de 2013

Bares disputam voto popular no concurso Comida di Buteco a partir desta sexta em Salvador



Bares disputam voto popular no concurso Comida di Buteco a partir desta sexta em Salvador
'Misturinha Salvado' é criação do Espaço da Neya.com (Foto: Divulgação
O verão acabou, mas a cerveja gelada continua uma boa pedida em abril e, a partir desta sexta-feira (12), principalmente por causa de seus acompanhamentos. Vai começar o concurso Comida di Buteco, que anualmente promove disputas entre botequins de 16 cidades brasileiras para descobrir qual petisco é a cara de cada estado do país. Em Salvador, o festival irá tomar conta de 29 bares, que incluirão em seus cardápios pratos exclusivos feitos com ingredientes tipicamente brasileiros. A mandioca (macaxeira ou aipim, a depender do sotaque) e a linguiça são as estrelas da edição de 2013, escolhidas pela equipe realizadora do projeto, liderada pelo gastrônomo mineiro Eduardo Maia, que, em entrevista ao Bahia Notícias, falou sobre seu grande objetivo: valorizar e estimular a boa e, muita vezes, esquecida cozinha de raiz do Brasil. “O brasileiro adora os botecos, mas os tira-gostos são sempre extremamente engessados. Temos escondidinho, arrumadinho, casquinha de siri e não sai muito disso. O Comida di Buteco vem para diversificar, trazer coisas novas e engrandecer o que é nosso”, explicou durante um evento de apresentação à imprensa, nesta quarta-feira (10). 

"Os tira-gostos oferecidos pelos botecos são sempre muito engessados", diz Eduardo Maia, idealizador do Comida di Buteco
Como a ideia é incentivar o desenvolvimento econômico dos pequenos empresários, podem participar apenas bares espontâneos, ou seja, aqueles em que o proprietário, obrigatoriamente, administra o negócio, sem convenio com marcas ou franquias. Cada estabelecimento teve que criar um petisco inusitado feito a base de algum dos dois ingredientes escolhidos para esta edição. O público e um corpo de jurados terá a árdua missão de experimentar os quitutes até o dia 12 de maio e selecionar seus preferidos. O vencedor é escolhido de acordo com a média de votos nos quesitos higiene, atendimento, temperatura das bebidas e sabor do tira-gosto -- item responsável por 70% da nota e, segundo Maia, especialidade dos baianos. ”A cozinha da Bahia é colorida em sabores e aromas e, na minha opinião, uma das grandes gastronomias do Brasil, junto com a mineira e a paraense”, elogiou. Em menção ao conceito de marketing da marca em 2013, a coordenadora do projeto no estado, Sayuri Cardoso, disse que o Comida di Buteco quer desconectar os consumidores e levá-los para “as verdadeiras redes sociais”. “Nosso objetivo é estimular o bate-papo real, e não o virtual. Na Bahia, especificamente, a estimativa para esse ano é que a quantidade de votos cresça mais de 40% em relação a 2012”.

"Dona Canô" será vendido pelo bar Jô da Bahia (Foto: Divulgação)
Bom para os frequentadores e melhor ainda para os donos de botequins. Lauro Moradillo, que administra o bar Casa Rosada, por exemplo, é autor da "Calabresa à Piriguete", linguiça refogada com brócolis, e está otimista em relação à sua primeira participação no festival. “O retorno é rápido porque é uma coisa bem divulgada e trabalhada. As pessoas passam a conhecer lugares que não tinham contato antes”, afirmou. Já Agnaldo Menezes, dono do Nado’s Bar e criador do Três Amassos, bolinho de aipim amassado, com calabresa e queijo coalho triturado, também acredita na diversificação da clientela. “Tenho meus clientes fixos, mas muita gente não conhece meu potencial. O concurso é uma forma de mostrar isso ao público”, opinou. Confira aqui a lista dos botecos participantes, bem como os endereços, descrição dos pratos e preços.

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