Segurança
SP lança ferramenta que permite denunciar crimes via web
Serviço, que será lançado nesta terça-feira, garante anonimato dos usuários e pode ser acessado de um computador, smartphone ou tablet
Disque-Denúncia ganha versão digital nesta terça-feira (Comstock)
À meia-noite desta terça-feira, entre no ar uma ferramenta on-line que permite registrar denúncias de crimes por meio de computadores, tablets ou smartphones com acesso à internet. O site, lançado pelo Disque-Denúncia, serviço administrado pelo Instituto São Paulo Contra a Violência em parceria com a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo, poderá ser acessado no endereço eletrônico www.webdenuncia.org.br. As ocorrências serão registradas 24 horas por dia, sete dias por semana. Trata-se de uma extensão digital do 181. Assim como no telefone, o anonimato é garantido para todos os usuários do serviço on-line.
Leia também:
SP planeja criar disque-denúncia com recompensa
Além de fornecer dados básicos em relação ao crime, como local e características do criminoso, o cidadão também poderá anexar fotos e documentos. "A webdenúncia permite a participação do cidadão na ação direta da polícia. A espinha dorsal dessa ferramenta é o anonimato garantido", disse o secretário estadual de Segurança Pública, Fernando Grella.
Entre os crimes que podem ser comunicados pelo novo serviço, estão tráfico de drogas, homicídio, latrocínio roubo e furto de automóvel. Ao fim da denúncia, uma senha será fornecida pelo sistema para que o denunciante possa acompanhar a apuração da polícia.
Segurança — Para garantir a segurança das informações, o serviço recomenda que os usuários utilizem apenas equipamentos pessoais para o registro das ocorrências. "Não é recomendado utilizar computadores instalados em locais públicos e de propriedade de terceiros, tais como lanhouses e telecentros", diz o site do serviço.
(Com Agência Estado)
Nenhum comentário:
Postar um comentário