quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Instalação de pluviômetros automáticos pelo Exército

Projeto Pluviômetros Automáticos

O projeto "Pluviômetros Automáticos" tem como objetivo ampliar a rede de monitoramento pluviométrico no Brasil, para melhorar a previsão de desastres naturais e reduzir os danos socioeconômicos e ambientais.

O projeto consiste na instalação de pluviômetros automáticos em locais próximos a áreas de risco de desastres naturais, sendo necessário o estabelecimento de parcerias com entidades que possam abrigar este equipamento. Estas entidades formarão uma importante rede nacional de colaboração para redução de desastres, em conjunto com órgãos governamentais.

O pluviômetro é um aparelho meteorológico usado para recolher e medir, em milímetros, a quantidade de chuva precipitada durante um determinado tempo e local. Os equipamentos que serão instalados pelo Cemaden enviam os dados de forma automática e não necessitam de energia elétrica para funcionar. Como a função do equipamento é coletar e medir a chuva, é necessário que seja instalado em locais descobertos onde não haja obstáculos (árvores, prédios altos, etc.) que possam interferir na quantidade de chuva captada.

A função da entidade parceira será fornecer o local para a instalação do equipamento, permitir acesso aos profissionais de manutenção (fornecidos pelo Cemaden), zelar pela conservação do aparelho e comunicar eventuais problemas.

Proteção e Defesa Civil de Ubá instalaram nove pluviômetros automáticos
28 Nov 2013

Equipamentos fazem parte da rede nacional de monitoramento composta por 300 cidades de todo o país

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, em parceria com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, CEMADEN, instalou 9 pluviômetros automáticos em diferentes pontos da cidade para coletar dados sobre as chuvas que caem na região de Ubá.

O projeto "Pluviômetros Automáticos," uma iniciativa do Governo Federal através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação visa introduzir a cultura da percepção de riscos de desastres naturais no Brasil, envolvendo a população que vive em áreas de risco, fortalecendo as capacidades locais de enfrentamento de eventos adversos e consiste na instalação de pluviômetros automáticos em locais próximos a áreas de risco de desastres naturais.

Aldeir Ferraz, Coordenador da Proteção e Defesa Civil Municipal comentou: "os equipamentos foram instalados por 10 oficiais do Exército Brasileiro destacados para esta função e os pluviômetros localizados em Ubá fazem parte da rede composta por 300 cidades brasileiras que estão sendo monitoradas pelo CEMADEN e pela Secretaria Nacional de Defesa Civil."

O CEMADEN disponibiliza os dados das Plataforma de Coletas de Dados (PCDs) instaladas no âmbito do Projeto Pluviômetros Automáticos e os dados dos equipamentos que já estão em operação estão disponíveis para consulta pública através do link Estações pluviométricas automáticas no site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário