segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Convenção da Adesg destaca ações fomentadas no Baixo Sul da Bahia


Convenção da Adesg destaca ações fomentadas no Baixo Sul da Bahia
Representantes do Baixo Sul da Bahia e Presidente da Adesg, Pedro Berwanger (centro), durante evento
Fundada em 1951, a Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg) tem a missão de agregar os formados pela Escola Superior de Guerra (ESG) – estrutura vinculada ao Ministério da Defesa, que funciona como um centro de estudos e pesquisas. Anualmente, os membros da Adesg se mobilizam para discutir questões de interesse nacional em uma convenção. Em 2013, a 12ª edição elegeu como tema “Desenvolvimento e Sustentabilidade: Educação e Meio Ambiente para o Século XXI”.

A programação do evento, realizado em Brasília entre os dias 28 e 31 de outubro, tomou como referência as ações fomentadas pelo Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDCIS), apoiado pela Fundação Odebrecht e parceiros públicos e privados. Cerca de 200 pessoas, em sua maioria representantes da Adesg nos Estados brasileiros, assistiram palestras sobre o modelo que busca incentivar a geração de trabalho e renda, a educação do campo de qualidade e a construção de uma sociedade mais justa e solidária, alinhadas à conservação dos recursos naturais.

Jovem Benivaldo Santos compartilha sua história

Benivaldo Santos, 25 anos, foi um dos beneficiados pelo PDCIS que participou da convenção para compartilhar sua história. Ele é ex-aluno da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN). “Não quero sair da região. Tenho um laço de confiança com a minha comunidade. Eles acreditam em mim. Não tinha sonhos e nesses últimos anos conquistei muitas coisas”, afirma o morador da comunidade Ouro Preto, localizada no município baiano de Presidente Tancredo Neves. Atualmente, o jovem empresário rural financiou uma propriedade de 20 hectares e está buscando a sustentabilidade na zona rural. “É fantástico ver a transformação na vida das pessoas. Acho que isso é o mais importante”, destaca Pedro Berwanger, Presidente da Adesg.

O evento foi marcado ainda pela assinatura de um Termo de Cooperação, no dia 30 de outubro, entre a Adesg Nacional e a Fundação Odebrecht. “A nossa ideia é exportar o modelo PDCIS, adaptando as regiões. A parceria visa replicar o Programa em outras localidades, por meio das unidades da Associação”, conta Berwanger. Ricardo Cabral, Almirante da Marinha Brasileira e presidente eleito para o próximo mandato da Adesg, completa: “Só tem a agregar essa união de esforços com a Adesg, que está em todo Brasil. Essa integração é muito importante e útil para a sociedade brasileira”.


Pedro Berwanger e Maurício Medeiros assinam acordo
Para Mauricio Medeiros, Presidente Executivo da Fundação Odebrecht, o grande diferencial do PDCIS é seu sistema inovador de Governança Participativa. “O tecido social se fortalece quando temos a oportunidade de governos, sociedade civil e empresas atuarem juntos e contribuírem para a promoção do desenvolvimento e crescimento integrado com sustentabilidade com foco na inclusão social”, acredita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário