segunda-feira, 24 de junho de 2013

Exposição da Marinha no Forte de Copacabana atrai público de todas as idades

Exposição da Marinha no Forte de Copacabana atrai público de todas as idades

 

Simulador de navio instalado na exposição

A exposição montada pela Marinha do Brasil no Forte de Copacabana, local onde funciona o Centro Aberto de Mídia (CAM) da Copa das Confederações, está atraindo um grande público que visita os museus, instalações e restaurantes do citado forte. Enquanto, na visita ao estande, os adultos desejam conhecer o projeto do submarino nuclear e a “Amazônia Azul”, crianças e adolescentes sentem o prazer de comandar um navio de guerra através do Simulador de Aviso de Instrução (SiAvIn). A exposição segue até o final da Copa das Confederações.
No simulador instalado pelo Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV), é possível comandar o Navio-Patrulha “Macaé”, navegando pela Baía de Guanabara. Enrico Tadeu Brandão de Oliveira, de 7 anos, vibrou ao conseguir terminar o trajeto estipulado e ainda resgatar um tripulante que havia caído ao mar. “É bem real, e guiar o navio pelo timão deu a sensação de que estava dentro dele”, afirmou.
Já para os adultos o que mais chama a atenção é a grande maquete do primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear, vinda do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), onde é possível ver todos os compartimentos e os equipamentos que serão instalados, inclusive as armas de guerra. Outra maquete, do submarino convencional, de propulsão diesel-elétrica, permite a comparação entre os dois projetos.


Maquete do submarino brasileiro

A prioridade da Força Naval na construção destes submarinos vincula-se à proteção da chamada “Amazônia Azul”, conceito que nesta mostra é apresentado ao público por meio de uma exposição criada pela Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM). Trata-se da extensa área oceânica, adjacente ao continente brasileiro, que corresponde a, aproximadamente, 52% da nossa área continental, e que possui grande importância estratégica, além de imensas riquezas, com incalculáveis bens naturais e biodiversidade.
A DPHDM disponibilizou ainda um Press Tour à Ilha Fiscal e um passeio marítimo no Rebocador “Laurindo Pitta”, que atuou na Primeira Guerra Mundial e hoje transporta turistas, apresentando aspectos históricos da Baía de Guanabara. A exposição no Forte de Copacabana conta, também, com a parceria da Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), com peças que promovem a capacidade tecnológica da Indústria Nacional de Defesa na construção de navios.
O Forte de Copacabana fica localizado na Praça Coronel Eugênio Franco nº 1, Posto 6, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro. Além da exposição da Marinha, é possível visitar os salões de exposição permanente e temporária do Exército Brasileiro, de terça a domingo, das 10h às 18h. Não há estacionamento. O preço dos ingressos varia de R$ 3 (maiores de 60 anos e estudantes com carteira) a R$ 6 (adultos). Menores de 10 anos, maiores de 80 anos e militares das Forças Armadas são isentos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário