segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Exército faz treinamento no rio entre Indianópolis e Nova Ponte nestaquarta-feira

Exército faz treinamento no rio entre Indianópolis e Nova Ponte nesta quarta-feira



 

Diogo Machado


Duzentos militares do 36º Batalhão de Infantaria Motorizado (36º BIMtz) de Uberlândia e da 23º Companhia de Engenharia de Combate (23ª Cia.E.Cmb)de Ipameri (GO) participam nesta quinta-feira (31) da formatura do treinamento de ações coordenadas ofensivas para defesa nacional. Nesta quarta (30), foram realizadas a marcha para o combate, a transposição do rio Araguari, infiltração tática e ataques noturno e diurno. A reportagem do CORREIO de Uberlândia acompanhou as ações, que aconteceram da margem do rio em Indianópolis (MG) para o outro lado em Nova Ponte (MG).

Os militares tiveram que transpor 600 m do rio (Foto: Cleiton Borges)

Segundo o comandante do 36º BIMtz, o coronel Carlos José Rocha Lima, o treinamento é parte do cronograma anual determinado pelo Comando Militar do Planalto, que começa com a instrução de recrutas. "Depois dessa instrução, há a qualificação, quando cada um saberá sua função na tropa; o treinamento de pelotões, de companhias e depois o adestramento de batalhões", disse o comandante.
Ontem, durante o treinamento, com o tempo máximo estimado de 20 minutos, os militares, divididos em 12 botes, tinham que transpor 600 m do rio. Quando certificaram a segurança da outra margem e realizada a transposição das viaturas, de caminhões carregados com fuzileiros, alimentos, medicamentos, armas e munição usando uma Portada, uma espécie de balsa que suporta 16 t e foi trazida de Ipameri, eles avançaram 80 km a pé pelas linhas inimigas, que foram delimitadas como sendo na rodovia BR-452, em Nova Ponte (MG). "Vamos preparar esses militares para agir diante da transposição de um curso d'água e avançar sobre o inimigo de forma rápida e imperceptível", disse o coronel Rocha Lima.

Corporação realizou ações sociais nas cidades

Duzentos militares fizeram o trabalho que acontece todo ano (Foto: Cleiton Borges)

Durante o treinamento de ações coordenadas realizado na semana passada e que se encerra hoje, os militares do 36º Batalhão de Infantaria Motorizada (36º BIMtz) de Uberlândia realizaram também ações cívico-sociais nas cidades de Indianópolis e Nova Ponte, onde também foi realizado o treinamento. Atendimentos médicos básicos, serviços odontológicos, corte de cabelo e palestras vocacionais foram oferecidas às comunidades. "Este trabalho social é o outro lado do Exército", afirmou o comandante do 36º BIMtz, coronel Rocha Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário