segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Prevenção à Leishmaniose no Baixo Sul da Bahia

Em virtude da grande incidência da Leishmaniose na APA do Pratigi, Baixo Sul da Bahia, a AGIR promoveu, de 06 a 08 de agosto de 2013, através do CR-ACISO, uma tríade de palestras, que enfatizavam formas de prevenção a essa doença, que já vem assumindo caráter endêmico na região. Nos três dias do evento, estima-se em 160 pessoas o público presente às palestras. 
O Acordo de Cooperação de Instrução celebrado entre a 6ª Região Militar e a AGIR possibilitou a vinda ao Baixo Sul do Capitão Alexandre Rabello, médico-veterinário do 6º Depósito de Suprimentos, em Salvador, a quem coube apresentar a instrução. As palestras trataram dos tipos, características, prevenção, identificação e tratamento da Leishmaniose. 
O evento aconteceu nas associações da Serra da Papuã e Região do Tótem, ambas no município de Ibirapitanga, quando se pode contar com a presença do médico Lucas Bezerra, duas enfermeiras, uma técnica de enfermagem e quatorze agentes de saúde do município. Já na associação do Km 29, na zona rural de Piraí do Norte, estiveram presentes a coordenadora Tássia Menezes e dois técnicos da Vigilância Epidemiológica do município. 
Daiane Menezes, enfermeira em Ibirapitanga, afirmou que "informações diversificadas levam às pessoas conhecimento e prevenção, através das palestras". Já Zenailton de Jesus, agente de saúde em Ibitapitanga, declarou: "é um coletividade: pegar com vocês as informações e levar pra eles; uma forma de intervenção, levando os cuidados". 
Através de breve visita da equipe de instrução ao Centro de Referência de Corte de Pedra, se pode conhecer as pesquisas levadas a efeito naquele Centro, onde equipes multidisciplinares da UFBA e da UnB puderam identificar a Leishmaniose Tegumentar como a de incidência comprovada na região. Assim, dados atualizados sobre a evolução da Leishmaniose na região foram acrescentados às palestras. Louvável foi constatar maior aproximação do público com o privado, aglutinando esforços nas esferas federal e municipal, em prol de um único e grande objetivo. 
Grato

MARCOS A FERMIANO




Nenhum comentário:

Postar um comentário