quinta-feira, 11 de julho de 2013

UnB é a 1ª federal a criar curso aberto online


UnB é a 1ª federal a criar curso aberto online

Bárbara Ferreira Santos

Depois de a USP criar o primeiro Mooc (sigla em inglês para cursoaberto, online e em massa) da América Latina, no mês passado, a primeira universidade federal a oferecer um progra­ma do gênero no Brasil é a Universidade de Brasília (UnB). Elaborado em parceria com o portal Veduca (www.veduca. com.br), o Mooc de Bioenergética é o primeiro do País na área de Ciências da Saúde e está dis­ponível online gratuitamente a partir de hoje. Há ainda propos­tas de aumentar essa modalida­de de ensino em outras universi­dades brasileiras.
Além da UnB, outras quatro instituições devem lançar cur­sos com o Veduca no segundo semestre: o Instituto Tecnologico de Aeronáutica (ITA), a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a PUC-SP e a PUC-RJ.
Os cursos devem ser na área de especialidades dessas univer­sidades. O ITA tem uma expertise muito grande no setor de Ae­ronáutica, por exemplo, e a FGV tem uma fortaleza muito grande nas áreas de Administra­ção, Economia e Direito", afir­ma Carlos Souza, fundador do Veduca.
Já o Mooc da UnB foi criado para suprir uma falta cursos online na área de Biologicas. "Um curso ccomo esse é básico, por exemplo, para qualquer médico. Hoje o perfil de quem faz Mooc é o aluno de Exatas e pou­cos são de Ciências da Saúde, exatamente porque ainda há fal­ta de cursos online nessa área", explica Souza.
Qualquer interessado pode se inscrever no site do Veduca para cursar o Mooc de Bioenergética. As aulas são grátis e não há limite de prazo para se inscrever e até para concluir o curso- é o aluno quem organiza o tem­po de estudo. 
Os vídeos disponíveis foram gravados no segundo semestre ao ano passado, em aulas dadas pelo professor Fernando Fortes de Valencia, da UnB, aos alunos de Ciências Biológicas de licenciatura e bacharelado da instituição. Dividido em 14 aulas (com 1h20 e separadas em quatro partes, em média) o Mooc oferece fóruns de discussão, testes.online e debates com professor.
No fim do curso, que em média leva três meses para ser concluido, haverá uma prova presencial e distribuição de certificado para quem for aprovado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário