Razões para incluir o vinagre de maça na dieta
Equipe Nutrição & Boa Forma | Agência Estado
Os vinagres de forma geral apresentam vitaminas, ácidos orgânicos, proteínas e aminoácidos provenientes do fruto e da fermentação alcoólica, sendo os polifenóis a classe mais proeminente. Esses polifenóis tem ação antioxidante e diminuem o estresse oxidativo auxiliando assim na prevenção de doenças crônicas. O vinagre de maçã diferencia-se dos outros por ter um nível de acidez menor o que confere um sabor mais suave.
O ácido acético é o ingrediente que predomina no vinagre de maçã e segundo estudos auxilia na melhora do perfil lipídico. Pesquisas relatam que o consumo diário de vinagre de maçã ajuda a diminuir os níveis de colesterol total, LDL e triglicerídeos de indivíduos hiperlipidêmicos. Isso ocorre pois o ácido acético diminui a oxidação lipídica e inibe a lipogênese (produção de gordura) no fígado. Por ter um teor de acidez menor ele ajuda no equilíbrio ácido básico do organismo.
Ele vem sendo utilizado desde a Antiguidade como um antiséptico na limpeza de úlceras e feridas. Atualmente os especialistas advertem sobre o seu uso diretamente na ferida, somente diluído. A melhor diluição deve ser indicada pelo médico. Algumas pesquisas utilizando o vinagre em salada demonstraram uma melhora na reposta glicêmica. Eles trabalham com a hipótese de que o ácido acético e outros ácidos orgânicos atuem na supressão da sucrase, lactase e maltase.
Referência:
BEHESHTI, Z. et al. Influence of apple cider vinegar on blood lipids, Life Science Journal, v.9, n.4, 2012.
JONHSTON, C.S.; GAAS, C.A. Vinegar: Medicinal Uses and Antiglycemic Effect, Med Gen Med, v.8, n.2, 2006.
Por Joyce Rouvier
Nenhum comentário:
Postar um comentário