Exército Brasileiro amplia parceria para construção da Estrada Parque
Norberto Odebrecht e General Joaquim Maia Brandão Júnior durante assinatura do Memorando de Entendimentos
A obra será executada pelo Exército Brasileiro (EB), que está ampliando a parceria com o Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDCIS), fomentado pela Fundação Odebrecht e parceiros públicos e privados. No dia 18 de outubro, o General Joaquim Maia Brandão Júnior, Chefe do Departamento de Engenharia e Construção (DEC) do EB, e Norberto Odebrecht, Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Odebrecht, assinaram o Memorando de Entendimentos que viabilizará a construção.
Para o General Brandão, essa é uma oportunidade de cumprir o papel da instituição por ele representada. “Estamos ao lado de todos, mostrando o que pode ser feito. O trabalho é grande e sabemos do desafio. A nossa presença vai ser maior na região”, sinaliza.
A assinatura aconteceu durante o Workshop Pratigi, realizado na Serra da Papuã – Ibirapitanga (BA), entre 14 e 18 de outubro. O evento discutiu o cronograma de trabalho e atividades necessárias à construção da Estrada. Durante os cinco dias, os participantes interagiram durante visitas técnicas, palestras, debates e oficinas com temas como experiências de construção de estradas ecológicas, pavimentação, direito e policiamento ambiental. Também houve demonstração do Valente – Veículo Aéreo Leve Especializado Não Tripulado de Engenharia, projeto do Instituto Militar de Engenharia com a participação da Diretoria de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente (DPIMA), vinculada ao DEC.
De acordo com o General Lauro Luís Pires da Silva, Diretor da DPIMA, essa é uma parceria caracterizada como ganha-ganha. “Não só podemos colaborar, mas angariar novas experiências. Como militares, buscamos incutir valores básicos e de cidadania e aqui vemos uma oportunidade de aplicar esses conceitos em sua plenitude. Do workshop todos levam conceitos novos”, acredita. Mauricio Medeiros, Presidente Executivo da Fundação Odebrecht, completa: “é extraordinário ter tantas mentes pensando em solucionar a dificuldade daqueles que transitam nessas estradas. Que possamos juntos promover uma geração que possa se desenvolver e crescer com dignidade na região”.
Inicialmente, o Exército irá atuar na requalificação e construção de 41 km da rodovia BA-250/Pratigi (Estrada Litorânea), dos 125 km que totalizam a Estrada Parque. O trecho une a localidade de Colônia, cruzando a BA-001 até a Praia do Pratigi, localizada no município de Ituberá. Os recursos para essa obra são resultado da parceria firmada com o Ministério do Turismo (MTur) e o Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Infraestrutura. “O investimento é de grande importância porque agrega valor ao destino Bahia”, salienta Fábio Mota, Secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo do MTur.
Heráclito Menezes, Prefeito de Piraí do Norte e Presidente do Consórcio Intermunicipal da APA do Pratigi (Ciapra), acredita que a estrada trará grandes benefícios para as comunidades. “O foco é melhorar a vida daqueles que mais precisam na nossa APA, apresentando soluções sustentáveis”, ressalta. Josevaldo Santos, Presidente da Associação Guardiã da APA do Pratigi (Agir) e morador de Piraí do Norte, concorda. “Represento milhares de pessoas que sonharam com o desenvolvimento. As estradas que temos são precárias. Isso vai impactar diretamente para nós, pequenos agricultores”. O empresário Arthur Bahia, destaca ainda que é preciso sempre pensar a região como uma só. “Apesar do meu trabalho estar focado no litoral, se aqui estiver bom, lá vai estar também. Esse evento e a presença do Exército dá um selo de qualidade e comprometimento”, reforça.
Oficiais do Exército, representantes do poder público local, de associações civis e da iniciativa privada participaram do evento
Parceria
Desde 2007, o Exército é parceiro do PDCIS. A ação conjunta busca promover a cidadania, a inclusão social e apoiar as comunidades localizadas na região. Como principais resultados destacam-se a realização das Ações Cívico Sociais (ACISO), a instalação do Tiro de Guerra em Valença (BA) e a implantação da primeira Escola de Instrução Militar do Nordeste em Igrapiúna (BA) – esses dois últimos são espaços que permitem que os jovens prestem o serviço militar inicial nos municípios onde residem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário