CURIOSIDADES
O PI e o PHI
A respeito desse assunto, há dois livros ótimos :
''Deus é matemático ? '' e ''A Razão Áurea'',
de Mario Livio.
Todos já devem ter ouvido falar no número Pi.
É o número irracional mais famoso da história,
Todos já devem ter ouvido falar no número Pi.
É o número irracional mais famoso da história,
com o qual se representa a razão constante
entre o perímetro de qualquer circunferência e o seu diâmetro.
Pi equivale a: 3, 141592653589793238462643383279 502884197169399375...
e é conhecido vulgarmente como 3,1416.
Não confundir com o número Phi que corresponde a 1,618.
O número Phi (letra grega que se pronuncia "fi")
apesar de não ser tão conhecido,
tem um significado muito mais interessante.
Durante anos o homem procurou a beleza perfeita,
a proporção ideal.
Os gregos criaram então o retângulo de ouro.
Os gregos criaram então o retângulo de ouro.
Era um retângulo, do qual extraiu-se uma proporção:
o lado maior dividido pelo lado menor.
E a partir dessa proporção tudo era construído.
Assim eles fizeram o Parthenon:
a proporção nos retângulos que formam a face central e a lateral;
a profundidade dividida pelo comprimento ou altura;
tudo seguia uma proporção ideal de 1,618.
Os Egípcios fizeram o mesmo com as pirâmides:
Os Egípcios fizeram o mesmo com as pirâmides:
cada pedra era 1,618 menor do que a pedra de baixo, ou seja,
a de baixo era 1,618 maior que a de cima,
que era 1,618 maior que a da 3ª fileira e assim por diante.
Durante milênios a arquitetura clássica grega prevaleceu.
Durante milênios a arquitetura clássica grega prevaleceu.
O retângulo de ouro era padrão.
Mas, depois de muito tempo veio a construção gótica,
com formas arredondadas,
que não utilizava o retângulo de ouro grego.
No ano 1200, contudo, Leonardo Fibonacci um matemático
No ano 1200, contudo, Leonardo Fibonacci um matemático
que estudava o crescimento das populações de coelhos,
criou aquela que é provavelmente a mais famosa sequência matemática,
a Série Fibonacci.
A partir de 2 coelhos,
A partir de 2 coelhos,
Fibonacci foi contando como eles aumentavam.
A partir da reprodução de várias gerações chegou a uma sequência
onde um número é igual a soma dos dois números anteriores:
1 2 3 5 8 13 21 34 55 89...
1+1=2
2+1=3
3+2=5
5+3=8
8+5=13
13+8=21
21+13...e assim por diante.
Aí entra a 1ª "coincidência":
2+1=3
3+2=5
5+3=8
8+5=13
13+8=21
21+13...e assim por diante.
Aí entra a 1ª "coincidência":
a proporção de crescimento média da série é...
1,618 (o número Phi).
Os números variam, um pouco acima às vezes,
em outras um pouco abaixo, mas a média é 1,618.
Exatamente a proporção das pirâmides do Egito
e do retângulo de ouro dos gregos.
Então, essa descoberta de Fibonacci
abriu uma nova ideia de tal proporção,
a ponto de que os cientistas começaram a estudar
a natureza em termos matemáticos
e começaram a descobrir coisas fantásticas.
Por exemplo:
- A proporção de abelhas fêmeas em comparação com abelhas machos numa colmeia é de 1,618;
- A proporção que aumenta o tamanho das espirais de um caracol é de 1,618;
- A proporção em que aumenta o diâmetro das espirais sementes de um girassol é de 1,618;
- A proporção em que se diminuem as folhas de uma árvore à medida
- A proporção de abelhas fêmeas em comparação com abelhas machos numa colmeia é de 1,618;
- A proporção que aumenta o tamanho das espirais de um caracol é de 1,618;
- A proporção em que aumenta o diâmetro das espirais sementes de um girassol é de 1,618;
- A proporção em que se diminuem as folhas de uma árvore à medida
que subimos de altura é de 1,618;
E não só na Terra se encontra tal proporção.
E não só na Terra se encontra tal proporção.
Nas galáxias,
as estrelas se distribuem em torno de um astro principal
numa espiral obedecendo à proporção de 1,618.
Por isso, o número Phi ficou conhecido como
A DIVINA PROPORÇÃO
Por que os historiadores religiosos descrevem
que foi a beleza perfeita que Deus teria escolhido para fazer o mundo?
Por volta de 1500,
Por volta de 1500,
com o retorno do Renascentismo,
a cultura clássica voltou à moda.
Michelangelo e, principalmente Leonardo da Vinci,
grandes amantes da cultura pagã,
colocaram esta proporção natural em suas obras.
Mas Da Vinci foi ainda mais longe:
ele, como cientista, usava cadáveres para medir
as proporções do corpo humano e descobriu que
nenhuma outra coisa obedece tanto a DIVINA PROPORÇÃO
do que o corpo humano... obra prima de Deus.
Por exemplo:
Por exemplo:
- Meça sua altura e depois divida pela altura do seu umbigo até o chão:
o resultado é 1,618.
- Meça seu braço inteiro e depois divida pelo tamanho do seu cotovelo
- Meça seu braço inteiro e depois divida pelo tamanho do seu cotovelo
até o dedo: o resultado é 1,618.
- Meça seus dedos, ele inteiro dividido pela distância
- Meça seus dedos, ele inteiro dividido pela distância
da dobra central até a ponta ou da dobra central
até a ponta dividido pela segunda dobra:
o resultado é 1,618;
- Meça sua perna inteira e divida pelo tamanho do seu joelho até o chão. O resultado é 1,618;
- A altura do seu crânio dividido pela distância da sua mandíbula até o alto da cabeça dá 1,618;
- Da sua cintura até a cabeça e depois só o tórax:
- Meça sua perna inteira e divida pelo tamanho do seu joelho até o chão. O resultado é 1,618;
- A altura do seu crânio dividido pela distância da sua mandíbula até o alto da cabeça dá 1,618;
- Da sua cintura até a cabeça e depois só o tórax:
o resultado é 1,618;
Considere sempre erros de medida da régua ou fita métrica,
Considere sempre erros de medida da régua ou fita métrica,
que não são instrumentos precisos de medição.
Tudo, cada osso do corpo humano, é regido pela Divina Proporção.
Tudo, cada osso do corpo humano, é regido pela Divina Proporção.
Coelhos, abelhas, caramujos, constelações, girassóis, árvores,
arte e o homem, coisas teoricamente diferentes,
são todas ligadas numa proporção em comum.
Até hoje essa é considerada a mais perfeita das proporções.
Até hoje essa é considerada a mais perfeita das proporções.
Não por acaso é usada, hoje, pelos "inteligentes" no nosso dia-a-dia:
meça seu cartão de crédito, largura / altura, seu livro, seu jornal,
uma foto revelada.
Lembre-se de considerar sempre possíveis erros
de medida da régua ou fita métrica.
Encontramos ainda o número Phi em famosas sinfonias
como a 9ª de Beethoven, e em muitas outras obras.Encontramos ainda o número Phi em famosas sinfonias
E... isso tudo seria uma mera coincidência ?!?!
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