Reumatismo e dieta
http://atarde.uol.com.br/materias/1544922
Equipe Nutrição & Boa Forma | Agência Estado
Reumatismo é uma condição que normalmente acomete pessoas mais velhas e compromete a saúde de articulações, músculos, ligamentos e tendões. As enfermidades relacionadas ao reumatismo mais conhecidas são a artrite reumatóide e a artrose. Algumas podem atingir os ógãos internos como rins e coração. A artrite reumatóide é uma doença inflamatória crônica de caráter auto imune enquanto a artrose é uma doença degenerativa que provoca deformações nas articulações.
O reumatismo está intimamente ligado à um aumento na prevalência de distúrbios gastrointestinais como: a dispepsia, ulceração da mucosa, alterações no trânsito intestinal (constipação/diarréia), o que acarretam em piora na qualidade de vida. A dieta vem sendo utilizada para melhorar esses e outros sintomas que acometem pessoas com essa condição, principalmente a dieta vegetariana e a Mediterrânea. O principal objetivo dessas dietas é diminuir o componente inflamatório aumentado pelo reumatismo.
Essas dietas são ricas em componentes nutricionais como os fitoquímicos e gorduras insaturadas que fazem esse papel. Outra dieta que está sendo utilizada é a de exclusão de alimentos alergênicos da dieta desses pacientes como farinha branca, carne de porco, laticinios, ovos, algumas frutas, amendoim, carneiro, café e soja reduzindo assim a permeabilidade intestinal e os componentes inflamatórios e, proporcionando um melhor funcionamento intestinal e saúde da microbiota. Ômega-3 e probióticos também são aliados, mas a sua posologia deve ser indicada por um nutricionista ou médico.
Referência:
VITETTA, L. et al. Dietary recommendations for patients with rheumatoid arthritis: a review. Nutrition and Dietary Supplements, v.4, 2012.
Por Joyce Rouvier
Nenhum comentário:
Postar um comentário