quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Via Rápida Emprego capacita profissionais para oportunidades de fim de ano(Cursos em SP)

Via Rápida Emprego capacita profissionais para oportunidades de fim de ano

26/08/2013
São cinco mil oportunidades de qualificação profissional nas áreas do comércio, indústria e turismo. As oportunidades estão distribuídas em 90 municípios do Estado, de acordo com as demandas regionais. 
São cinco mil oportunidades de qualificação profissional nas áreas do comércio, indústria e turismo. As oportunidades estão distribuídas em 90 municípios do Estado, de acordo com as demandas regionais.
Para facilitar a inserção de profissionais no mercado de trabalho, especialmente, para as vagas de trabalho deste fim de ano, o Programa Via Rápida Emprego, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (SDECT), disponibiliza 5 mil vagas em capacitações nas áreas do comércio, indústria e turismo. As oportunidades foram anunciadas nesta segunda-feira (26) pelo secretário da SDECT, Rodrigo Garcia, durante encontro realizado na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio/SP).
De acordo com o Secretario, a proposta é preparar trabalhadores para as vagas que serão disponibilizadas pelas empresas nos períodos do Natal e do Ano Novo. “O governador Geraldo Alckmin solicitou que fossem oferecidos cursos intensivos, com duração de apenas um mês, para que o aluno ingresse rapidamente no mercado de trabalho. Com a qualificação profissional, a chance de conquistar um emprego e ser efetivado é maior”, destacou.
Os cursos estão distribuídos em 90 municípios do Estado. São 1.320 vagas na Capital; 1.058 na Região Metropolitana e 2.622 no Interior e Litoral. Veja as opções de cursos disponíveis:
- Almoxarife e Estoquista
- Assistente de Crédito e Cobrança
- Assistente de Logística
- Auxiliar de Operações em Logística
- Bartender
- Camareira
- Bijuterias Artesanais
- Confeitaria Básico
- Cozinheiro Geral
- Eletricista Instalador
- Formação em Telemarketing
- Garçom
- Logística Básica
- Manicure e Pedicure
- Manipulação e Higienização de Alimentos
- Maquiador
- Recepção e Atendimento
- Rotinas financeiras
- Serviços de Almoxarifado e Reposição de Mercadorias
- Técnicas de Vendas
 
Primeiras turmas iniciam as aulas a partir da segunda quinzena de setembro
Na Capital, há oportunidades para quem deseja atuar como almoxarife e estoquista, vendedor, manicure e até maquiador. Nas demais regiões do Estado, o Via Rápida Emprego oferece também capacitação para Garçom, Camareira, Assistente de Crédito e Cobrança, Eletricista, Cozinheiro Geral, Recepção e Atendimento, Rotinas financeiras, dentre outros. Para consultar as opções disponíveis em outros municípios, visite o menu “Cursos” na página do Programa e, em seguida, digite na barra de busca o nome da cidade, clique aqui.
As aulas serão executadas em Escolas Técnicas (Etecs), Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e em unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac);  e da Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (Avape); do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), instituições contratadas pelo Governo de São Paulo.
Para atender as necessidades imediatas de qualificação profissional, o Via Rápida Emprego disponibilizará também capacitação em carreta de Hospitalidade.  A unidade móvel, dotada de sala de aula para 20 alunos e dois laboratórios que simulam um quarto de hotel e um restaurante, oferecerá até novembro três cursos profissionalizantes (Bartender, Garçom e Camareira). O objetivo é propiciar um ambiente similar ao encontrado pelos profissionais no desempenho de suas atividades do dia a dia.
Bolsa-auxílio
Durante a capacitação, os candidatos selecionados receberão material didático e auxílio financeiro de 100,00 reais para alimentação e de 150,00 reais para o transporte. Desempregados, sem seguro-desemprego ou benefício previdenciário também têm direito à bolsa-auxílio mensal de 210,00 reais. A seleção é feita pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), que considera critérios de idade, escolaridade e renda familiar dos inscritos. Desempregados e mulheres arrimo de família têm prioridade.
Inscrições
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site www.viarapida.sp.gov.br Os documentos necessários são RG e CPF. O nível de escolaridade e idade pode variar conforme o curso escolhido. Para consultar as oportunidades disponíveis em seu município, o candidato deverá acessar o site do Programa e digitar na barra de busca o nome da sua cidade. Ao clicar em cada curso da lista, ele terá acesso à descrição, objetivos e escolaridade exigida.
Quem não possui acesso à internet, pode procurar os postos do Acessa São Paulo, da Secretaria de Gestão Pública do Estado de SP, que conta com profissionais capacitados a oferecer instruções para o preenchimento do cadastro. Para saber onde ficam os postos de atendimento do Acessa SP, clique aqui.
Saiba mais
- Busca por cursos disponíveis pode ser feita pelo site
Inscrições do Via Rápida também podem ser feitas nos postos do Acessa SP
- Via Rápida Emprego tem serviço para tirar dúvidas do cidadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário