MILITARES INATIVOS E PENSIONISTAS
OBTENÇÃO DA CARTEIRA DE IDENTIDADE
1. Para a obtenção da carteira de identidade militar, o interessado deve dirigir-se a um Gabinete de Identificação Regional (GIR) ou Posto de Identificação de Guarnição (P Idt Gu), portando uma fotografia 3x4 colorida e recente, cópia da carteira de identidade antiga, comprovante de pagamento da taxa de indenização (por meio de Guia de Recolhimento da União – GRU), certidão de nascimento ou de casamento e tipagem sanguínea (se for o caso).
2. Para a emissão da carteira de identidade militar é necessário que o militar inativo, pensionista ou dependente esteja cadastrado no SiCaPEx e com seus dados atualizados. A falta do cadastro, a sua desatualização ou inconsistência dos dados cadastrados em confronto com os constantes na documentação disponível impossibilitam a pronta emissão da carteira de identidade militar.
3. Caso não esteja cadastrado ou os seus dados estejam desatualizados, ou seja, constatada alguma divergência, o interessado deve providenciar, junto à Seção de Inativos e Pensionistas (SIP) ou Órgão de Pagamento de Inativos e Pensionistas (OPIP) de vinculação, o seu cadastramento para atualização ou correção de dados, conforme o caso.
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