CONTRIBUIÇÃO DO CEL WELLIGTON
Um novo tipo de vírus
Os softwares maliciosos de computador chegam à quinta geração. Agora, cobram resgate para devolver seus dados.
Faz tempo que um vírus de computador não preocupava tanta gente. Mas há um novo aí na praça, atacando máquinas que rodam Windows, que inaugura uma nova era. Foi batizado de CryptoLocker por empresas de segurança e ainda não há cura. Provavelmente jamais haverá cura para os computadores já infectados. O que haverá, nos próximos dias, são atualizações dos antivírus capazes de evitá-lo.
CryptoLocker é um ransomware, software que sequestra seus dados. Uma vez infectado o computador, o vírus criptografa todos seus arquivos (criptografia pesada). Depois de trancafiar os dados, contata um servidor da nuvem e lá armazena uma chave, uma senha. É esta senha que permite reaver os documentos. Ele ameaça: o pobre dono do computador contaminado tem 72 horas para pagar US$ 300 e, se o fizer, ganha a senha e pode reaver o que quase perdeu. Após o prazo, a senha é apagada para sempre e aí, acabou.
Como posso me proteger contra ransomwares?
Apesar de sua natureza ameaçadora, ransomware ainda é um tipo de malware. Recomendamos as mesmas dicas para ajudar a manter qualquer malware do seu PC:
• Instalar e usar uma solução antivírus up-to-date (atualizadíssima)
• Não clique em links ou abra anexos de fontes não confiáveis
• Lembrem-se: Bancos, Receita Federal e empresas de cobrança, entre outros órgãos, não costumam mandar e-mail de cobranças, com links e boleto em anexo. Isso é vírus!... Normalmente, entram em contato confirmando dados, ou enviam cartas com informações e solicitam o contato.
E-mails como "Olhem nossas fotos", "Veja sua pendência aqui" ou "Clique aqui para gerar o boleto" (dentre muitos outros), são todos vírus. Nunca abra e-mails de natureza desconhecida!
• Se recebeu um e-mail estranho e ficou em dúvida, não abra!
Alguns ransomwares podem deixar seu PC ou arquivos em um estado inutilizável. A recomendação é que se faça backup regularmente de seus arquivos importantes. Você deve fazer um cópia regularmente de seus arquivos em uma rede, um HD externo ou um pendrive.
Veja a reportagem no O Globo: http://oglobo.globo.com/tecnologia/um-novo-tipo-de-virus-10584285
Nenhum comentário:
Postar um comentário