quarta-feira, 29 de maio de 2013

Secult anuncia série de eventos na Copa das Confederações (Salvador)


Ter , 28/05/2013 às 21:12 | Atualizado em: 28/05/2013 às 21:12

Secult anuncia série de eventos na Copa das Confederações

Marcos Casé
  • Marco Aurélio Martins | Ag. A TARDE
    Artistas que serão atrações do Cultura em Campo se reuniram no lançamento do projeto no bar Boteco
A Copa das Confederações serviu de pretexto para uma mistura que sempre funcionou entre baianos e brasileiros. Futebol e cultura (em todas as suas vertentes) são os atrativos do projeto Cultura em Campo, lançado, nesta terça-feira, 28, pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), no bar Boteco, na Pituba.
De 13 a 30 de junho, mais de 120 atividades, em 22 espaços, se integram às programações de jogos realizados em Salvador e outras cidades, numa festa que envolve cinema, teatro, música, artes plásticas, além de movimentos culturais.
A ideia é movimentar Salvador e cidades do interior durante a competição e aproveitar a visibilidade dos jogos para explorar a potencialidade da cultura do Estado. Segundo o secretário de Cultura da Bahia, Albino Rubim, este não é um evento feito somente para turista ver e, sim, para baianos participarem e redescobrirem suas raízes e a força da cultura da Bahia.
"Encaramos o futebol não só como esporte. No Brasil, ele é e faz parte da nossa cultura. Essa é uma oportunidade de potencializar toda a visibilidade que teremos com a Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas", disse Rubim.
Entre as atrações estão Gilberto Gil, Carlinhos Brown, Margareth Menezes, Orkestra Rumpilezz, Neojibá, Elomar, Gereba, Raimundo Sodré, Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), Lazzo Matumbi, Paulinho Boca de Cantor, Márcia Short, Juliana Ribeiro, Mariella Santiago, Os Nelsons, OQuadro, Bailinho de Quinta, BaianaSystem, Badi Assad, Márcia Castro, Moreno Veloso, Curumin, Anelis Assumpção e Karina Buhr.
Destaques
Diferentes manifestações culturais como Mouros e Marujadas, e ainda grupos de mascarados, vão desfilar pelas ruas, enquanto espetáculos, a  exemplo de Namíbia, Não, Entre Nós e Sirê Obá ganham destaque entre as atrações. O que não for gratuito, custará R$ 1 (a inteira), seguindo a ideia do projeto Domingo do TCA. Nas artes visuais, mostras de Mario Cravo Jr., de artistas baianos contemporâneos e intervenções urbanas.
A programação vai utilizar equipamentos  como o complexo do TCA, MAM, Espaço Cultural Alagados e Plataforma, Museu Tempostal, Solar do Ferrão,  Solar Boa Vista, além de ruas e praças do  Centro Histórico. No interior, destaque para o Centro Cultural João Gilberto, em Juazeiro, e o Centro Cultural de Porto Seguro.

Confira as atrações

Gilberto Gil e Osba Show Concerto de Cordas & Máquinas de Ritmo, no TCA, dias 13 e 14 de junho
Pérolas Mistas Encontro de Culturas Negras com Cortejo Afro, Comanches Ilê Aiyê, Filhos de Gandhy, Didá, Carlinhos Brown e outros, no TCA, dia 18 de junho
Baião de Nóis Cultura dos sertões com Elomar, João Omar, Raimundo Sodré, Bule-Bule, Gereba e outros, TCA, dia 21 de junho
BTCA & Badi Assad Espetáculo A Quem Interessar Possa festeja  30 anos do balé, TCA, dias 26 e 27 de junho
Neojiba & Rumpilezz & Margareth Menezes  Encontro orquestral com participação  da cantora, TCA, dias 28 e 29 de junho
Curta Cinefoot   Filmes com a temática de futebol, no Espaço Itaú Glauber Rocha, dias 28 e 29 de junho
Programação completa no www.cultura.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário