Desktop
DE SÃO PAULO
O tenente do Exército Cesar Galdino Filho, 26, afirma que contratar ex-militares tem vantagens: esses profissionais são mais disciplinados e pontuais, diz. Mas, por ficarem longe do mundo corporativo, sem construir uma rede de contatos, eles podem encarar dificuldades para conseguir um emprego.
Por isso, Galdino e Fábio Ferreira, 55, vice-diretor do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) Oeste, criaram o site Reserva Ativa. Nele, empresas podem buscar currículos de ex-militares --os que serviram como temporários, por até oito anos, ou os de carreira, que atuam por até 30 anos.
"Muitas vezes, os militares de carreira, que saem com menos de 50 anos, acabam se aposentando porque não têm contato com empresas", afirma Galdino.
No ar desde outubro deste ano, o site conta com vagas de 36 companhias e cerca de 300 currículos cadastrados.
O tenente Caio Pirutti Fraisoli, 26, era um deles. Formado em direito e recém-egresso da carreira militar, ele diz que é difícil entrar no mercado de trabalho por causa da falta de contatos.
"Nós ingressamos aos 18 anos na carreira militar, e a maioria não tem uma profissão antes disso. Ficamos um pouco perdidos, porque o mundo corporativo é diferente do militar", explica. Ele conseguiu um emprego de gerente de risco patrimonial.
O serviço é gratuito para os militares que se cadastram no site, assim como o anúncio de vagas pelas empresas. Mas, caso as companhias desejem buscar currículos específicos,precisam optar por planos de mensalidade.
O investimento para colocar a página no ar foi de cerca de R$ 30 mil.
VISÃO DO ESPECIALISTA
TATIANA PINA Consultora da empresa de recrutamento DMRH
É ESPECIFICO
A plataforma atende às necessidades de empresas que buscam candidatos com características muito específicas, além de dar visibilidade aos militares
CONCORRÊNCIA
A iniciativa precisa ser bem divulgada entre empresas e candidatos. Já existem muitos sites de vagas que sequer são conhecidos, por causa da concorrência
Nenhum comentário:
Postar um comentário