quarta-feira, 26 de junho de 2013

Atividade física regular combate o risco de câncer de mama no período pós-menopausa


Qua , 26/06/2013 às 00:00

Atividade física regular combate o risco de câncer de mama no período pós-menopausa


Após a menopausa, cresce o risco das mulheres contraírem câncer de mama. Isso porque o hormônio estrogênio (produzido pelos ovários que ajudam a desenvolver os órgãos sexuais femininos e a regular os ciclos menstruais) se desequilibra com a perda do hormônio progesterona (liberado pelos ovários durante a menstruação), podendo fazer com que as células da mama se tornem cancerígenas.
Estudando maneiras de evitar esse risco pesquisadores do Instituto Nacional do Câncer nos Estados Unidos chegaram à atividade física regular.
O estudo foi realizado com 540 mulheres polonesas, entre 40 e 74 anos e que não faziam terapia de reposição hormonal. No período de sete dias, elas tiveram um aparelho chamado acelerômetro, usado para medir a atividade física que cada uma realizava durante o dia, fixado às cinturas. As mulheres também realizaram exames de urina a cada 12 horas, para medir os níveis hormonais. Os pesquisadores verificaram que quanto maior a quantidade de exercícios na rotina das mulheres, menores os índices do hormônio estrogênio eram registrados.
Esta foi a primeira vez que um estudo relaciona os exercícios com o processo desses hormônios que influem no desenvolvimento do câncer de mama, até porque foi usado um novo método de análise criado pelo Instituto do Câncer, que consegue medir um número maior dessas substâncias. E como a atividade física combate o acúmulo de gordura, e o estrogênio é produzido no tecido adiposo após a menopausa, mais um motivo para a atividade ser benéfica.
Por Yasmin Barcellos

Nenhum comentário:

Postar um comentário