quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Benefícios da canela

Benefícios da canela

Equipe Nutrição & Boa Forma | Agência Estado

A canela assim como outros temperos como o alho mostraram modular a atividade da insulina em estudos in vitro e podem ser benéficos no tratamento da diabetes. Está sendo sugerido que a sua ação na glicose sanguínea ocorra devido ao componente cinamaldeído que aumenta a liberação de insulina, melhorando a sua sensibilidade, aumentando a sua disposição e regulando alguns receptores. Alguns estudos com animais afirmam que o extrato aquoso da canela aumenta a expressão dos PPARs que estão envolvidos na regulação da resistência insulínica e na adipogênese.

Além do seu potencial no equilíbrio do metabolismo da insulina, algumas pesquisas também relacionaram a canela com propriedades para diminuir os níveis de LDL e triglicerídeos. Apesar dos resultados serem promissores tanto no controle do índice glicêmico como o do perfil lípido os resultados dos estudos ainda variam muito. Eles apontam que essas variações nos resultados ocorreram devido a população analisada, a dosagem e a quantidade de cinamaldeído das amostras.

Alguns efeitos adversos foram encontrados em animais como hepatotoxicidade, aumento no risco de sangramentos, queda do colesterol total e triglicerídeos, aumento de HDL e alergia/hipersensibilidade à canela. Por isso os cientistas alertam para a dose e forma de utilização dessa especiaria. O ideal é uma indicação adequada de um médico e/ou nutricionista.

Referência:

ALLEN, R.W. et al. Cinnamon use in type 2 diabetes: an uptaded systematic review and meta-analysis, Annal of Family Medicine, v.11, n.5, 2013.

Por Joyce Rouvier

Nenhum comentário:

Postar um comentário