Organizações militares vão apoiar programa para novos talentos do esporte
Brasília, 10/05/2013 – Os ministérios da Defesa, da Educação e do Esporte lançaram um programa que vai democratizar o acesso às atividades desportivas para alunos de 12 a 17 anos. Trata-se do “Atleta na Escola” – iniciativa que visa identificar futuros atletas de alto rendimento. As instalações de cerca de mil organizações militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea serão utilizadas para a realização de competições em todo o país.
O anúncio do projeto foi feito pelo diretor do Departamento de Desporto Militar da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva; e pelos ministros da Educação, Aloizio Mercadante, e do Esporte, Aldo Rebelo.
Pela iniciativa, estudantes das redes pública e particular de todo o Brasil participarão de corrida de velocidade e resistência e provas de salto em quatro níveis: escolar, municipal ou regional, estadual e nacional.
A última etapa das competições, a nacional, acontece ainda este ano, em setembro, com cerca de 650 estudantes. Ao todo, o programa pretende atingir 5 milhões de adolescentes em 20 mil centros de ensino. Mais de 2.500 municípios brasileiros e 12 secretarias estaduais já aderiram ao “Atleta na Escola”, segundo o Ministério da Educação.
O programa prevê, também, uma segunda fase, ainda em desenvolvimento, para aproveitar esses atletas após as competições nacionais. Segundo o general Fernando, nessa etapa, a participação da Defesa será primordial. “O nível pós 17 anos vai permitir que o atleta opte pelo serviço militar comum ou pela incorporação às Forças Armadas por meio do Programa de Atleta de Alto Rendimento”, explicou.
No âmbito do Ministério da Defesa, a iniciativa está a cargo da Secretaria de Pessoal, Ensino e Desporto (Sepesd). O aporte financeiro é de responsabilidade dos ministérios da Educação e do Esporte.
As escolas interessadas em participar podem realizar a inscrição por meio do sítio eletrônico do programa Atleta na Escola.
Foto: Letícia Verdi (MEC)Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
61 3312-4070
Nenhum comentário:
Postar um comentário