sexta-feira, 31 de maio de 2013

Jantar Dia dos Namorados no Hotel Fiesta (Salvador-Bahia)

Jantar Dia dos Namorados no Hotel Fiesta

Solicitação do Cap R1 Estevam



Aeronáutica abre 96 vagas para controle aéreo

Aeronáutica abre 96 vagas para controle aéreo

Candidato deve ter nível médio e entre 18 e 24 anos. Curso de formação de sargentos será em Guaratinguetá (SP).

A Aeronáutica abriu 96 vagas para o Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (modalidade especial) da especialidade de Controle de Tráfego Aéreo de 2014.
No site da Aeronáutica, é possível ver o edital. O candidato deve ter concluído ou estar em condições de concluir, com aproveitamento, o ensino médio do Sistema Nacional de Ensino e não ter menos de 17 anos e nem completar 25 anos até 31 de dezembro de 2014.
O concurso destina-se a selecionar cidadãos brasileiros, de ambos os sexos, para serem habilitados à matrícula no CFS-ME-BCT, a ser realizado na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP), a partir de 2014.
O Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (Modalidade Especial) da Especialidade Controle de Tráfego Aéreo (CFS-ME-BCT) é ministrado sob regime de internato, na EEAR, em Guaratinguetá, com duração aproximada de 1 ano e abrange instruções nos campos militar e técnico-especializado.
As inscrições devem ser feitas de 4 a 20 de junho nos sites www.fab.mil.br e www.eear.aer.mil.br. A taxa é de R$ 60.
O concurso terá exame de escolaridade, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico e análise e conferência dos critérios exigidos e da documentação prevista para a matrícula no curso.
As provas escritas serão aplicadas em 18 de agosto nas cidades de Belém, Recife, Fortaleza, Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, São José dos Campos/SP, Campo Grande, Porto Alegre e Canoas/RS, Curitiba, Brasília, Manaus e Porto Velho.

Concurso Público destinado ao provimento de 101 Cargos da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Técnológico (EBTT), nos Colégios Militares

O Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), informa que está com inscrições abertas até o dia 17 de junho para o Concurso Público destinado ao provimento de 101 Cargos da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Técnológico (EBTT), nos Colégios Militares (CM). Desse total, seis serão para pessoas com deficiência.
Informações poderão ser obtidas na página:
(http://www.decex.ensino.eb.br/default.php?url=concurso_prof) e na respectiva página do Colégio Militar para o qual o candidato pretende prestar concurso.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

O VALE DAS BURRAS - Enfermeiras FEB

Retirado do site  http://www.anvfeb.com.br/o-vale-das-burras/#more-577

Permalink

O VALE DAS BURRAS

Vanguarda, região de Valdibura – Itália. 32nd Field Hospital – “B” Platoon 1º Plano, sob chefia do Capitão norte-americano Arke B. Bawyer do 5º Exercito.
O Field Hospital foi organizado na segunda guerra dado a urgente necessidade de salvar os feridos da morte, portadores dos ferimentos mais graves, não podendo os mesmos suportar sua evacuação para mais distante numa região quase instransponível e visada pelo inimigo.
Situado o mais próximo da Linha de Frente, na região de Pavana Valdibura, recuado a poucos quilômetros dos setores de combate, e menos do quartel central avançado da Força Expedicionária Brasileira, sediado em Porreta-Terme, sob o comando Superior do Excelentíssimo General João Batista Mascarenhas de Moraes.
Por essa razão, limitado ao mínimo, porém mais eficiente no seu equipamento, tanto de pessoal de Saúde, quanto de material cirúrgico, manutenção e alojamento, facilitando assim o seu imediato deslocamento e rápida acomodação, conforme a gravidade e urgência da situação.
Nesse Hospital de Campo, serviram cinco enfermeiras apenas, sendo: duas instrumentadoras da Sala de Operações (Operating Roon), uma na Portaria (Reecivin) ou seja, Sala de Shock, e duas Enfermeiras de Cirurgia (na Surgical Ward).
E, foi, durante o período álgido das renhidas batalhas, pela posse de Monte Castelo – Belvedere, na montanha Torracia, num ambiente agravado pelo intenso e rigorosissímo inverno em campanha (desde 21 de novembro de 1944 até 21 de abril de 1945, cinco meses justos), em que tudo para nós, ali, era difícil chegar, ou se extraviavam correspondência, fornecimento de agasalhos adequados, presentes do Brasil, devido em parte, creio a distância e ao setor. Justamente para aquelas que mais precisavam de conforto, sob todos os pontos de vista.
Éramos, então, as esquecidas do ‘Vale das Burras’, conforme nos apelidávamos em Valdibura. Os nomes das bravas enfermeiras Febianas: Altamira Pereira Valadares, Carmem Bebiano, Jacyra de Souza Góes, Juracy Franca Xavier e Neuza de Mello Gonçalves.
Jacyra Souza Góes
Juracy Franca Xavier
Neuza de Mello
Altamira P.Valadares
Carmem Bebiano












FONTE: 
Enf. Vet. Altamira Pereira Valadares
 - Centro de Documentação Histórica do Brasil
Pesquisa da II Grande Guerra Mundial, Batatais/SP
Material gentilmente enviado por
Vanderley Santos Vieira – Jornalista
(Colaborador do site)

Jatos fazem exercício de defesa sobre o Maracanã


Jatos fazem exercício de defesa sobre o Maracanã

Caças "interceptaram" avião; FAB também pretende usar Drones na segurança Aérea

Após detectar um avião de médio porte "em atitude furtiva e hostil" voando sem identificação no espaço aéreo do Rio, próximo ao estádio do Maracanã, o sistema de defesa militar pôs no ar dois caças F-5M e deixou claro se necessário, os jatos poderiam usar a Força do canhão de bordo, um poderoso 20 milímetros de tiro rápido ou de mísseis ar-ar Piranha. A prioridade, porém, era obrigar o intruso a pousar. A operação foi rápida, de 20 minutos. O avião invasor desceu. O exercício da Força Aérea Brasileira (FAB) tinha sido um sucesso.
A aeronave turboélice "Interceptada", um Emb-120 Brasília (C-97 na designação da Força), transportava jornalistas, chamados ontem pela FAB para acompanhar o exercício que integra o esquema de segurança do País para a Copa das Confederações, evento esportivo que começa no próximo dia 15.
Drones. A FAB também anunciou o uso de ao menos um drone, o veículo não tripulado, em Brasília, no dia 15 de junho, no esquema de vigilância do jogo de abertura da competição.
O modelo RQ-450, fabricado em Israel, é um dos quatro da frota da FAB. A aeronave estará em operação durante o período de restrição do espaço - uma hora antes e quatro horas depois do início do jogo ao tráfego sobre o estádio Mané Garrincha.
O drone vai decolar da Base Aérea e cumprirá a missão de reconhecimento de toda a área de segurança estabelecida ao redor do complexo, com o cuidado de não interferir no trânsito aéreo fora do perímetro fechado. Está em análise a utilização de Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant) na final, no Rio. Também não está definido o emprego das aeronaves na Jornada Mundial da Juventude, que ocorrerá de 23 a 28 de junho, no Rio.
Os RQ-450 da FAB, fabricados pela israelense Elbit Systems, são equipados com uma câmera colorida de alta resolução que envia os dados ao vivo por meio de um sistema de transmissão de dados. Também é possível obter imagens em preto e branco com o uso de um modo infravermelho, que permite identificar pessoas, veículos e movimento, mesmo a noite ou sob copas de árvores, por exemplo. O Vant brasileiro não opera armado. A autonomia é de 36 horas. Desta forma, se necessário, duas unidades podem manter a vigilância ininterruptamente. Os drones integram o Esquadrão Hórus, da Base de Santa Maria (RS).
Com 10,5 metros de envergadura e 6,1 m de comprimento, os Vants são pintados de cinza claro como recurso de camuflagem. Podem atingir até 5.500 metros de altitude. Emitem pouco ruído. O RQ-450 é comandado por uma dupla de oficiais que permanece em uma cabine no solo, eventualmente instalada a quilômetros de distância da zona de atuação.
Exército e Marinha. O ensaio de ontem envolveu, também, um time do Exército, que simulou a tomada da estação de energia que abastece todo o Maracanã, ameaçada, em tese, de ocupação por um grupo radical. Em outro cenário, a Marinha inspecionou dezenas de embarcações na Baía da Guanabara. Os fuzileiros navais "resgataram" um atleta "sequestrado" por terroristas - ou traficante.

1º Grupamento de Engenharia instala poços artesianos no Nordeste

1º Grupamento de Engenharia instala poços artesianos no Nordeste
João Pessoa – O Ministério da Defesa e o Ministério da Integração Nacional firmaram um convênio para perfuração e instalação de poços artesianos no Nordeste.

O Exército Brasileiro, por intermédio do Comando do 1º Grupamento de Engenharia (1º Gpt E), coordenará os trabalhos que serão desenvolvidos para atender aos objetivos desse Termo de Cooperação.

Cabe ao 1ª Gpt E a missão de perfurar e instalar, por intermédio de suas Organizações Militares,  duzentos poços artesianos nos Estados da Paraíba, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia. Serão instaladas quarenta unidades em cada um desses Estados, indicados pelo Ministério da Integração Nacional. Já os municípios ou localidades onde os poços artesianos serão construídos foram definidos pelos governos estaduais.

Os poços serão edificados em duas fases. Na primeira, sessenta unidades serão construídas com meios próprios existentes nas Unidades. Os cento e quarenta poços restantes serão perfurados e instalados na segunda fase, a partir da aquisição de perfuratrizes e outros equipamentos.

O primeiro produto desse convênio foi executado pelo 1º Batalhão de Engenharia de Construção e entregue à comunidade do Sítio Juá, em Caicó (RN), no dia 16 de maio de 2013.

Cerca de 40% dos brasileiros têm intolerância à lactose

Qui , 30/05/2013 às 12:32 | Atualizado em: 30/05/2013 às 12:32

Cerca de 40% dos brasileiros têm intolerância à lactose

Agência Brasil
  • Hugor Sales | Arquivo | Ag. A TARDE
    Leite, queijo, iogurte e manteiga podem trazer náuseas e dor no estômago
Leite, queijo, iogurte e manteiga são alimentos facilmente encontrados na mesa dos brasileiros, mas para cerca de 40% da população podem trazer náuseas, diarreia, excesso de gases, dor de estômago entre outros incômodos. Isso acontece devido a uma incapacidade que essas pessoas têm de digerir lactose, o açúcar do leite. É a intolerância à lactose.
Para digerir esse açúcar, o organismo precisa produzir uma enzima chamada lactase, que divide o açúcar do leite em glicose e galactose. A incapacidade de produzir a lactase pode ser genética ou ocasionada por algum problema intestinal que a interrompe temporariamente.
De acordo com Ricardo Barbuti, gastroenterologista membro da Federação Brasileira de Gastroenterologia, a capacidade de produzir a lactase é geneticamente determinada. "Quem tem a predisposição para produzir menos enzimas, na medida em que o tempo passa, vai perdendo a capacidade de digerir a lactose. Todo mundo que tem geneticamente uma intolerância, tem uma má absorção de lactose, mas isso não causa sintomas sempre", disse Barbuti. Há países, como o Japão, em que praticamente toda a população tem essa característica.
O especialista explica que geralmente os sintomas aparecem entre meia hora e uma hora depois da ingestão do leite ou derivados, como chocolate, sorvetes, leite condensado, creme de leite, iogurte, manteiga, pudins e queijos. Barbuti ressalta porém, que isso depende do grau de intolerância à lactose e de quanta lactose tem o alimento ingerido. "Queijos quanto mais duros, menos lactose. Um parmesão, por exemplo, tem pouca lactose, enquanto um queijo mais mole tem mais lactose" explicou o especialista.
O Iogurte, por exemplo, tem menos lactose, já que o leite é fermentado e, no processo de fermentação, as bactérias consomem a lactose.
Já para Simone Rocha, nutricionista presidente da Associação de Nutricionistas do Distrito Federal, outro fator que pode causar intolerância alimentar de qualquer tipo, inclusive à lactose, é a superexposição a determinado alimento. "A superexposição pode causar intolerância, porque você come tanto que o seu organismo não consegue produzir enzimas para quebrar tudo", explica Simone.
De acordo com Barbuti, as pessoas estão tendo mais acesso ao diagnóstico de intolerância à lactose. "O médico está mais atento a esse problema. O exame mais comum, que é o teste sanguíneo, é de fácil execução e está mais disponível à população, inclusive pelo SUS [Sistema Único de Saúde]", avaliou o especialista. Ele conta que existe ainda um teste genético, em que os genes do paciente são estudados para saber se existe carga para a intolerância, porém este exame está disponível em pouquíssimos lugares no Brasil.
O especialista ressalta que existe diferença entre intolerância alimentar e alergia, que é uma reação imunológica descontrolada do organismo a alguma substância.
Para quem tem intolerância à lactose e faz questão de continuar consumindo derivados do leite, Barbuti explica que existem no mercado comprimidos de lactase. No Brasil, a lactase é encontrada apenas nas farmácias de manipulação, pois, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a enzima lactase é um medicamento de origem biológica. Em outros países, no entanto, a enzima é considerada alimento e tem venda liberada em farmácias e supermercados. Segundo a agência reguladora, ainda não há, no país, interesse das empresas em desenvolver o produto para vendas nas farmácias.
Outra alternativa para não passar mal ao ingerir derivados de leite são os probióticos, "as bactérias do bem", que quando tomadas continuamente podem melhorar a digestão da lactose. Estes recursos são especialmente importantes para mulheres que já passaram pelo período da menopausa e precisam ingerir derivados do leite para absorverem cálcio.

Novo centro de comando do estado será testado domingo

Novo centro de comando do estado será testado domingo
30 Mai 2013

Espaço, inaugurado amanhã, reunirá imagens de mais de mil câmeras

Vera Araújo

 

No final de 2010, a decisão estratégica das forças de segurança de ocupar o Complexo do Alemão e pôr fim ao terror imposto pelos bandidos da região, que ateavam fogo nos ônibus da cidade, saiu de uma sala de 50 metros quadrados na Central do Brasil: o gabinete do secretário de Segurança, José Mariano Beltrame. A partir de amanhã, com a inauguração do Centro de Acompanhamento de Grandes Eventos e Gerenciamento de Crises, de 2.600 metros quadrados, o secretário não precisará mais usar a sede da Secretaria de Segurança. Os representantes das forças policiais ou de outras instituições públicas poderão se reunir e acompanhar o que acontece no estado de um telão que ocupa uma parede de 17 metros de largura por cinco metros de altura, com capacidade de gerar imagens provenientes de mais de mil câmeras.

PROJETO DE R$ 104,5 milhões

O evento-teste da primeira fase do Centro Integrado de Controle e Comando (CICC) - que ocupa 10.625 metros quadrados de área construída -, na Cidade Nova, já acontece neste domingo, na estreia oficial do Maracanã no jogo do Brasil com a Inglaterra, pela Copa das Confederações. A tecnologia é a marca do lugar. Além da parede de vidro, com 98 telas de LED de 55 polegadas - nas quais poderão ser vistas imagens de 457 câmeras dos batalhões da PM e de 600 da prefeitura -, haverá uma mesa redonda com 21 lugares onde os analistas poderão planejar as ações ao simples toque numa tela de 70 polegadas, como se fosse um tablet gigante. O centro custou R$ 104,5 milhões - 75% do estado e o restante do governo federal. Os equipamentos também serão usados no monitoramento da Jornada Mundial da Juventude, em julho.
- Esta primeira parte do CICC está voltada para análise e acompanhamento de eventos e crises. Estamos entregando à Secretaria Extraordinária de Grande Eventos, que coordena a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude, a fim de que seja possível monitorar de perto esses eventos internacionais. É importante dizer que este centro não é só do estado, mas dos governos federal e municipal. Qualquer instituição pode se reunir aqui e tomar decisões durante crises, tanto em questões de segurança pública, como em problemas de enchentes, como ocorreu na Região Serrana- explicou Beltrame, que entrega o centro amanhã ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso.
No segundo semestre, entra em funcionamento a segunda parte do CICC, com a transferência das centrais de atendimento da PM (190), da Polícia Rodoviária Federal (191), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu (192) e do Corpo de Bombeiros (193), por 24 horas. A ideia é manter as informações num só lugar. Por isto, haverá 224 posições para teleatendimento. Atualmente, o serviço 190 da PM fica na torre da Central do Brasil.

Inspiração no exterior

Para obter imagens de outros pontos do estado, a Secretaria de Segurança está fazendo acordos com a Agência Reguladora de Transportes (Agetransp) para receber imagens dos trens, das barcas e do metrô, além de ter acesso às câmeras de concessionárias que administram a Ponte Rio-Niterói, a Linha Amarela e outras importantes rodovias.
Antes da construção, o subsecretário de tecnologia da Secretaria de Segurança, Edval Novaes, visitou centros integrados de comando e controle de cidades como Nova York, Istambul e Cidade do México.
- Tentamos reunir o que havia de melhor em cada um deles, além de adequá-lo à nossa realidade - disse Novaes. - Futuramente, usaremos no nosso CICC as imagens captadas pelas nossas aeronaves.
Inicialmente, o prazo para a construção do centro era de dez meses, ao custo de R$ 36,1 milhões. Mas o projeto teve várias alterações e demorou 38 meses. Segundo Novaes, as mudanças foram feitas levando em consideração a segurança da informação e a necessidade de se manter o centro funcionando mesmo com um blecaute. A obra custou R$ 70 milhões; a parte de tecnologia da informação, R$ 27,4 milhões; e a mobília, R$ 7,1 milhões.

Concerto gratuito traz músicos alemães e brasileiros a Salvador

Concerto gratuito traz músicos alemães e brasileiros a Salvador


A apresentação faz parte da série 'Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014' e acontece no Mosteiro de São Bento


Editoria Cultura & Comportamento
publicidade
Ensemble Young Euro Classic se apresenta nesta terça-feira no Mosteiro de São Bento
Uma ótima oportunidade para os amantes da música erudita na Bahia. Na próxima terça-feira(4), às 20h, acontecerá a apresentação da Young Euro Classic Orquestra Brasil – Alemanha, no Mosteiro de São Bento (Largo de São Bento, 01, Centro). Esta orquestra ficou conhecida como uma das melhores orquestras jovens do mundo.
Com entrada franca, o espetáculo faz parte da programação da Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014, que até junho de 2014, por meio de inúmeros eventos nos centros urbanos do Brasil, mostrará ao povo brasileiro a Alemanha autêntica e uma abrangente imagem de sua economia, cultura, educação, esporte, ciência e tecnologia para o País.

Veja outros shows programados para Salvador
Intercâmbio
Composta por jovens músicos brasileiros e alemães, sob a regência de Lothar Zagrosek, a orquestra iniciou sua turnê em São Paulo e já passou por Porto Alegre, Rio de Janeiro, Vitória, Goiânia, Brasília, Manaus, Belém e Fortaleza. O espetáculo seguirá em turnê por mais duas cidades brasileiras – Cuiabá (MT-6/06) e Ribeirão Preto (SP-08/06).
 
Os responsáveis pelo projeto "Alemanha e Brasil 2013/2014" são o Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, a BDI Brazil Board, o Goethe-Institut, o Ministério de Educação e Pesquisa da Alemanha e o Ministério para Cooperação e Desenvolvimento. A direção do projeto está a cargo da BDI Brazil Board.

Young Euro Classic Orquestra Brasil – AlemanhaQuando - 04 de junho 2013 (terça-feira), às 20h
Local - Mosteiro de São Bento (Largo de São Bento, 1, Centro)
Entrada: franca
Informações - www.alemanha-e-brasil.org




Tags: Orquestra, Ensemble, Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014, Ensemble Young Euro Classic se apresenta nesta terça-feira no Mosteiro de São Bento

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Preços dos imóveis não vão cair em 2013, apontam especialistas


Preços dos imóveis não vão cair em 2013, apontam especialistas

Expectativa é de que os valores praticados no mercado imobiliário vão crescer mais comedidamente do que no ano passado
publicado em 22/05/2013 às 8:06 ,
atualizado em 22/05/2013 às 9:38
por Guilherme Yoshida | Fonte: ZAP Imóveis


Apesar da leve queda que os preços dos imóveis sofreram no primeiro bimestre de 2013, conforme o ZAP Imóveis antecipou, as expectativas são que os valores praticados no mercado imobiliário continuem a subir ao término do ano.
Enquanto não houver alterações na Lei do Zoneamento e nos valores dos terrenos, não acontecerá a redução nos preços, diz economista
Segundo pesquisa divulgada pelo Secovi-SP (Sindicato da Habitação), a variação real dos preços dos imóveis no primeiro trimestre de 2013 foi de alta de 1,4% em relação ao ano anterior.
Este aumento, no entanto, é menor do que o registrado em todo o ano de 2012, quando os valores subiram 3% na comparação com o acumulado de 2011. E é justamente este cenário que os especialistas esperam até o próximo mês de dezembro.
“Acreditamos que os preços vão continuar subindo, mas, não da mesma velocidade que antes”, analisou Claudio Bernardes, presidente do Secovi.
“Os preços dos imóveis não têm como cair. Enquanto não houver alterações na Lei do Zoneamento e nos valores dos terrenos, não acontecerá esta redução. Além disso, os insumos [para a construção civil] sobem todos os meses. Então, tudo isso acaba refletindo nos preços dos imóveis”, completou Celso Petrucci, economista-chefe do sindicato.
O Índice FipeZap de abril, o último divulgado até o momento, comprova a tese dos profissionais do setor. O indicador apontou que o preço anunciado do metro quadrado no Brasil aumentou 1,1% no quarto mês do ano.
Porém, apesar deste reajuste, notou-se que a variação nos valores tem desacelerado: a alta acumulada em 2013 está em 3,9%, bem menor dos 5,3% anotados no mesmo período do ano passado.
“O mercado imobiliário vai crescer mais comedidamente do que no ano passado. Mas, eu não vejo muita alteração nos valores em 2013. Analisando o horizonte, os preços vão, no mínimo, se manter em relação a 2012”, finalizou Emilio Kallas, vice-presidente de Incorporação e Terrenos Urbanos da entidade.

Saiba o que observar ao comprar um imóvel usado

Saiba o que observar ao comprar um imóvel usado

Avalie a construção do empreendimento, ou seja, se há rachaduras ou infiltrações; verifique também a vizinhança e os meios transporte
publicado em 31/01/2013 às 10:40 ,
atualizado em 31/01/2013 às 10:53
Fonte: ZAP Imóveis
Comentar


Não erre na hora de comprar um imóvel usado (Fotos: Thinkstock)
Ao procurar um imóvel usado, é comum ter aquelas famosas dúvidas: onde comprar? Será que vale a pena investir em um apartamento antigo? Para não ficar perdido, é preciso estar atento a fatores capazes de influenciar a avaliação da casa. Confira as dicas que o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-RJ) e imobiliárias de São Paulo, listaram para o cliente não ter dores de cabeça futuras na hora de adquirir um novo bem.
1 – Verifique a localização, a vizinhança e os meios de transporte. Os serviços públicos e o comércio, como padaria, hospitais e bancos, também são pontos importantes a serem observados. Feiras e casas noturnas podem atrapalhar.
2 – Avalie a construção do prédio, ou seja, se há rachaduras ou infiltrações. Observe como é feita a limpeza e a manutenção das áreas comuns.
3 – Tenha atenção quanto à saúde financeira do condomínio para evitar surpresas com cotas extras, inadimplência e obras. Um dado interessante a ser observado é se o prédio está passando por alguma reforma. Caso esteja, procure saber por quanto tempo.
4 – No Rio, a posição dos imóveis voltados para o sol da tarde é um fator de desvalorização, devido ao intenso calor que passa para os cômodos. Como peso positivo na avaliação está a iluminação e ventilação direta dos banheiros. Faça visitas em horários diferentes ao imóvel para observar o comportamento da luz solar e como é o fluxo de veículos na rua em frente.
5 – Observe o piso e as portas: se houver acúmulo de pó, principalmente de madeira, é indício de cupim. Algumas regiões são mais afetadas pelo problema, portanto, é importante que seja feita uma dedetização periódica.

Verifique a localização, a vizinhança e os meios de transporte presentes
6 – Verifique a caixa de disjuntores, tomadas e interruptores. Veja se tem resíduos de superaquecimento, manchas escuras, fios retorcidos ou com isolamento danificado. Imóveis antigos podem não estar preparados para receber a demanda de aparelhos eletroeletrônicos utilizados atualmente. Se preferir, peça para um profissional de confiança avaliar as condições elétricas.
7 – Acione torneiras, chuveiros e válvulas do imóvel para observar o funcionamento do encanamento. Se apresentar uma coloração avermelhada ou turva, provavelmente é da tubulação antiga ou da falta de manutenção do reservatório de água.
8 – Infiltrações são facilmente detectadas pela cor escura que paredes e teto apresentam.
9 – Quanto maior a segurança, melhor. Durante a visita, observe a forma como foi abordado na portaria, a facilidade de acesso ao edifício. Um prédio com portaria física 24 horas, ante-câmera e sistema de vigilância monitorada dará mais tranquilidade e proteção aos moradores.

Excelente!!!! 200 concertos(Shows) ao vivo. É só escolher.

Excelente!!!!



200 concertos ao vivo. É só escolher.
Clickàhttp://www.jocortez.com/documents/concertos_ao_vivo.html

Casa Cor São Paulo irá começar na próxima semana


Revista Zap Imóveis

Casa Cor São Paulo irá começar na próxima semana

Evento está na 27ª edição e irá reunir grandes nomes da arquitetura, decoração e paisagismo

Fonte: ZAP Imóveis
Comentar
Um dos eventos de decoração mais importantes do País, a Casa Cor São Paulo 2013, irá abrir as portas do Jockey Club (Av. Lineu de Paula Machado, 1.173, Cidade Jardim, em São Paulo, SP) para receber os visitantes a partir da próxima terça-feira (28) até o dia 21 de julho.
Brunete Fraccaroli apresenta o tema “Mil Tons” nesta edição do Casa Cor São Paulo  (Fotos: Divulgação)
A mostra, que está em sua 27ª edição, irá exibir espaços projetados por profissionais do segmento de arquitetura, decoração e paisagismo. A expectativa dos organizadores é de receber 200 mil visitantes durante todo o evento.
A Casa Cor deste ano irá apresentar ao público propostas de casas, lofts, studios, um apartamento completo, uma casa weekend e cozinhas gourmets. Os projetos são criados por estrelas da arquitetura e design como Brunete Fraccaroli, Fabrizio Rollo, Esther Giobbi, Murilo Lomas, Roberto Migotto, David Bastos, Ana Maria Vieira Santos, entre outros.
Murilo Lomas, que também participará da edição 2013, apresentou projeto no ano passado
Nos últimos quatro dias do evento (18 a 21 de julho), irá acontecer o Special Sale, período em que o público terá a oportunidade de adquirir objetos, peças de obra de arte, móveis e acessórios com desconto de até 70%.
O preço do ingresso será R$ 40, de terça a sexta-feira, e R$ 49, aos sábados, domingos e feriados. Aqueles que tiverem interesse em comprar o passaporte, que dá direito a ir todos os dias da mostra, o valor é de R$ 90.
A parceria com o Instituto Ayrton Senna, que promove programas educacionais, garante que R$ 1 de cada ingresso inteiro vendido seja revertido à entidade.

Vírus que ataca pelo Skype agora envia mensagens em português


Vírus que ataca pelo Skype agora envia mensagens em português

Programa malicioso vem se disseminando desde a semana passada; estima-se que já tenha afetado mais de 300 mil pessoas
28 de Maio de 2013 | 18:40h










Novo Skype
Depois da aposentadoria do Messenger, o Skype ganha destaque entre os cibercriminosos. Segundo a empresa de segurança Kaspersky, um programa malicioso identificado na semana passada no comunicador passa a se propagar com mensagens em português.
 
“O tema pode variar, mas sempre irá se referir a uma suposta foto. Para tornar a mensagem menos suspeita, os links poderão ter no final o ID da conta do usuário no Skype, seguido de um emoticon", explica o analista sênior Fábio Assolini.
 
Além da mensagem original “esta é uma foto muito legal da sua parte”, outra frase trazida pela nova versão  é “você olhar hilariante nesta foto”, num português mal escrito. Para identificar o idioma que será usado na disseminação do golpe, o worm usa função que determina a localização da vítima e, baseado em uma lista de países que agora indica o nome do Brasil, define a mensagem.
 
Os links encurtados enviados pelos perfis infectados direcionam para arquivos hospedados em serviços gratuitos de hospedagem, como o 4shared, Hotfile, ou até mesmo sites legítimos que foram comprometidos e passaram a hospedar o instalador do worm, sempre oferecido em um arquivo .zip.

Depois de instalado, o vírus solicita ao usuário a permissão para usar o Skype. Quando infectado, o computador passa a ser controlado por cibercriminosos, baixando outras pragas, especialmente bots, que terão a função de enviar spam, realizar ataques de negação de serviço, etc.
 
De acordo com a empresa de segurança, o alcance do worm tem sido global, com foco na Rússia,  Alemanha, Polônia, Ucrânia e, mais recentemente, no Brasil. Na semana passada, falava-se em 300 mil pessoas atingidas.

CONCERTO SINFÔNICO - CONVITE PARA O DIA 30 DE MAIO

CONCERTO SINFÔNICO
CONVITE
O Exmo Sr General de Exército, ADHEMAR DA COSTA MACHADO FILHO, Comandante Militar do Sudeste, o Sr Dr FLÁVIO CORREA, Presidente da Fundação Cultural Exército Brasileiro e o Sr JOÃO BATISTA MORAES DE ANDRADE, Presidente da Fundação Memorial da América Latina, tem a honra de convidar VExa / VSa e família para o Concerto Sinfônico a ser realizado pela Banda Sinfônica do Exército, sob a Regência do Maestro BENITO JUAREZ.
ENTRADA FRANCA - DIA 30 DE MAIO ÀS 20:30H
MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA
Auditório SIMON BOLIVAR - Portão 13
Av. Auro de Moura Andrade, 664 - Barra Funda
Estacionamento Portão 15

Sedentarismo influi no efeito de vacina em idosos


Qua , 29/05/2013 às 08:06 | Atualizado em: 29/05/2013 às 08:28

Sedentarismo influi no efeito de vacina em idosos

Giovana Girardi | Agência Estado
  • Antonio Queirós | Ag. A TARDE | Arquivo
    A eficiência da vacina contra a gripe em idosos fica em 50%, aponta estudo
Um dos principais alvos da campanha de vacinação antigripe, os idosos podem não estar se beneficiando tão bem da proteção quanto se poderia imaginar. A boa notícia é que, com uma dose de atividade física regular, a produção de anticorpos pode ser até três vezes maior do que nos sedentários. É o que mostra estudo que comparou o efeito da vacina em idosos sedentários e ativos. Em sua pesquisa de pós-doutorado, o imunologista André Bachi, da Universidade Federal de São Paulo, partiu do fato que, enquanto em adultos a eficiência da vacina é de 90%, em idosos fica em 50%.
O pesquisador queria descobrir se era possível fazer algo para mudar esse cenário. Ele acompanhou ao longo de dois anos 110 voluntários idosos divididos em três grupos: os que já se exercitavam regularmente havia alguns anos, os que estavam começando a fazer atividade física e os sedentários.
A ideia era aplicar a vacina e observar a resposta do sistema imunológico. Amostras de sangue foram coletadas antes e 30 dias após a vacinação. Em um primeiro momento, o grupo mais ativo teve o melhor desempenho, chegando a apresentar quantidade de anticorpos 200% maior. O segundo grupo, porém, não tardou a mostrar melhora. Quatro meses após iniciados os exercícios - por pelo menos uma hora, três vezes por semana -, a produção de anticorpos já era 50% maior. Um ano depois, assemelhava-se à dos idosos mais ativos.

Saiba mais

"No envelhecimento, há uma diminuição da resposta do sistema imunológico", explica o pesquisador. É por isso que alguns idosos, apesar de tomarem a vacina, de vez em quando pegam a gripe. O que não significa que não vale a pena tomar a vacina. Ela continua sendo importante porque é uma estratégia para reestimular o sistema imune. Mas não é em todo mundo que vai dar certo. Na média da população, a cada cem idosos, metade estará protegida."
O efeito da atividade física para inverter esse quadro foi testemunhado pela voluntária Anadira de Freitas Nomi, de 66 anos, que começou a fazer academia na pesquisa e continua até hoje.
Ela lembra que sempre tomava a vacina, mas virava e mexia ficava gripada ou resfriada, fora as dores no corpo causadas por uma artrite reumatoide. "Não pego mais nem resfriado. Tudo melhorou. Antes nem conseguia escovar o cabelo de tanta dor no ombro."
"O mais bacana é que apenas um ano após começar os exercícios há um ganho do sistema imunológico. Ou seja, quem começar agora já vai se beneficiar melhor da campanha de vacinação do ano que vem", diz Bachi.
Campanha - A campanha deste ano termina na quarta-feira, 29, no Estado de São Paulo. Devem se vacinar grávidas, idosos, mulheres até 45 dias após o parto, menores de 2 anos, agentes de saúde e doentes crônicos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Secult anuncia série de eventos na Copa das Confederações (Salvador)


Ter , 28/05/2013 às 21:12 | Atualizado em: 28/05/2013 às 21:12

Secult anuncia série de eventos na Copa das Confederações

Marcos Casé
  • Marco Aurélio Martins | Ag. A TARDE
    Artistas que serão atrações do Cultura em Campo se reuniram no lançamento do projeto no bar Boteco
A Copa das Confederações serviu de pretexto para uma mistura que sempre funcionou entre baianos e brasileiros. Futebol e cultura (em todas as suas vertentes) são os atrativos do projeto Cultura em Campo, lançado, nesta terça-feira, 28, pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), no bar Boteco, na Pituba.
De 13 a 30 de junho, mais de 120 atividades, em 22 espaços, se integram às programações de jogos realizados em Salvador e outras cidades, numa festa que envolve cinema, teatro, música, artes plásticas, além de movimentos culturais.
A ideia é movimentar Salvador e cidades do interior durante a competição e aproveitar a visibilidade dos jogos para explorar a potencialidade da cultura do Estado. Segundo o secretário de Cultura da Bahia, Albino Rubim, este não é um evento feito somente para turista ver e, sim, para baianos participarem e redescobrirem suas raízes e a força da cultura da Bahia.
"Encaramos o futebol não só como esporte. No Brasil, ele é e faz parte da nossa cultura. Essa é uma oportunidade de potencializar toda a visibilidade que teremos com a Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas", disse Rubim.
Entre as atrações estão Gilberto Gil, Carlinhos Brown, Margareth Menezes, Orkestra Rumpilezz, Neojibá, Elomar, Gereba, Raimundo Sodré, Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), Lazzo Matumbi, Paulinho Boca de Cantor, Márcia Short, Juliana Ribeiro, Mariella Santiago, Os Nelsons, OQuadro, Bailinho de Quinta, BaianaSystem, Badi Assad, Márcia Castro, Moreno Veloso, Curumin, Anelis Assumpção e Karina Buhr.
Destaques
Diferentes manifestações culturais como Mouros e Marujadas, e ainda grupos de mascarados, vão desfilar pelas ruas, enquanto espetáculos, a  exemplo de Namíbia, Não, Entre Nós e Sirê Obá ganham destaque entre as atrações. O que não for gratuito, custará R$ 1 (a inteira), seguindo a ideia do projeto Domingo do TCA. Nas artes visuais, mostras de Mario Cravo Jr., de artistas baianos contemporâneos e intervenções urbanas.
A programação vai utilizar equipamentos  como o complexo do TCA, MAM, Espaço Cultural Alagados e Plataforma, Museu Tempostal, Solar do Ferrão,  Solar Boa Vista, além de ruas e praças do  Centro Histórico. No interior, destaque para o Centro Cultural João Gilberto, em Juazeiro, e o Centro Cultural de Porto Seguro.

Confira as atrações

Gilberto Gil e Osba Show Concerto de Cordas & Máquinas de Ritmo, no TCA, dias 13 e 14 de junho
Pérolas Mistas Encontro de Culturas Negras com Cortejo Afro, Comanches Ilê Aiyê, Filhos de Gandhy, Didá, Carlinhos Brown e outros, no TCA, dia 18 de junho
Baião de Nóis Cultura dos sertões com Elomar, João Omar, Raimundo Sodré, Bule-Bule, Gereba e outros, TCA, dia 21 de junho
BTCA & Badi Assad Espetáculo A Quem Interessar Possa festeja  30 anos do balé, TCA, dias 26 e 27 de junho
Neojiba & Rumpilezz & Margareth Menezes  Encontro orquestral com participação  da cantora, TCA, dias 28 e 29 de junho
Curta Cinefoot   Filmes com a temática de futebol, no Espaço Itaú Glauber Rocha, dias 28 e 29 de junho
Programação completa no www.cultura.ba.gov.br

Forças Armadas fiscalizam entrada ilícita de material radioativo na fronteira boliviana

A CRÍTICA (MS)

Forças Armadas fiscalizam entrada ilícita de material radioativo na fronteira boliviana

Em uma ação inédita, a Força Aérea Brasileira (FAB), a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), a Marinha do Brasil (MB) e o Exército Brasileiro (EB) desenvolveram na semana passada uma atividade conjunta na fronteira com a Bolívia para evitar a entrada ilícita de material radioativo no país.

Inicialmente, o integrante da Comissão Nacional de Energia Nuclear Josilto de Aquino, doutor em Engenharia Nuclear, fez uma apresentação das atividades desenvolvidas pela CNEN para militares da FAB na Base Aérea de Campo Grande (BACG). O profissional também abordou características que envolvem o uso da energia nuclear em indústrias, agricultura e outros meios.

Em seguida, a bordo de uma aeronave da FAB, o integrante da CNEN foi levado até a fronteira do Brasil com a Bolívia. Militares da Marinha, em duas embarcações, conduziram e apoiaram-no para fiscalizar barcos que navegavam no rio Paraguai. Após a Marinha abordar as embarcações, o representante da Comissão realizava a fiscalização para buscar possíveis materiais radioativos ilícitos, usando modernos sensores. Após as ações no rio, a CNEN também atuou em um posto de fiscalização da Receita Federal na divisa do Brasil com a Bolívia. No local onde já estavam atuando a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e o Exército Brasileiro, em mais uma ação da Operação Ágata 7, Josilto de Aquino realizou a fiscalização em automóveis.

Apesar dos atrasos causados durante a fiscalização, a população aprovou a medida realizada pelas Forças Armadas, CNEN e demais órgãos federais. "É muito positivo esse tipo de trabalho que eles (Forças e órgãos) estão realizando aqui na nossa região. Com certeza nos sentimos mais seguros", afirmou um dos motoristas de um carro que passou pelo posto.

O representante da CNEN expôs a visão do órgão perante a iniciativa. "Essa é a nossa primeira participação em uma Operação Ágata e, com certeza, realizar esse tipo de ação de controle de fontes radiativas nas fronteiras do país é de grande importância, principalmente pelo fato de estarmos próximos de realizar grandes eventos como uma Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos".

Conheça as atividades da CNEN

A União tem o monopólio da mineração de elementos radioativos, da produção e do comércio de materiais nucleares, sendo este monopólio exercido pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

A CNEN é uma autarquia federal criada em 10 de outubro de 1956 e vinculada ao Ministério de Ciência e Tecnologia. Como órgão superior de planejamento, orientação, supervisão e fiscalização, estabelece normas e regulamentos em radioproteção e licencia, fiscaliza e controla a atividade nuclear no Brasil. A CNEN desenvolve ainda pesquisas na utilização de técnicas nucleares em benefício da sociedade.

A missão da CNEN: "Garantir o uso seguro e pacífico da energia nuclear, desenvolver e disponibilizar tecnologias nuclear e correlatas, visando o bem estar da população", traduz a preocupação com a segurança e o desenvolvimento do setor, orientando sua atuação pelas expectativas da sociedade, beneficiária dos serviços e produtos.

Segurança da Copa terá até caminhão tecnológico

Segurança da Copa terá até caminhão tecnológico

ImagemAtentados como o que deixou três mortos durante a maratona de Boston, nos EUA, podem ser evitados no Brasil durante a Copa das Confederações e a Copa do Mundo?
O governo federal afirma que sim e que a prevenção pode ser feita em caminhões.
Chamados de CiCCM (Centros de Integração de Comando de Controle Móveis), esses veículos estão equipados com computadores de última geração, câmeras, captadores de áudios e softwares capazes de integrar a base de dados das polícias Civil, Militar e Federal, além dos bombeiros e do Samu e acioná-los com mais eficiência.
Os operadores que atuarem dentro desses caminhões, que ficarão no entorno dos estádios, poderão ajudar a prevenir de atentados terroristas, tumultos entre torcedores e venda de produtos piratas.
O sistema de monitoramento também possibilita identificar veículos estacionados irregularmente.
Cada veículo custará de R$ 3 milhões a R$ 3,5 milhões. Ao menos 12 serão usados na Copa das Confederações, sendo um deles operacional e um tático, em cada cidade-sede. Os dois primeiros serão entregues nesta sexta no Rio.
No total, devem ser gastos R$ 92 milhões --até a Copa do Mundo serão 27 caminhões em funcionamento.
O processo de licitação envolveu três empresas brasileiras, e o vencedor foi um consórcio liderado pela Rontan Eletro Metalúrgica.
O governo vetou a participação de empresas estrangeiras, alegando preocupação em diminuir os custos de manutenção e transferência da tecnologia.
"Dependendo do acontecimento, cada polícia sabe o que fazer, assim como os bombeiros, o Samu e as outras instituições que estarão presentes nesses eventos", diz José Monteiro, diretor de operação da Sesge (Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos), do Ministério da Justiça.
"A grande vantagem é que o centro móvel pode se deslocar para qualquer ponto onde esteja a ocorrência, no aeroporto, no estádio, num hotel, além de poder gerenciá-la de forma autônoma", afirma Ricardo Max, da equipe técnica da Sesge.
O especialista em tecnologia e segurança pública João Vasco Furtado corrobora sobre a eficiência de uma base móvel, porém afirma que boa parte dos Estados que receberão os veículos não possuem um sistema de informação integrada.
"Se eu não tenho uma infraestrutura de dados integradas, a deficiência continuará do mesmo jeito. A questão a ser levantada é se conseguiremos usar todos os benefícios dessa base móvel."
Além de serem usados para os eventos esportivos, cada Estado poderá utilizar os caminhões em agendas como a Virada Cultural, em São Paulo, e o Carnaval de rua.

Mais tres exemplos de golpes!!!!

GOLPE DO FALSO GERENTE DE BANCO
O estelionatário ou ladrão, passando-se por funcionário do
banco, após organizar a fila, recolhe dos clientes as guias de
depósito com dinheiro, pedindo que aguardem o recibo por
alguns instantes e sai rapidamente do local.


FIQUE ATENTO: MANTENHA SIGILO ABSOLUTO SOBRE A SENHA DE SUA CONTA BANCÁRIA. NÃO ACEITE AJUDA DE ESTRANHOS. CONFIRME QUEM É
FUNCIONÁRIO DO BANCO, ANTES DE SOLICITAR
AUXÍLIO.

GOLPE DO BILHETE PREMIADO
O estelionatário, dizendo ser de outro Estado, afirma que a
vítima tem um prêmio a receber e convence-a a acompanhá-lo
até o local de recebimento da premiação.
O bilhete é oferecido por preço irrisório. Recebido o valor
combinado o estelionatário foge.

FIQUE ATENTO: DINHEIRO FÁCIL NÃO EXISTE. NÃO
SEJA INGÊNUO. DESCONFIE DE PESSOAS ESTRANHAS
COM OFERTAS MUITO GENEROSAS.

 
GOLPE DA PROMOÇÃO DE PROGRAMA DE TV
O meliante liga para a residência da vítima, dizendo ser da
produção de um programa de televisão, que a pessoa foi sorteada
e tem prêmios a receber.
No entanto, para validar a ação, a vítima deve comprar cartões
de telefone e recarregar o número do celular orientado pelo
estelionatário.


FIQUE ATENTO: NINGUÉM DÁ DINHEIRO DE GRAÇA.
ALÉM DISSO, AS EMPRESAS DE TV SÓ DISTRIBUEM
PRÊMIOS PARA QUEM SE CADASTRA.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Escola de Instrução Militar - EsIM (Vídeo da TV CMSE)



Vídeo da TV CMSE
Vídeo Escola de Instrução Militar - EsIM
Click no link abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=KlhTMvPaLpA

 

Vídeo uma homenagem a FEB - TV CMSE



Vídeo da TV CMSE
Vídeo uma homenagem a FEB
Click no link abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=igZtGkWQEms





 

ANS obriga planos a oferecer medicamentos para tratamento domiciliar de câncer

Terça, 28 de Maio de 2013 - 14:30

ANS obriga planos a oferecer medicamentos para tratamento domiciliar de câncer

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) expandiu o rol de procedimentos obrigatórios que terão de ser ofertados pelas operadoras a partir de janeiro de 2014. Entre as novidades apresentadas nesta terça-feira (28) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o presidente da ANS, André Longo, e o diretor da ANS, Jorge Sobral, está a inclusão de 36 medicamentos orais para tratamento oncológico, usados pelos pacientes em casa. O Rol de Procedimentos e Eventos de Saúde está disponível para consulta pública no site da agência e receberá contribuições entre 7 de junho a 7 de julho. A lista inclui 80 procedimentos médicos e odontológicos, entre medicamentos, exames, cirurgias e terapias, e expande as indicações de outros 30 itens já ofertados. Após aprovadas, as novas incorporações deverão ser comunicadas aos beneficiários pelos próprios planos de saúde. “A grande novidade aqui é a incorporação do tratamento oral domiciliar para pacientes com câncer. Isso é fruto da inovação tecnológica para a doença. É muito importante a consulta pública para estimular o debate no congresso e dar visibilidade a essas medidas para a sociedade”, explicou o ministro.

  

Ágata 7 – Operações na fronteira brasileira serão contínuas, garante vice-presidente

Ágata 7 – Operações na fronteira brasileira serão contínuas, garante vice-presidente

Foz do Iguaçu (PR), 27/05/2013
– As operações Ágata e Sentinela, de combate a ilícitos na fronteira, serão contínuas, assegurou nesta manhã o vice-presidente da República, Michel Temer, autoridade responsável por coordenar o Plano Estratégico de Fronteiras (PEF), ação de governo que integra as duas operações.

“Essas ações têm conseguido reduzir os crimes transfronteiriços e, por isso, serão constantes. Os que estão reclamando são aqueles que estão ilegais”, avaliou Temer, que visitou hoje o 34º Batalhão de Infantaria Mecanizada, em Foz do Iguaçu (PR).

A unidade atua na Operação Ágata 7, deflagrada há cerca de dez dias. A operação do Ministério da Defesa acontece simultaneamente em pontos estratégicos situados ao longo de toda a fronteira terrestre brasileira. A iniciativa é coordenada pelo Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA).

Junto com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o vice-presidente recebeu informações sobre os resultados parciais da Operação Ágata. Participaram também da apresentação o chefe do EMCFA, general José Carlos De Nardi, e os comandantes da Marinha, almirante Julio Soares de Moura Neto, e do Exército, general Enzo Martins Peri.

Segundo o chefe de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, brigadeiro Ricardo Machado Vieira, a Ágata 7 mobilizou 33.563 militares e 1.090 agentes de órgãos públicos e ministérios. Na fronteira sul, que vai de Guaíra (PR) ao Chuí (RS), um dos trunfos da operação foi o uso simultâneo de Vants (veículos aéreos não tripulados) da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Polícia Federal, que permitiram mapear regiões onde ocorrem ilícitos e utilizar os dados para reprimir tais crimes.

Após a apresentação, o vice Michel Temer disse que o emprego do aparato militar “afugenta quadrilhas e reduz os ilícitos”. Em seguida, ele sobrevoou de helicóptero trechos onde estão atuando as Forças Armadas.

Depois do evento, os militares que integram a comitiva do EMCFA seguiram para Tabatinga (AM). Amanhã, o ministro da Defesa, Celso Amorim, fará uma visita de reconhecimento daquele trecho da fronteira onde se desenvolve parte da Ágata 7.

Ingleses ignoraram pedidos de rendição do Bismarck

Retirado do blog http://www.saladeguerra.com.br/2011/06/ingleses-ignoraram-pedidos-de-rendicao.html


sexta-feira, 3 de junho de 2011


Ingleses ignoraram pedidos de rendição do Bismarck

Ingleses ignoraram pedidos de rendição do Bismarck


Com seu leme travado e sua velocidade prejudicada por ataques de torpedo, o KMS Bismarck e sua tripulação de 2.200 eram um alvo fácil para a Royal Navy. E em duas horas o couraçado alemão se tornaria um monte de metal retorcido em chamas com mortos por todo o lado.

Mas a agonia do navio não havia terminado. Após o bombardeio pelos navios ingleses, ele foi finalmente posto a pique por torpedos, descendo Atlântico abaixo levando todos, menos 200, com ele.

Para a Royal Navy, era um triunfo – a vingança pela destruição do orgulho da frota, o HMS Hood, dias antes pelo Bismarck.

Mas o filho de um dos marinheiros que testemunhou o fim do Bismarck 70 anos atrás disse recentemente que a batalha podia ter terminado de uma maneira bem diferente – porque os alemães tentaram se render no auge do combate.

Tommy Byers, um marinheiro no couraçado britânico HMS Rodney, manteve até sua morte que o navio, afundado a centenas de quilômetros da costa da Bretanha, na França, havia hasteado uma bandeira negra – o sinal naval de pedido de trégua.

Ele e outro marinheiro também viram um sinal em código Morse que interpretaram como uma rendição, como também um alemão que acenava com bandeiras passando a mesma mensagem.

Oficiais da Royal Navy foram avisados dos sinais, mas estavam determinados a seguir a ordem de Winston Churchill, que disse “afundem o Bismarck!” O Primeiro-Ministro queria garantir a vingança pelo Hood, no qual toda a tripulação de 1.418, menos três, morreram.

Se o Bismarck tivesse sido capturado, a vida de milhares de alemães poderia ter sido salva. O navio teria sido um prêmio valioso, dando aos engenheiros ingleses um entendimento profundo do desenho do poderoso irmão do Bismarck, o KMS Tirpitz.

A revelação foi feita pelo autor Ian Ballantyne, para um livro sobre o Bismarck lançado no 70º aniversário de seu afundamento em 27 de maio de 1941. Enquanto pesquisava para o livro, viu uma entrevista que o Sr. Byers deu a seu filho Kevin antes de falecer em 2004 aos 86 anos.

Byers, oficial de artilharia no Rodney, viu o desenrolar da batalha através de binóculos, a uma distância de 3 quilômetros. O Rodney chegou a uma distância que é considerada “queima-roupa” em termos navais, porque o Bismarck já não mais revidava fogo.

Ele disse: “Rapidamente os homens começaram a pular de bordo. Eles não podiam suportar o calor. Um sujeito em particular no topo da torre B estava fazendo sinais com os braços. Eu vi isso e reportei ao meu superior, Tenente-Comandante Crawford. Ele disse: ‘Não quero saber de nenhum sinal agora’. O Bismarck então hasteou uma bandeira negra... Mas Crawford não se importava com nada disso”.

Então os alemães começaram a piscar as luzes em Morse, mas Crawford disse ‘Não me reporte mais nada desse tipo!’

Kevin Byers, de 52 anos, disse: “Meu pai sabia o que tinha visto. Ele sentiu-se culpado por não ter feito mais nada na época, mas não tinha patente alta o suficiente para ser escutado. Cerca de 2.000 homens morreram e isso o marcou pelo resto da vida”.

A segunda testemunha foi o Tenente Donald Campbell, oficial de defesa antiaérea no Rodney. Em seu testemunho do afundamento ele disse ter visto o sinal em Morse. O mesmo sinal também foi percebido por um marinheiro no cruzador HMS Dorsetshire.

O Bismarck estava sendo caçado implacavelmente.

Aleijado por torpedos do porta-aviões HMS Ark Royal, ele tentou alcançar a França, mas foi cercado pelo Rodney e outro couraçado, o HMS King George V.

Terry Charman, do Imperial War Museum, disse que o Almirante Lütjens, no Bismarck, havia enviado telegramas para Hitler dizendo que o navio lutaria até o fim. Mas acrescentou: “Pode ser que uma parte da tripulação quisesse se render; eles estavam numa situação desesperadora”.

Fonte: Daily Mail, 27 de maio de 2011.

Veja também:
>>Mortos assombram piloto que atacou o Bismarck
>>Sir John Tovey
>>Nota de Falecimento: Edward Briggs
>>Nota de Falecimento: Les Sayer
>>Nota de Falecimento: Norman Tod