Médicos aumentam idade mínima para exame de próstata de 45 para 50 anos
http://veja.abril.com.br/noticia/saude/medicos-aumentam-idade-minima-para-exame-de-prostata-de-45-para-50-anos
Mudança da Sociedade Brasileira de Urologia tem como objetivo evitar diagnósticos em excesso e tratamentos desnecessários de câncer de próstata
Exame de PSA: Urologista recomenda que todo homem com mais de 50 anos vá ao médico fazer os exames de câncer de próstata (ThinkStock)
Saiba mais
PSAPSA é a sigla em inglês para antígeno prostático específico, uma proteína produzida pelas células da próstata e considerada um importante marcador biológico para determinar o risco de desenvolver o câncer de próstata. O exame de PSA sozinho, no entanto, não é capaz de fornecer informações suficientes para determinar se o paciente tem ou não a doença.
Leia também:
Afinal, o PSA é útil ou não para definir o tratamento de câncer de próstata?
Segundo Aguinaldo Nardi, presidente da SBU, 25 especialistas se reuniram para discutir os estudos existentes no mundo todo e as atualizações sobre essa prática. Ele diz que o “rastreamento oportunista” (quando o homem procura voluntariamente o médico para fazer exames a partir de uma certa idade) precisa existir como forma de prevenir a doença. “Todo homem com mais de 50 anos deve ir ao médico fazer os exames de PSA (proteína que, em níveis aumentados, pode indicar existência de câncer) e de toque retal.”
Mudanças — De acordo com Nardi, a alteração na idade mínima será feita porque há um excesso de diagnósticos de cânceres de próstata que não se desenvolveriam de forma agressiva. “São os chamados cânceres indolentes. O homem tem câncer, mas ele não chega a ser invasivo, não sai da próstata e se desenvolve tão lentamente que não traria problemas. Acredita-se que cerca de 20% dos tumores são indolentes”, explica. O professor Carlos D’Ancona, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), diz ainda que o excesso de diagnóstico leva a tratamentos desnecessários, que podem causar efeitos colaterais, como disfunção erétil e incontinência urinária.
O problema disso, reconhece Nardi, é que não existe um marcador de risco que aponte com segurança se o câncer diagnosticado no paciente será ou não agressivo. Por isso, foram estabelecidos critérios para definir qual seria o câncer indolente. “Se a biópsia da próstata apontar no máximo dois fragmentos alterados que estejam menos de 50% comprometidos e o resultado do PSA for menor do que 10, a suspeita é que esse será um câncer indolente”, diz. Nesses casos, a indicação será monitorar o PSA a cada três meses e refazer a biópsia a cada dois anos.
Diretrizes internacionais — Em maio deste ano, Sociedade Americana de Urologia redefiniu a faixa etária para a qual recomenda o exame PSA, aumentando a idade mínima, que antes era de 50 anos, para de 55 a 69 anos. O órgão manteve a orientação aos grupos de risco: continua valendo a recomendação do teste a partir dos 40 anos de idade.
O que é o câncer de próstata?
Embed:
Gustavo Cardoso Guimarães, chefe do Núcleo de Urologia do Hospital A.C. Camargo
- O que é o câncer de próstata?
- Existe mais de um tipo de câncer de próstata?
- Quais são as possíveis causas do câncer de próstata?
- Como o tumor de próstata se desenvolve?
- Quem está mais sujeito a desenvolver a doença?
- Quais hábitos e comportamentos diminuem a chance de contrair a doença?
- A prostatite é um fator de risco para o câncer de próstata?
- Quais são os sintomas do câncer de próstata?
- Como o exame de toque detecta o câncer de próstata?
- Existem outros exames para detectar o câncer de próstata?
- O que é o exame de PSA e por que ele está sendo questionado por órgãos de saúde?
- Quando o paciente com menos de 50 anos deve procurar o médico?
- Quais são os tratamentos para o tumor de próstata localizado?
- Quais podem ser os efeitos colaterais da remoção da próstata?
- Quais podem ser os efeitos colaterais da radioterapia?
- Como funciona a hormonoterapia?
- Quais podem ser os efeitos colaterais da terapia hormonal?
- Quais são as chances de cura para um paciente com câncer de próstata?
- Existe uma vacina contra o câncer de próstata?
- Quais são os novos tratamentos mais promissores contra o câncer de próstata?
Nenhum comentário:
Postar um comentário