terça-feira, 26 de novembro de 2013

2ª DE inicia Exercício Agulhas Negras – Operação Paraibuna II

                      


     Teve início na manhã do dia 21 de novembro o Exercício Agulhas Negras, desta vez denominado Operação PARAIBUNA II. Este ano, o Exercício está sendo realizado na região compreendida pelos municípios de Caçapava, Taubaté, Jambeiro, Natividade da Serra, Paraibuna, Redenção da Serra, São Luiz do Paraitinga e Tremembé, todos situados no Estado de São Paulo.
     Empregando cerca de quatro mil militares do Exército Brasileiro, a operação ocorre no continente fictício Gama, em que dois países, o Marrom e o Azul, envolvem-se em um conflito assimétrico, contra o grupo denominado Exército Marrom Verdadeiro (EMV), cujas ações são calcadas no tráfico de drogas, assassinatos, ações terroristas e sabotagem de estruturas e de instalações governamentais Marrons e Azuis.
     Após solicitação do Governo Marrom, o Exército Azul decide apoiar a pacificação da área, de acordo com o Mandato do Órgão de Segurança Regional (OSR). A cooperação prevê o ingresso das Forças Azuis no País Marrom; estabelecimento de um Comando Combinado (Azul-Marrom); participação de observadores militares dos outros países do Continente para acompanhar as ações das Forças Militares empregadas; e estabelecimento da Área de Operações Atlântico.
     Na primeira fase do Exercício, tropas do País Azul ocuparão áreas de importância estratégica, que garantirão mobilidade e segurança para os habitantes da Região. Na segunda fase, será feita a neutralização do EMV, com a proteção de estruturas críticas, controle da área, e operações de evacuação de não-combatentes. Na fase final, espera-se que seja reestabelecida a segurança dos Azurrons (nativos do País Azul que vivem no País Marrom), o restabelecimento da paz regional, a devolução do comando ao governo Marrom e a desmobilização das tropas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário