Permalink
O VALE DAS BURRAS
Vanguarda, região de Valdibura – Itália. 32nd Field Hospital – “B” Platoon 1º Plano, sob chefia do Capitão norte-americano Arke B. Bawyer do 5º Exercito.
O Field Hospital foi organizado na segunda guerra dado a urgente necessidade de salvar os feridos da morte, portadores dos ferimentos mais graves, não podendo os mesmos suportar sua evacuação para mais distante numa região quase instransponível e visada pelo inimigo.
Situado o mais próximo da Linha de Frente, na região de Pavana Valdibura, recuado a poucos quilômetros dos setores de combate, e menos do quartel central avançado da Força Expedicionária Brasileira, sediado em Porreta-Terme, sob o comando Superior do Excelentíssimo General João Batista Mascarenhas de Moraes.
Por essa razão, limitado ao mínimo, porém mais eficiente no seu equipamento, tanto de pessoal de Saúde, quanto de material cirúrgico, manutenção e alojamento, facilitando assim o seu imediato deslocamento e rápida acomodação, conforme a gravidade e urgência da situação.
Nesse Hospital de Campo, serviram cinco enfermeiras apenas, sendo: duas instrumentadoras da Sala de Operações (Operating Roon), uma na Portaria (Reecivin) ou seja, Sala de Shock, e duas Enfermeiras de Cirurgia (na Surgical Ward).
E, foi, durante o período álgido das renhidas batalhas, pela posse de Monte Castelo – Belvedere, na montanha Torracia, num ambiente agravado pelo intenso e rigorosissímo inverno em campanha (desde 21 de novembro de 1944 até 21 de abril de 1945, cinco meses justos), em que tudo para nós, ali, era difícil chegar, ou se extraviavam correspondência, fornecimento de agasalhos adequados, presentes do Brasil, devido em parte, creio a distância e ao setor. Justamente para aquelas que mais precisavam de conforto, sob todos os pontos de vista.
Éramos, então, as esquecidas do ‘Vale das Burras’, conforme nos apelidávamos em Valdibura. Os nomes das bravas enfermeiras Febianas: Altamira Pereira Valadares, Carmem Bebiano, Jacyra de Souza Góes, Juracy Franca Xavier e Neuza de Mello Gonçalves.
FONTE:
Enf. Vet. Altamira Pereira Valadares - Centro de Documentação Histórica do Brasil
Pesquisa da II Grande Guerra Mundial, Batatais/SPMaterial gentilmente enviado por
Vanderley Santos Vieira – Jornalista
(Colaborador do site)