sexta-feira, 24 de maio de 2013

Programa Forças no Esporte vai intensificar atendimento de jovens nas regiões de fronteira





Programa Forças no Esporte vai intensificar atendimento de jovens nas regiões de fronteira
Meta do Ministério da Defesa é atender 15 mil participantes em todo o Brasil até o final do ano

Brasília, 24/05/2013 - O Programa Segundo Tempo - Forças no Esporte (PROFESP) ganhou um importante incentivo para intensificar sua presença em áreas de fronteira. Um volume de recursos na ordem de R$ 11 milhões, destinado à infraestrutura das Organizações Militares (OMs) da Marinha, do Exército e da Aeronáutica vai possibilitar o aumento do número de participantes em atividades esportivas nessas regiões.



Parte da verba, R$ 5 milhões, é proveniente do Ministério do Esporte (ME). O restante corresponde a volume diferenciado de recursos liberado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que será utilizado na alimentação dos alunos. Está prevista a celebração de novos convênios em 50 municípios do Amapá, Amazonas, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul e Roraima.

Braço do Programa Segundo Tempo, do Governo Federal, o PROFESP tem como objetivo democratizar o acesso ao esporte, como forma de promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. A coordenação fica a cargo do Ministério da Defesa (MD), com o apoio da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

Além do aporte financeiro do ME e do MDS, o Ministério da Educação também anunciou que pretende liberar novos recursos para garantir o aprimoramento das atividades culturais com o fornecimento de instrumentos musicais.

Segundo o comandante José Ferreira de Barros, que gerencia a execução do programa no MD, a liberação de novos recursos demonstra a confiança nos resultados do “Forças no Esporte” no âmbito das Forças Armadas. “Vamos aproveitar bem estes aportes para garantir a inclusão social, além de estimular e apoiar talentos esportivos que se destacarem”, comentou.

Além da inclusão, as atividades possibilitam a valorização da cidadania e a permanência dos jovens nas atividades físicas, esportivas e de lazer, como um processo social de desenvolvimento e fator de preservação da soberania. Os alunos contam ainda com um seguro de Acidentes Pessoais oferecido pela POUPEX.









Meta é beneficiar 15 mil crianças

Cerca de 12 mil alunos participam atualmente das atividades esportivas e sociais, três vezes por semana em 53 municípios brasileiros.

O objetivo é atingir, ainda este ano, 15 mil crianças, jovens e adolescentes, entre 6 e 17 anos, em situação de vulnerabilidade social.

Experiência será relatada em Fórum Internacional
As atividades esportivas e educacionais coordenadas por militares também chamaram a atenção do Ministério das Relações Exteriores. O Itamaraty convidou a Comissão Desportiva Militar, composta por integrantes do MD e das Forças Armadas, para relatar a experiência na gestão do programa durante o III Fórum Internacional sobre Esporte para a Paz e o Desenvolvimento. O evento vai acontecer nos próximos dias 5 e 6 de junho em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Outro fruto positivo do PROFESP é o aproveitamento técnico obtido pelo sargento do Exército Paulo Roberto de Almeida Paula. Ele foi aluno do Programa no município de Garanhuns (PE), onde iniciou os treinamentos que o levaram a se transformar num maratonista internacional com vários títulos. Roberto vai representar o Brasil nos VI Jogos Mundiais Militares, na Coreia do Sul, e nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

Fotos: Tereza Sobreira
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)

Ministério da Defesa
61 3312-4070

Nenhum comentário:

Postar um comentário