sexta-feira, 15 de novembro de 2013
Programa Calha Norte já beneficiou 74 municípios em 2013
Programa Calha Norte já beneficiou 74 municípios em 2013
Brasília 14/11/2013 – O Programa Calha Norte (PCN) celebrou, nos últimos três meses, 220 convênios contemplando cinco estados do Norte do país – Acre, Amazônia, Amapá, Rondônia e Roraima. Durante o ano, foram liberados quase R$ 134 milhões que beneficiarão 74 municípios, dos 194 inscritos.
Convênio firmado junto ao município de Brasiléia (AC), por exemplo, propiciou a construção de uma escola que irá atender cerca de 400 crianças. Em Roraima, o município de Alto Alegre recebeu a pavimentação de ruas e meio-fio totalizando cerca de oito quilômetros de asfalto. Em Rolim de Moura (RO), uma ponte será erguida, a qual facilitará o trânsito da população local.
Calha Norte
O programa surgiu com o objetivo de promover a ocupação e o desenvolvimento ordenado e sustentável da região amazônica. Obras em rodovias, portos, escolas, hospitais e redes de energia elétrica, além de instalações que reforçam a segurança nas fronteiras e o combate ao narcotráfico, integram as duas frentes do programa: o fortalecimento da defesa em prol da soberania e o incremento no desenvolvimento regional.
O apoio logístico do Calha Norte é feito por intermédio da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. Os militares instalados na região amazônica também contribuem para o fortalecimento da soberania nacional, realizando vigilância que abrange uma faixa de extensão de 10.938 quilômetros de fronteira, do extremo sul de Rondônia, até o município de Oiapoque, no Amapá.
Os convênios firmados com estados e prefeituras viabilizam projetos na área social, de esporte, educação, segurança e defesa, transporte, bem como aquisições de equipamentos e viaturas. Essas ações beneficiam 32% do território nacional, o que corresponde a uma área em que vivem cerca de oito milhões de pessoas.
O diretor do Calha Norte, brigadeiro Roberto Dantas, defende melhorias nas condições de vida da região. “É importante proporcionar assistência à população fixando o homem na sua localidade de origem.” Para ele, “a melhor maneira de proteger a parte de fronteira é você vivificar, é levar a presença do poder público para essas regiões para que o homem não fuja de lá e venha para os grandes centros”.
Entre as benfeitorias, Roberto Dantas cita a construção de sede de prefeituras e instalações de iluminação elétrica. Outro exemplo, segundo ele, é construção da escola de Parintins (AM). As obras da instituição de ensino ficaram prontas em 2012.
O Programa Calha Norte foi criado em 1985 no âmbito da Presidência da República e passou a ser subordinado ao Ministério da Defesa em 1999. O nome Calha Norte surgiu devido à extensão de responsabilidade, que no seu início, se limitou apenas a área norte do Rio Amazonas. Mas, atualmente, o programa abrange toda a região amazônica.
Foto: Programa Calha Norte/Arquivo
Assessoria de Comunicação Social
Ministério da Defesa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário