sábado, 30 de novembro de 2013

Em busca da excelência: colégios militares entre os melhores do ENEM

 

Em busca da excelência: colégios militares entre os melhores do ENEM

Brasília – Os colégios militares brasileiros cresceram no ranking do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2012, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão do Ministério da Educação responsável pela aplicação das provas. Três integram a lista das cem melhores escolas do país: Belo Horizonte (CMBH), Juiz de Fora (CMJF) e Porto Alegre (CMPA).

Conhecidos pela infraestrutura, gestão e proposta pedagógica, os colégios militares também se destacaram no âmbito dos estados. Nove deles estão entre os dez melhores e onze estão entre os quinze mais bem colocados.

O Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA) foi o segundo melhor do Rio Grande do Sul; o de Campo Grande (CMCG) foi o terceiro em Mato Grosso do Sul; o de Recife (CMR) e de Manaus (CMM) ficaram na quarta posição em Pernambuco e no Amazonas, respectivamente; e o de Salvador (CMS) foi o único público entre os melhores da Bahia.

Na média, as redes federal, estadual, municipal e privada melhoraram o desempenho em ciências humanas em relação a 2011. O mesmo não ocorreu com linguagens, pois os alunos obtiveram notas menores. Entre as disciplinas, as notas foram melhores em matemática, seguida por ciências humanas, redação, linguagens e ciências da natureza.

O Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB) é formado por 12 Colégios Militares, que oferecem o Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) e o Ensino Médio. Esses estabelecimentos de ensino, localizados em vários Estados do Brasil, propiciam educação de alta qualidade a aproximadamente 15 mil jovens.

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Ex-combatente visita o II COMAR

MEMÓRIA - Ex-combatente visita o II COMAR
 

O Major Buyers, de 93 anos, foi piloto do 1º Grupo de Aviação de Caça  Soldado R Silva/II COMAR

Na última quarta-feira (27/11), o Major John William Buyers, de 93 anos, piloto do 1º Grupo de Aviação de Caça, que combateu nos céus da Itália durante a II Guerra Mundial, visitou o Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR) para presentear o Museu de Aeronáutica de Recife com dois livros de sua autoria.

Na oportunidade, o Major Buyers contou algumas histórias de sua participação na II Guerra, como o resgate do Tenente Danilo Moura, irmão do Brigadeiro Nero Moura, na época Comandante do Grupo de Caça e hoje lembrado como Patrono da Aviação de Caça Brasileira. O Major foi a carona do Tenente Danilo de volta pra casa depois que o militar foi abatido e socorrido por italianos, quando passou por pequenas vilas até alcançar a cidade de Florença, onde conseguiu comunicação com uma base brasileira.

O Chefe do Estado-Maior do II COMAR, Coronel Aviador Gustavo Alberto Krüger, entregou o livro “O Brigadeiro Eduardo Gomes - Trajetória de um heroi”, de Degenar Drumond, ao visitante como reconhecimento do seu desempenho na II Guerra. O agradecimento do ex-combatente resumiu parte de sua carreira: “A FAB foi a minha segunda mãe, foram muitas aventuras, foi muito bom”.

O Major Buyers é veterano da Força Aérea Americana, integrante do 350th Fighter Group. No Teatro de Operações do Mediterrâneo foi o Oficial de Ligação do 1º Grupo de Aviação de Caça – Senta Pua, e chegou a participar de várias missões com os brasileiros.



 



Fonte: II COMAR

Tags: FAB, II COMAR, III GUERRA MUNDIAL, Ex-combatente, Major John William Buyers, 1º Grupo de Aviação de Caça, Recife, Itália, Florença, Brigadeiro Nero Moura, Senta Pua 

Canela: alimento termogênico favorece a dieta e combate o diabetes

Contribuição do TC Med Emilio


Canela: alimento termogênico favorece a dieta e combate o diabetes

Esta especiaria também controla o colesterol e o triglicérides

Por Bruna Stuppiello


Canela é interessante para quem tem diabetes
A canela possui uma série de benefícios. Ele ajuda a prevenir e combater o diabetes, controlando os níveis de açúcar no sangue e aumentando a sensibilidade à insulina. Esta especiaria originária da Ásia, mais precisamente do Sri Lanka, também contribui para o emagrecimento por ter uma ação termogênica. Estudos apontam que a canela ajuda a diminuir o colesterol total e o ruim, LDL, e também os níveis de triglicérides.
Além disso, o alimento possui forte ação antioxidante e anti-inflamatória colaborando para a prevenção de doenças degenerativas como o Alzheimer e tumores e ajudando a combater resfriados. 

Principais nutrientes da canela

A canela possui boas quantidades de cromo, nutriente responsável pelo efeito de melhora na sensibilidade à insulina e no controle glicêmico, fazendo com que o nutriente beneficie pessoas com diabetes. 
A especiaria também conta com o polifenol MHCP que pode melhorar a ação da insulina nas células, contribuindo para regularizar os níveis de glicose no sangue. Isto faz com que o nutriente seja interessante para o controle do diabetes tipo 2.  
Além disso, a canela é rica em compostos fenólicos que possuem uma atividade antioxidante, ou seja, neutralizam os radicais livres e podem assim prevenir o envelhecimento precoce, doenças degenerativas como o Alzheimer e tumores. 
A canela também tem uma ação anti-inflamatória devido ao cariofileno, nutriente que integra sua composição. Isto faz com que o consumo da especiaria seja indicado para quem sofre com problemas inflamatórios, entre eles a obesidade. 

Benefícios da canela

Previne e controla o diabetes: Um estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry dos Estados Unidos observou que a canela contribuiu para o aumento do metabolismo do açúcar nas células de gordura, o que ajuda na prevenção do diabetes tipo 2 e também de doenças cardiovasculares. 
A canela possui cromo. Este nutriente pode aumentar a sensibilidade à insulina, quando isso acontece há um risco maior de a pessoa desenvolver uma resistência à insulina e consequentemente o diabetes.  
O cromo também é interessante porque melhora o controle glicêmico, evitando picos de glicemia. Assim, o pâncreas precisa produzir menos insulina, o que evita que os órgãos se tornem resistentes ao hormônio sem que seja preciso mais dessa substância para absorver a mesma quantidade de açúcar, quadro que pode evoluir para diabetes tipo 2.  
A especiaria ainda conta com o polifenol MHCP que melhora a ação da insulina nas células, contribuindo para a redução dos níveis de glicose no sangue. Assim, a canela é uma grande aliada no controle do diabetes tipo 2. 
Os resultados positivos da canela também foram observados em mulheres com resistência à insulina associada à Síndrome do Ovário Policístico.  
Controla o colesterol: Um estudo publicado pela American Diabetes Association, dos Estados Unidos, com 60 pessoas observou que o consumo de canela por 40 dias contribuiu para a diminuição do colesterol total, a redução variou entre 12 e 26%, enquanto do colesterol ruim, LDL, a redução variou de 7 a 27%. 
Acredita-se que este benefício ocorra devido às ações antioxidante e anti-inflamatória da canela. Porém, especialistas afirmam que ainda são necessários mais estudos para poder afirmar que a canela de fato contribui para a redução do colesterol. 
Controla o triglicérides: O mesmo estudo publicado pela American Diabetes Association, dos Estados Unidos também observou a redução dos níveis de triglicérides, diminuição que variou de 23 a 30%, após 40 dias consumindo a canela. Os altos níveis de triglicérides aumentam os riscos de desenvolver diabetes e doenças coronarianas. 
Assim como no caso do colesterol, os especialistas também afirmam que ainda são necessários mais estudos para poder afirmar que a canela de fato contribui para a redução dos níveis de triglicérides. 
Combate o resfriado: É interessante consumir a canela quando estiver resfriado. Isto porque ela possui um efeito imunomodulador que contribui para melhorar a resposta do organismo contra o vírus causador de gripes. Então, pode-se dizer que essa especiaria estimula o sistema imunológico. 
Contribui para o emagrecimento: A canela contribui para o emagrecimento por ser um alimento termogênico. Isto significa que ela é capaz de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico. 
Além disso, a especiaria tem ação anti-inflamatória o que faz com que seu consumo seja interessante para pessoas com obesidade, já que esses indivíduos possuem um quadro de inflamação crônica. 
Ação antioxidante: A canela possui compostos fenólicos que possuem atividade antioxidante ou seja, neutralizam os radicais livres. Entre os benefícios que esta ação proporciona estão prevenir o envelhecimento precoce, doenças degenerativas como o Alzheimer e tumores.  

Quantidade recomendada de canela

Boa parte das pesquisas realizadas com canela foram com uma quantidade que variou entre 1 e 6 gramas, o equivalente a meia ou até uma colher de chá, ao dia. Como estes valores mudam muito, é interessante consultar um médico ou nutricionista sobre a melhor porção do alimento para cada pessoa. 

Como consumir a canela

Não há diferenças nutricionais entre a ingestão da canela em pó ou em pau. Esta especiaria pode ser consumida polvilhada sobre frutas, legumes e carnes e também pode ser incluída em chás e sucos. O alimento também fica muito bem polvilhado sobre doces, como arroz doce, cural de milho e mingau de aveia, entre outros.  

Combinando a canela

Canela + gengibre: Esta combinação é poderosa para quem está resfriado ou quer prevenir o problema. A canela estimula o sistema imunológico e o gengibre possui ação anti-inflamatória que ajuda a lidar com infecções no trato respiratório e tosse. A dupla também potencializa o gasto energético no organismo, pois assim como a canela o gengibre também é um alimento termogênico que ajuda a acelerar o metabolismo. 
Canela+ arroz doce: Um estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition observou que incluir três gramas de canela no arroz doce promove a redução dos níveis de insulina logo após a refeição e o aumento do GLP-1, hormônio que estimula a secreção de insulina. Esse processo ajuda a controlar as taxas de açúcar no sangue. 

Contraindicações

O chá de canela não é interessante para as gestantes
O consumo da canela, tanto polvilhada quanto na forma de chá, não é indicado para as gestantes em qualquer fase da gravidez. Isto porque a especiaria pode aumentar as contrações uterinas, elevando o risco de aborto. O alimento também não é interessante para lactentes e bebês. 
Pessoas com hipertensão devem consultar o médico sobre o consumo da canela. Isto porque alguns profissionais da área da saúde defendem que a especiaria pode elevar a pressão arterial, agravando a doença. 
Contudo, um estudo realizado pela Thames Valley University, da Inglaterra, mostrou exatamente o contrário. A pesquisa feita em indivíduos com diabetes tipo 2, observou que os níveis de pressão sanguínea destas pessoas reduziram após o consumo de dois gramas de canela por dia durante doze semanas. Como ainda não existem estudos suficientes para provar este benefício, o cuidado de hipertensos com o consumo do alimento continua.  
Pessoas com problemas de fígado e rim também precisam conversar com o médico antes de consumirem a canela. Isto porque alguns estudos recentes mostraram que a canela contém um composto tóxico conhecido como cumarina. Em altas concentrações a substância pode causar danos ao fígado e ao rim. 

Riscos do consumo em excesso

Em pessoas saudáveis o consumo em excesso da canela, além dos seis gramas máximos recomendados, pode levar a intoxicação, irritação das mucosas e do intestino, alteração dos batimentos cardíacos, úlcera e alergias. 

Receitas com canela

Arroz doce e canela é uma ótima combinação
Fontes consultadas: 
Nutricionista Amanda Buonavoglia. 
Nutricionista Flávia Morais, coordenadora da área de nutrição da rede Mundo Verde. 
Nutricionista Thais Souza, da rede Mundo Verde. 
Ginecologista Augusto Bussab. 

AVISO! REVEIILLON NO CGA




REVEIILLON  NO  CGA



Informamos aos senhores cadastrados do CGA que até o próximo dia 10
DE DEZEMBRO as mesas para o Reveillon continuam com seus preços
promocionais cobrados desde o início das vendas em 01 de outubro.



A partir de 11 DE DEZEMBRO o valor sem desconto será de R$ 100,00 a
mais do atual.



Informamos ainda que a venda de mesas nas áreas defronte do palco
principal e no interior da quadra poliesportiva já se encontram com
mais de 80 % das mesas vendidas.



Lembramos que ainda temos mesas nas áreas da piscina semi-olímpica e
na área de praia.



Lembramos ainda que a data limite para venda de convite extra (cadeira
extra), para quem já adquiriu suas mesas é até 15 DE DEZEMBRO.



Antecipe a aquisição de sua mesa garantindo a sua participação no grande evento.



Obs : Verifique os valores das mesas no cartaz abaixo.





                                                                Tadeu – Cel



Reveillon 2013

Vendas a partir do dia 01/10/2013 (terça-feira ) Preço Promocional
até 10/12/2013(terça-feira)

CADASTRADOS (Aquisição máxima de 04 mesas)

- Estacionamento Superior                  R$ 360,00 - mesa 01 a 502

- Piscina Semi-olímpica                       R$ 330,00 - mesa 503 a 660

- Quiosque Piscina Natural                  R$ 360,00 - mesa 661 a 760

CADASTRADOS (a partir da 5ª mesa)

- Estacionamento Superior                  R$ 460,00 - mesa 01 a 502

- Piscina Semi-olímpica                       R$ 430,00 - mesa 503 a 660

- Quiosque Piscina Natural                  R$ 460,00 - mesa 661 a 760

Preço Normal a partir de 11/12/2013(quarta-feira)

CADASTRADOS

- Estacionamento Superior                  R$ 460,00 - mesa 01 a 502

- Piscina Semi-olímpica                       R$ 430,00 - mesa 503 a 660

- Quiosque Piscina Natural                  R$ 460,00 - mesa 661 a 760

CONVITE EXTRA (até 02 p/mesa)

PREÇO ÚNICO                R$ 120,00

ESTACIONAMENTO INTERNO (200 VAGAS)

CADASTRADOS              R$ 20,00

FORMAS DE PAGAMENTO

1)        A VISTA.

2)        PARCELADO

        1ª parcela no ato da aquisição;

        2ª parcela até 10 de novembro; e

  3ª parcela até 10 de dezembro

3)        Após o dia 10 de dezembro pagamento único e a vista.



                  OBSERVAÇÃO: NÃO HÁ RESERVAS DE MESAS.



Informações na Secretaria do Centro ou pelos telefones:

3346-3309 / 3248-8822 ou 3248-8640, ramal 237.

CANCELAMENTO DO CONCERTO SINFÔNICO

LAMENTAMOS INFORMAR O

CANCELAMENTO DO CONCERTO SINFÔNICO

PROGRAMADO PARA ESTE DOMINGO, DIA 1º DE DEZEMBRO,

 EM VIRTUDE DO INCÊNDIO OCORRIDO NO AUDITÓRIO SIMON BOLIVAR –

 MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA.

Hospital de Forças Armadas fará seleção para 106 vagas


Hospital de Forças Armadas fará seleção para 106 vagas

Contrato terá duração mínima de 1 ano e máxima de 2 anos. Remuneração é de até R$ 6.947.

Do G1, em São Paulo

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, em conjunto com o Ministério da Defesa, autorizou a contratação de 106 médicos para o Hospital de Forças Armadas (HFA). A contratação, para atuar nas atividades finalísticas do HFA, é temporária, para atender à necessidade de excepcional interesse público.
De acordo com a Portaria interministerial 471, publicada nesta quinta-feira (28) no "Diário Oficial da União", o contrato terá duração mínima de 1 ano e máxima de 2, com remuneração de até R$ 6.947, conforme estabelecido na Lei Nº 5.181/2013 – que reestrutura a tabela de vencimento da carreira médica A jornada de trabalho será de 26 horas semanais.
A medida é regulada pela Lei 8.745/1993, que determina a realização de processo seletivo até que seja possível a realização de concurso público

Assinado contrato do satélite que será utilizado pelo Ministério da Defesa

Assinado contrato do satélite que será utilizado pelo Ministério da Defesa
Brasília, 28/11/2013 – A Telebras e a Visiona Tecnologia Espacial - joint-venture da Embraer e a Telebras - assinaram nesta quinta-feira (28) contrato para executar o projeto do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC). O projeto envolve os Ministérios da Defesa, das Comunicações e da Ciência e Tecnologia. O SGDC será de propriedade do governo federal e operado pela Telebras, com bandas Ka (civil), e pelo MD, com a banda militar X.


De acordo com o subchefe de Comando e Controle do MD, brigadeiro Ricardo Pucci Magalhães, a banda X vai ampliar a capacidade das comunicações militares. “A banda X dará apoio às operações e exercícios militares, como a Ágata”, frisou. Ainda segundo o brigadeiro Magalhães, a parte militar do SGDC ajudará em catástrofes naturais e nos grandes eventos.
A banda X é composta por cinco transponders, suficientes para ampliar a largura de banda de 160 MHz, e o aumento de potência em cerca de dez vezes, em comparação ao satélite da “Star One”, atualmente alugado pelo MD. O SGDC ainda possibilitará ampliar o atendimento aos demais projetos da Defesa, principalmente, o Sisfron, de monitoramento das fronteiras terrestres. O projeto satelital prevê, ainda, o lançamento de mais dois satélites espaçados em mais ou menos cinco anos. O brigadeiro salienta que os terminais satelitais distribuídos pelo território nacional estarão sob a guarda de organizações militares.
O contrato, no valor de R$ 1,3 bilhão, assinado hoje pelo secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações e presidente do Conselho de Administração da Telebras, Maximiliano Martinhão; o presidente da Telebras, Caio Bonilha; e o presidente da Visiona, Nelson Salgado; e demais integrantes do Comitê Diretor do SGDC, prevê a entrega do satélite no final de 2016.
A empresa Visiona será responsável pela integração do sistema SGDC, que ampliará o acesso à banda larga nas regiões mais remotas do país, por meio do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), e a soberania brasileira nas comunicações das Forças Armadas.

A construção do satélite brasileiro é estratégica para garantir a soberania das comunicações do governo brasileiro e também para assegurar o fornecimento de internet banda larga aos municípios distantes e isolados, onde não chega a rede terrestre de fibra óptica. Atualmente, existem mais de 2 mil municípios brasileiros com condições de difícil acesso para chegada de uma rede de fibra óptica terrestre.

A partir da formalização deste contrato, a Visiona fará a contratação dos fornecedores e dará início às atividades do desenvolvimento e integração do sistema.

Leia também

Satélite geoestacionário vai ampliar capacidade de cobertura das comunicações militares
Foto: Tereza Sobreira
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
61 3312-4070

Ministério certifica as primeiras empresas e produtos estratégicos de defesa do Brasil


Ministério certifica as primeiras empresas e produtos estratégicos de defesa do Brasil

Brasília, 28/11/2013 – Numa cerimônia que reuniu representantes de alguns dos mais importantes segmentos da indústria brasileira de material militar, o Ministério da Defesa certificou as primeiras empresas e os primeiros produtos estratégicos de defesa do país. Considerado marco do setor, o ato permite de imediato que as companhias classificadas como estratégicas obtenham vantagens competitivas para comercializar, por exemplo, aviões de combate, artefatos bélicos, munições, equipamento cibernético, produtos químicos, robótica para as Forças Armadas ou para compradores no exterior.



Cada empresa certificada terá benefícios fiscais e tributários que permitirão desonerar a cadeia produtiva entre 13% e 18%, tornando-as mais competitivas nos mercados interno e externo. No pacote, a indústria terá reduzida as alíquotas de IPI, PIS/Pasep e Cofins. Como resultado, estima-se que o segmento permitirá a oferta de 60 mil empregos diretos e 240 mil postos de trabalho indiretos.

Para o ministro da Defesa, Celso Amorim, a certificação das primeiras 26 empresas e dos 26 produtos será fundamental para assegurar ao setor autonomia para que enfrente os desafios do mundo atual. Segundo ele, a iniciativa beneficia segmentos que vão da “produção de pólvora a balística, passando pela área digital”.

Amorim alertou, no entanto, para o cuidado de que as empresas, sobretudo as que recebem financiamento ou outro incentivo do Estado, não sejam no futuro absorvidas por grupos estrangeiros que, na maioria dos casos, as adquirem com o objetivo de fechá-las e, deste modo, tirar do mercado uma concorrente. “Essas empresas não vão crescer e se desenvolver se não olharmos duas coisas: a demanda do Estado e o financiamento”, completou. Segundo o ministro, é necessário que a sociedade brasileira compreenda a importância do setor de defesa para o país.

O presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Material de Defesa e Segurança (Abimde), Sami Youssef Hassuani, fez uma exposição sobre os diversos momentos do setor, desde seu auge, nos anos 80, passando pelo seu enfraquecimento na década de 90, até o início, nos primeiros anos do século 21, das ações que levaram à retomada da indústria, dentre elas a adoção de um marco normativo que permitiu ao setor ser mais competitivo. “O evento que ocorre hoje tem significado extraordinário. E o mais importante é que nos deixa com a certeza do futuro. Estaremos juntos para atingir as próximas fases desse processo”, explicou.

O titular da Secretaria de Produto de Defesa (Seprod), Murilo Marques Barboza, contou que há sete anos o governo federal iniciou a reestruturação do segmento com o envio da proposta de legislação, que foi aprovada em 2012 pela presidenta Dilma Rousseff. A Lei nº 12.95/12 foi o marco para que nos passos seguintes ocorresse a regulamentação e culminasse com a série de benefícios para as indústria nacional.

Empresas e Produtos

Na edição de hoje (28), o Diário Oficial da União publica as Portarias nº 3.228 e 3.229, assinadas pelo ministro Amorim, com as 26 empresas e produtos estratégicos de defesa. São elas: AEQ, Akaer, ARMTEC, Atech, Avibras, Axur, BCA, Bradar, Condor, Dígitro, Embraer, EMGEPRON, Flight Tecnologies, Forjas Taurus, Grupo Inbra, IACIT, IAS, Imbel, Mectron, Nitroquímica, Nuclep, Orbital Engenharia, Opto, Rustcon, Spectra Tecnologia e Vertical do Ponto.

O diretor do Departamento de Produtos de Defesa do MD, brigadeiro José Euclides da Silva Gonçalves, explicou que essa relação poderá ser ampliada mensalmente pelos integrantes da Comissão Mista da Indústria de Defesa (CMIND), composta por representantes dos Ministérios da Defesa, Fazenda, Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e Ciência e Tecnologia. Nestas reuniões, os integrantes do conselho analisarão novas propostas de inclusão no sistema especial de tributação.



De acordo com o brigadeiro Euclides, existem 81 empresas cadastradas no sistema que buscam a aprovação para se tornarem estratégicas de defesa. Ele explicou que o setor tem cerca de 200 empresas. “Publicamos hoje no Diário Oficial as primeiras empresas beneficiadas. Isso abre caminho para que outras peçam os mesmos benefícios estabelecidos na legislação brasileira”, informou.

Leia aqui o Diário Oficial com as portarias, assinadas pelo ministro Amorim, que certificam as primeiras empresas e produtos estratégicos de defesa.

Foto: Jorge Cardoso
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
61 3312-4070

Revitalização do Rio São Francisco


quinta-feira, 28 de novembro de 2013

1° Simpósio Jurídico do Comando Militar do Sudeste. Saiba como foi.

Quarta, 27 Novembro 2013 10:54

26 Nov - 1° Simpósio Jurídico do Comando Militar do Sudeste

26 Nov - 1° Simpósio Jurídico do Comando Militar do Sudeste

Foi realizado no dia 26 de novembro, no auditório do Quartel General do Ibirapuera, o 1° Simpósio Jurídico do CMSE, que abordou o tema “A Justiça Militar Brasileira”. O evento teve como palestrantes o General de Exército Lúcio Mário de Barros Góes, do Superior Tribunal Militar; a Dra Telma Angélica Figueiredo, da 2ª Circunscrição Judiciária Militar; e o Dr Cláudio Martins, do Ministério Público Militar.

Cada palestrante abordou, no escopo de suas instituições, a missão, principais atividades e a organização jurídica do Superior Tribunal Militar, da 2ª Circunscrição Judiciária Militar e do Ministério Público Militar, respectivamente. O público, formado por estudantes de Direito e profissionais da área, pode conhecer e se aprofundar ainda mais nos temas inerentes à justiça militar no Brasil.

Galeria de Imagens




Instalação de pluviômetros automáticos pelo Exército

Projeto Pluviômetros Automáticos

O projeto "Pluviômetros Automáticos" tem como objetivo ampliar a rede de monitoramento pluviométrico no Brasil, para melhorar a previsão de desastres naturais e reduzir os danos socioeconômicos e ambientais.

O projeto consiste na instalação de pluviômetros automáticos em locais próximos a áreas de risco de desastres naturais, sendo necessário o estabelecimento de parcerias com entidades que possam abrigar este equipamento. Estas entidades formarão uma importante rede nacional de colaboração para redução de desastres, em conjunto com órgãos governamentais.

O pluviômetro é um aparelho meteorológico usado para recolher e medir, em milímetros, a quantidade de chuva precipitada durante um determinado tempo e local. Os equipamentos que serão instalados pelo Cemaden enviam os dados de forma automática e não necessitam de energia elétrica para funcionar. Como a função do equipamento é coletar e medir a chuva, é necessário que seja instalado em locais descobertos onde não haja obstáculos (árvores, prédios altos, etc.) que possam interferir na quantidade de chuva captada.

A função da entidade parceira será fornecer o local para a instalação do equipamento, permitir acesso aos profissionais de manutenção (fornecidos pelo Cemaden), zelar pela conservação do aparelho e comunicar eventuais problemas.

Proteção e Defesa Civil de Ubá instalaram nove pluviômetros automáticos
28 Nov 2013

Equipamentos fazem parte da rede nacional de monitoramento composta por 300 cidades de todo o país

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, em parceria com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, CEMADEN, instalou 9 pluviômetros automáticos em diferentes pontos da cidade para coletar dados sobre as chuvas que caem na região de Ubá.

O projeto "Pluviômetros Automáticos," uma iniciativa do Governo Federal através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação visa introduzir a cultura da percepção de riscos de desastres naturais no Brasil, envolvendo a população que vive em áreas de risco, fortalecendo as capacidades locais de enfrentamento de eventos adversos e consiste na instalação de pluviômetros automáticos em locais próximos a áreas de risco de desastres naturais.

Aldeir Ferraz, Coordenador da Proteção e Defesa Civil Municipal comentou: "os equipamentos foram instalados por 10 oficiais do Exército Brasileiro destacados para esta função e os pluviômetros localizados em Ubá fazem parte da rede composta por 300 cidades brasileiras que estão sendo monitoradas pelo CEMADEN e pela Secretaria Nacional de Defesa Civil."

O CEMADEN disponibiliza os dados das Plataforma de Coletas de Dados (PCDs) instaladas no âmbito do Projeto Pluviômetros Automáticos e os dados dos equipamentos que já estão em operação estão disponíveis para consulta pública através do link Estações pluviométricas automáticas no site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Equivalência do curso de Educação Física da ESEFEx ao curso superior de graduação em E.F. Do sistema federal de ensino


Almoço de confraternização em comemoração ao Dia do QAO (SALVADOR-BA)

  A Comissão Organizadora das comemorações do Dia do QAO - 2013, em Salvador, está programando o tradicional Almoço de confraternização, a ser realizado na Churrascaria SAL E BRASA, na orla de Pituaçu, com a seguinte programação:

      - Data:  21 de dezembro (sábado);
      - Hora:  12:30h;
      - Participantes: Militares da ativa, da reserva, civis convidados e familiares;
      - Preço por adesão:  Super promoção natalina, no valor do Rodízio, por pessoa,  de R$ 54,90 por  R$ 35,90 (bebidas e sobremesas a parte); o pagamento será efetuado diretamente na churrascaria no dia do evento.

      - Confirmações:
         Até 16 de dezembro,  pelos seguintes contatos: Cap Sampaio (E-mail,  capsam46@hotmail.com / Tel 8773-4244),                 Cap J. Antônio (Tel 9282-9666),   Cap Oliveira (E-mail,  cap.oliveira@gmail.com / Tel 3320-1993 - 9206-9195), Ten Zenildo (E-mail,  zenildo47@yahoo.com.br / Tel 3320-1800 / 9201-6373), Ten Ires (E-mail,  iresgutierriz@ig.com.br / Tel 3320-1893 - 9986-2858).

       Aproveite o encontro para se confraternizar com a família e amigos nos festejos de final de ano. Estamos aguardando o seu contato.  Churrasco é no Sal e Brasa!

       Atenciosamente,

       Cap Sampaio - P/ Comissão Organizadora.

Exército Brasileiro realiza ações que fazem a diferença


Formandos da EsIM durante o juramento à bandeira 
Desde 2007, o Exército Brasileiro vem contribuindo com a mudança na vida de jovens, famílias e comunidades do Baixo Sul da Bahia. A atuação incentiva a cidadania, inclusão social, proteção ao meio ambiente e disciplina para a população local.

Como resultados, destacam-se a implantação da primeira Escola de Instrução Militar do Nordeste na sede do Colégio Estadual Casa Jovem (CECJ), em Igrapiúna (BA), e a instalação do Tiro de Guerra em Valença (BA) – que possibilita aos convocados a prestação do serviço militar inicial nos municípios onde estão residindo.

Todas as ações são desenvolvidas em parceria com instituições ligadas ao Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDCIS). É o caso das Ações Cívico Sociais (Acisos), que, desde 2009, contam com o apoio da Associação Guardiã da APA do Pratigi (Agir)

O intuito é levar para as comunidades conhecimentos sobre civismo e cidadania, prevenção e combate ao uso de drogas, educação alimentar, saúde bucal e primeiros socorros. De acordo com Pedro Paulo da Silva, Diretor Executivo da Agir, as mobilizações buscam atender as demandas dos moradores. “Selecionamos os temas em conjunto. Visualizamos discussões relevantes para o contexto dos moradores de uma determinada região. Se temos uma concentração maior de jovens, por exemplo, fomentamos o diálogo sobre gravidez na adolescência”, conta.

A última ação, realizada de 18 a 20 de outubro, aconteceu nos municípios de Ituberá e Nilo Peçanha, com mais de 500 atendimentos médicos, odontológico, palestras e regularização de documentos do serviço militar. “Estou feliz por ter conseguido uma consulta médica. Espero que esse benefício venha mais vezes”, comenta Domingos Ramos, morador da comunidade de Lagoa Santa.

Agregando conhecimento e valores

Disciplina, cidadania e respeito são alguns dos aprendizados mais importantes para quem deseja seguir carreira militar. Com a proposta diferenciada de pedagogia, acaba de se formar a 3ª turma da Escola de Instrução Militar (EsIM). Inaugurada em 2011, a instituição possibilita a prestação do Serviço Militar aos estudantes do ensino médio e é a única localizada na zona rural do País.
Durante os oito meses de curso, os alunos aprendem noções básicas de comunicação militar, marchas, higiene, primeiros socorros, orientação e vigilância, além de receberem instruções de manejo de armamento e treinamento físico. 

“Os jovens da região que passaram a contar com essas unidades, prestam o serviço militar na comunidade em que vivem. Esse é o papel social que o Exército desenvolve: contribuir na preparação do cidadão”, destacou o General de Exército Joaquim Maia Brandão Júnior, do Departamento de Engenharia e Construção.

Para o aluno soldado Yago Souza, a oportunidade foi fundamental para ampliar os seus conhecimentos. “Foi muito bom participar da EsIM e o que aprendi aqui vou levar para toda a minha vida”. A sensação de que o filho teve uma formação diferenciada enche de orgulho Lucineia Souza, mãe de Yago Souza. “É muito gratificante saber que meu filho absorveu princípios que serviram para seu crescimento pessoal e profissional”.

Durante a cerimônia de formatura, que aconteceu no dia 24 de outubro na sede da escola, estiveram presentes o General de Divisão Racine Bezerra, Comandante da 6ª Região Militar, General de Divisão Moura Barreto, Ademário Reis, Diretor do CECJ, além de pais, alunos e comunidade.

Como aumentar sua privacidade no Facebook; aprenda

Recursos simples aumentam sua privacidade no Facebook; aprenda

Bianca Bellucci
Do UOL, em São Paulo 

O Facebook possui um atalho pouco usado em sua página inicial, que fornece acesso rápido a algumas das configurações de privacidades mais importantes. Para saber como utilizá-las e blindar a sua rede social, confira este passo a passo.
Se você tiver alguma dúvida ou desejar alguma dica sobre Facebook, envie um e-mail para uoltecnologia@uol.com.br, que ele pode ser publicado.
1. Entre no seu Facebook e clique no ícone do cadeado, localizado na parte superior direita da tela. Ele mostrará três opções de privacidade. Aprenda a utilizá-las nas próximas etapas.

2. A primeira opção, "Quem pode ver meus itens?", corresponde ao conteúdo que é exibido em sua linha do tempo e quem pode visualizá-lo. Recomenda-se que o usuário permita apenas que amigos tenham acesso à suas informações. Portanto, modifique de "Público" para "Amigos".
3. Já a segunda opção, "Quem pode entrar em contato comigo?", diz respeito às mensagens enviadas para seu perfil e as solicitações de amizades. Modifique as mensagens para "Filtragem restrita" – assim, só os amigos poderem conversar com você. A parte de solicitações fica a critério do usuário. Se ele quiser que qualquer pessoa o adicione, deixe em "Todos". Se não quiser, modifique para "Amigos de amigos".
4. E a última opção é para bloquear as pessoas inconvenientes ou aquelas de quem você não quer receber novidades (atualizações). Basta colocar o nome no espaço em branco e clicar em "Bloquear". Desta forma, ela não irá mais incomodá-lo. Se quiser ver a lista de bloqueados, clique em "Ver todos os usuários bloqueados".
Se você fizer uso da opção de bloqueio, é importante saber que o "bloqueado" pode acabar descobrindo. A pessoa não é alertada sobre essa ação. Mas, se entrar na página de quem a bloqueou, verá que não são mais amigos.

Abertura do calendário de festas populares da Bahia



O mês de dezembro é marcado pelos preparativos para a alta estação, com a abertura do calendário de festas populares da Bahia, que vem para agitar o Verão de moradores do estado e de turistas. E é com muito samba no pé que o Pelourinho entra nesta temporada. Na próxima segunda-feira, 02, o Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, promove no Centro Histórico a festa de comemoração ao Dia do Samba.
Festejado desde o ano de 1972, o 02 de dezembro foi escolhido como o Dia do Samba por ser a data em que Ary Barroso, autor do samba Na Baixa do Sapateiro, visitou a Bahia pela primeira vez. Apesar de nunca ter vindo ao estado antes, já havia escrito sobre aquela "Bahia que não me sai do pensamento", verso que desde então é cantado por gerações de sambistas.
A primeira homenagem ao Dia do Samba aconteceu no Centro Histórico, e hoje a data já se consolidou como uma das nossas maiores festas populares, tendo reunido mais de 10 mil pessoas no último ano. Neste ano, a festa começa à noite, e conta com oito apresentações artísticas, reunindo alguns dos principais nomes do samba baiano, em todos os largos do Pelourinho.
No palco montado no Largo do Pelourinho, a partir das 19h, os grupos Trivial e Negros de Fé mostram ao público o autêntico samba de raiz , com clássicos de várias gerações que todos sabem cantar e dançar junto.
O Largo Pedro Archanjo será das sambistas Carla Lis, representando a nova geração do samba baiano, e de Gal do Beco, a carioca que adotou Salvador como cidade do coração, e tem uma história bastante respeitada junto ao samba da Bahia. O grupo Anjo Bomabre a festa no Largo Tereza Batista, que mais tarde é comandado por Claudya Costa, com um repertório que retrata a diversidade e história brasileira através do samba. E o Largo Quincas Berro D'Água, sempre lembrado com carinho pelo status de "casa do samba" que tantas vezes já lhe foi atribuído, participa da festa com os shows do grupo Sangue Brasileiro, e do cantor de samba de raiz, Neto Balla, que em sua trajetória tem tido muita proximidade com este espaço.
A programação é inteiramente aberta ao público. Dezembro dá a largada a momentos de celebrar a nossa cultura popular com tradição e festejos. Ainda na próxima semana, no dia 04, acontece no Pelourinho a Festa de Santa Bárbara, que reunirá fieis em celebração desde cedo, e  será marcado por uma extensa programação artística durante a tarde e a noite.

Programação Dia do Samba - Pelourinho - 02 DE DEZEMBRO
ATRAÇÃO
LOCAL
HORÁRIO
Trivial
Largo do Pelourinho
19h
Negros de Fé
Largo do Pelourinho
21h30
Carla Lis
Largo Pedro Archanjo
19h
Gal do Beco
Largo Pedro Archanjo
21h30
Anjo Bom
Largo Tereza Batista
19h
Claudya Costta
Largo Tereza Batista
21h30
Sangue Brasileiro
Largo Quincas Berro D'Água
19h
Neto Balla
Largo Quincas Berro D'Água
21h30

--
Assessoria de Comunicação
Centro de Culturas Populares e Identitárias - CCPI
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia - SecultBa
Tel.: (71) 3117-1509 / 3117-1505
Largo do Pelourinho, nº12, Centro Histórico