segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Transalvador credencia pessoas para vagas reservadas


Sex , 09/08/2013 às 10:38 | Atualizado em: 09/08/2013 às 10:38

Transalvador credencia pessoas para vagas reservadas

Tiago Nascimento e Ricardo Belens

  • Lúcio Távora | Ag. A TARDE
    Posto para solicitação de vaga preferencial, credencial da Transalvador para estacionamento
O cadastramento realizado pela Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), até 6 de setembro,  no posto inaugurado ontem no Salvador Shopping, visa garantir a idosos e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida as vagas   a eles reservadas em estacionamentos públicos e privados.
"Muitas vezes, o idoso chega em um supermercado, por exemplo,  e perde muito tempo tentando estacionar, pois há carros ocupado indevidamente essas vagas", afirmou,  a escrivã Célia Regina Pereira, 61 anos,  que  se credenciou, ontem, ao posto montado  no piso L2 do shopping.

"Fizemos  esforço para educar, mas agora estamos partindo para a infração. Usar uma vaga reservada sem a credencial é uma infração de trânsito e estamos autuando conforme a legislação", informou o secretário municipal José Carlos Aleluia, 65 anos, beneficiário do sistema.

Titular da Secretaria de Urbanismo e Transporte (Semut), ele também compareceu ao posto do shopping - em frente à Central de Trocas - para se  credenciar.

Documentos - O cadastramento é gratuito e pode ser feito das 9h às 22h, no shopping, ou na sede da Transalvador, nos Barris. Para isto, é necessário apresentar cópia e original de carteira de identidade, CPF, comprovante de residência recente e atestado médico (em  caso de deficiência). A credencial fica pronta na hora.

"O certificado deve ser colocado no painel do carro, em local visível para ser identificado, imediatamente, nas fiscalizações", pontua o subsecretário da Semut, Orlando Santos.

A medida é válida em toda cidade. "Se uma pessoa sem necessidades especiais estacionar o carro na vaga de deficiente no Pelourinho, o fiscal irá multar o dono, e o veículo pode ser rebocado", explica a assessora da Transalvador, Aura Gomes.

Ela ressalta, ainda, a importância de se realizar logo o cadastro: "O ideal é realizar o cadastro porque, dificilmente, o fiscal presencia o motorista saindo do carro, para verificar  se  ele é um idoso ou deficiente e não multá-lo".

O credenciamento  feito por moradores de Salvador  é válido em todo território nacional. A multa aos infratores é de R$ 53,21 e três pontos na Carteira de Habilitação.

Como fazer

Depois de preencher o formulário, disponível no www.transalvador.salvador.ba.gov.br. Basta preencher, imprimir, assinar e levar,  com os documentos, ou enviar à sede do órgão (Av. Vale dos Barris, 501 – CEP 40070 05)

Nenhum comentário:

Postar um comentário