terça-feira, 31 de julho de 2012

Despedida das Organizações Militares ao Cmt da 6ªRM


Despedida das Organizações Militares

O Comandante da 6ª Região Militar (6ª RM), General Gonçalves Dias, despediu-se  das organizações militares subordinadas e vinculadas à 6ª RM, em solenidade realizada na última sexta - feira (27), no 19º Batalhão de Caçadores.
Durante a solenidade, o Comandante da 6ª RM passou, pela última vez, em revista à tropa. O evento foi marcado pela demonstração de vibração e garbo militar de cada um dos militares, em forma, representando a Região Marechal Cantuária.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Portal do Sebrae oferece cursos e serviços de apoio a empresas

Sem sair de casa: portal do Sebrae oferece cursos e serviços de apoio a empresas

Mariana Mendes



Divulgação/Sebrae
Portal do Sebrae possui um banco de ideias de empreendimentos, com opções de atividades por setor
“O que o Sebrae pode fazer por mim”. Este é o primeiro destaque do site do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que o cidadão encontra quando acessa o endereço www.sebrae.com.br.
Voltado ao atendimento à população e não à divulgação institucional, o portal vai além de informações para quem tem ou quer ter o próprio negócio. O portal oferece cursos e palestras, consultorias, informações de gestão, entre muitas outras coisas. Tudo isso na internet e sem sair de casa.
Segundo a coordenadora da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae-Bahia, Fernanda Gretz, as palestras e cursos são os mais procurados pelos usuários, além do Ideia de Negócios, um banco de ideias de empreendimentos, com opções de atividades para cada setor que se pretende investir.
Ainda segundo a coordenadora, além dos serviços online que o site oferece, o Sebrae já estuda a viabilidade de realizar atendimento por chat. “A ideia seria ter um operador online para responder imediatamente a dúvida do cliente”, esclarece Fernanda.
Mas enquanto isso não acontece, com a ideia de facilitar o atendimento a distância, o Sebrae oferece um canal de serviços que os usuários podem realizar via internet. Eles têm desde as primeiras informações de como ser um empreendedor a um manual de perguntas e respostas sobre gestão.
O espaço é formado por sete canais. O primeiro deles é Educação a Distância Sebrae, onde é possível encontrar cursos gratuitos pela internet que tem o intuito de orientar empresários ou futuros empreendedores. Já em Feira do Empreendedor Online, o visitante fica ciente de oportunidades de negócios pela internet.
Na sequência, o Bússola Sebrae – uma ferramenta de Sistema de Informações Geográficas (SIG) – permite consultar, fazer relatórios e outras análises geomercadológicas. Com ela, o empresário pode conhecer mais sobre o ambiente de negócios em que a empresa se insere ou pretende se inserir. Antes de abrir um empreendimento, por exemplo, não é nada ruim saber quantos do mesmo ramo funcionam no mesmo bairro, região ou cidade.
Negócios - Para quem já tem uma empresa, o Bolsa de Negócios é um grande diferencial. Neste espaço, os empresários fazem um perfil da empresa e deixam claro sobre o que querem comprar e o que querem vender. Com o perfil traçado, as empresas do mesmo ramo ficam conectadas aos interesses em comum. O local não deixa de ser um ponto de encontro nacional entre os empresários.
Já quem estiver interessado em comprar máquinas ou equipamentos, há uma
relação de empresas em um canal com o mesmo nome: Máquinas e Equipamentos Mecânicos. Ao acessar o espaço, o usuário é direcionado para o Portal Datamaq (banco de dados de máquinas e equipamentos) da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), em que é possível fazer contato com fabricantes nacionais.
Canal - Ainda entre os serviços online está o Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas. O canal na verdade é um site com banco de informações formado por respostas e dossiês técnicos, que fornecem gratuitamente informações tecnológicas para que o empresário possa melhorar a qualidade do produto ou processo produtivo. Quem acessar será direcionado para o endereço sbrt.ibict.br.
Por fim, não tem como ter um negócio e não pensar num plano de marketing. O Click Marketing é a ferramenta online e gratuita para construção e acompanhamento desse plano que o Sebrae oferece. O canal foi especialmente desenvolvido para as necessidades das pequenas empresas. Nele é possível encontrar dicas e exemplos de roteiros. E, se precisar, tem até tutoria a distância, para quem direcionar suas dúvidas.

Por que pegar dinheiro emprestado?

Notícias CPEx 
 Por que pegar dinheiro emprestado? 
 Para uma melhor qualidade de vida!
 Publicado em 04/05/2012 às 09h00 
Por que pagar mais por menos? A recente reportagem de capa da revista EXAME, denominada O CONSUMIDOR NO VERMELHO, traz dados alarmantes!

De acordo com a reportagem, o Brasil se transformou numa espécie de pátria das parcelas, revelando que o modelo de vendas das “Casas Bahia”, ou seja, de concessão de crédito no varejo por venda a prazo, com o slogan“Quer pagar quanto?” entrou no imaginário popular ao descrever um mundo em que tudo era acessível, desde que as prestações coubessem no orçamento mensal.

Leia nossa matéria e saiba como sair do vermelho!

Leia mais aqui.


Convênio Exército - Fundação Odebrecht - 22ª semana de instrução



As atividades ora em destaque correspondem à 22ª semana de instrução, referente ao Acordo de Cooperação AGIR/6ª RM. As instruções foram ministradas para 03(três) associações afiliadas à AGIR, na APA do Pratigi, região do Baixo Sul da Bahia, sob a coordenação do CR-ACISO, no período de 17 a 19 de julho de 2012. 

O tema selecionado para o Ecopolo III foi ‘Sexo Precoce, Gravidez na Adolescência e Cuidados Especiais com a Gestante’, desenvolvido pela 3º Sargento AMANDA, enfermeira da Companhia Comando da 6ª RM, Unidade que integra a 6ª Região Militar, em Salvador. A instrução tratou, prioritariamente, dos problemas do sexo precoce, do envolvimento e aconselhamento da família, da prevenção da gravidez indesejada e dos cuidados durante a gestação. Os objetivos traçados para as sessões de ‘Sexo Precoce, Gravidez na Adolescência e Cuidados Especiais com a Gestante’ visavam discutir os problemas que envolvem o sexo precoce na adolescência, apresentar os métodos de prevenção da gravidez e tomar os cuidados necessários durante a gestação.

As associações de agricultores rurais convocadas a participar do processo sócio-educacional, através do trabalho de mobilização realizado por Joína Mota, Coordenadora-Integradora do Ecopolo III, e Antonio Nunes, Técnico de Campo, foram Associação para o Desenvolvimento Comunitário e Pesqueiro do São Francisco, a comunidade do Centro Cultural de Nilo Peçanha e Associação dos Pequenos Agricultores de Ituberá. 
As palestras foram direcionadas para adolescentes e pré-adolescentes, em função da natureza do tema. O público beneficiado com esta iniciativa situou-se em torno de 120 alunos do Ginásio São Francisco, 130 alunos da Escola Estadual em Nilo Peçanha e 60 associados e afins em Itaberoê, onde pela 1ª vez se realizou uma ação social do Exército. Encontravam-se presentes Agentes Comunitários e de Saúde do Município, participando ativamente da palestra. Na oportunidade, a Sra. Sônia de Jesus, Presidente da Associação de Pequenos Agricultores de Ituberá, mostrou-se surpresa pelo excelente público presente e entusiasmada pelos resultados obtidos pela apresentação do CR-ACISO/AGIR. 
TC R/1 MARCOS A FERMIANO

Lançamento do livro “Mitos Lendas e Mentiras sobre concursos públicos”

 Repassando email recebido

Peço licença para ocupar o espaço de hoje com um convite para os amigos leitores, especialmente os que não participam, ainda, de concursos. Vou lançar nesta quarta-feira (01/08) o livro “Mitos Lendas e Mentiras sobre concursos públicos”, no Teatro Jorge Amado (Pituba). Às 19 horas apresentarei a palestra “Descubra o que está atrasando a sua aprovação”, e às 20h30min iniciaremos a noite de autógrafos.

Este novo trabalho teve origem em dois fatos. O primeiro deles é a mudança da opinião do público, nas palestras que apresento, acerca de determinados pontos tidos como unanimidade entre concurseiros e pessoas estranhas ao assunto, o que é claramente demonstrado pela própria plateia em consulta prévia que costumo fazer, sem sugestão de resposta. O título do livro sugere polêmica, mas não é o que ocorre, pois tive a oportunidade de apresentar os originais da obra em diversos eventos e reuniões, e o que se percebe é a adoção de um novo ponto de vista a partir de informações, muitas delas curiosamente já conhecidas, mas aparentemente esquecidas, e do chamamento do público para a observação da realidade vivenciada, em lugar do acolhimento de opiniões enraizadas, muitas delas fundamentadas em cenários que já não existem mais.

A primeira vez em que esse fato me fez pensar em escrever o livro foi numa palestra, há alguns anos, na abertura da Feira de Concursos de Goiânia. Como o tempo era mais limitado que o habitual, fui incisivo em alguns pontos, atacando alguns mitos dos concursos, com argumentos rápidos, e até imaginei que isso fosse gerar alguma divergência, o que seria natural. O acolhimento da novidade me surpreendeu. Incentivado pelo acontecimento, reestruturei o conteúdo da palestra, e segui confirmando a suspeita de que os mitos, as lendas e as mentiras que nos contaram sobre os concursos reprovam mais que a falta de tempo, concentração, base educacional, disciplina ou dinheiro.

Não vou deixar o leitor pleno de curiosidade, até por que se todos resolverem satisfazê-la na palestra o espaço não os comportaria, e por isso citarei alguns mitos, lendas ou mentiras de que trato. Todos sabem que quem não tem disciplina não será aprovado no concurso, assim como não há solução para a falta de vontade de estudar, já que as pessoas convivem com ela e se impõem o “sofrimento” do estudo como forma de alcançar seus objetivos materiais. Agem como se a parte do nosso cérebro encarregada da assimilação do conhecimento estivesse concordando com o ato de estudar sem vontade, e não fosse manter sua atenção em outros assuntos. Até o dia em que descobrem um método de estudo capaz de fazê-los aprender a gostar de estudar, quando então compreenderão que a disciplina manda apenas nos músculos, mas o cérebro funciona à base de sinapses, e não de contrações. 

Todos também sabem que o edital é a lei do concurso, e esta frase é garbosamente repetida por iniciantes e por catedráticos, e portanto tudo o que está no edital obriga o cidadão. Até o dia em que se veem diante de uma regra violadora do princípio da acessibilidade aos cargos públicos, e em busca do argumento jurídico para afastá-la acabam descobrindo que o artigo 37, inciso I, da Constituição Federal, ao tratar dos concursos, não permite que se confunda lei (onde se estipulam os requisitos, por exemplo), com qualquer outra modalidade de norma situada hierarquicamente abaixo dela. A partir daí, em lugar de se conformar com a regra do edital e desistir de determinado concurso, ou aceitar a reprovação gerada por uma regra injusta, a pessoa passa a questioná-la para verificar se pode ser válida. 
O segundo fato, que, diferentemente do primeiro, não tem um marco temporal, acompanha o cotidiano da maior parte dos pretendentes a um cargo público. É o tratamento extremamente prejudicial dado pelos familiares à trajetória dos concurseiros, invariavelmente com a melhor das intenções ou por simples curiosidade. Muitas pessoas acham que o mais importante no apoio aos estudantes para concursos é pagar suas despesas e deixar que eles se dediquem exclusivamente ao objetivo. Não é. O mais importante é, compreendendo como funcionam, de verdade, os concursos, passar a agir como aliado na batalha, e não, por mera ignorância, como um parceiro desastrado que ocasiona sucessivos prejuízos, até a derrota pela desistência. O simples “e aí, passou?”, tão temido pelos concurseiros, pode fazer com que eles, às vezes enganando também a si mesmo, passem a dizer aos familiares que mudaram de ideia, e que não vale mais a pena fazer concursos, pois o que ele quer mesmo é ir para a iniciativa privada.
Por isso convido especialmente as pessoas que convivem com que está participando de concursos a fazerem sua inscrição na palestra, através do sitewww.concurseiros.com.br, e a chegarem no horário. Basta levar um quilo de alimento, que será doado ao NASPEC, e prever os engarrafamentos decorrentes da falta de concursos nos setores de engenharia de tráfego e fiscalização de trânsito da prefeitura de Salvador.


*Waldir Santos (www.waldirsantos.com.br) é Advogado da União, palestrante, professor, autor dos livros “Concurso público – estratégias e atitudes” e “Mitos, lendas e Mentiras sobre concursos públicos”, apresentador do programa de rádio “A hora dos concursos” e colunista diário da rádio CBN. Twitter: @bahiaconcurso / E-mail: waldir@concurseiros.com.br. Facebook.com/waldirconcursos

Cuidado! Novo golpe que está sendo remetido para os Inativos e Pensionistas.

Cuidado! Novo golpe que está sendo remetido para os Inativos e Pensionistas.

 Fui procurado por um militar que recebeu a carta abaixo, trata-se de mais uma tentativa de golpe, mais uma vez alerto para não enviarem documentos e peço para divulguem, principalmente para as Pensionistas, que desconhecem essas fraudes.





Solenidade de Inauguração de Imóveis - Tiro de Guerra 06-024

Solenidade de Inauguração de Imóveis - Tiro de Guerra 06-024


No dia 20 de julho de 2012 o Tiro de Guerra 06-024 realizou a solenidade de inauguração de 03 (três) imóveis, um destinado à moradia do instrutor do TG, outro à moradia do Delegado do Serviço Militar e outro com as novas instalações da Delegacia de Serviço Militar (Del SM).
Participaram dos eventos o Prefeito do Município de Brumado, Sr Eduardo Lima Vasconcelos, o Chefe da STGR/6, TC Omar Pereira Bejarano, autoridades civis e militares, atiradores, familiares e segmentos da sociedade local. A solenidade contou com uma formatura cívico-militar, na qual o Prefeito Municípal reafirmou a importância do TG e da Del SM para o município de Brumado. Em seguida as autoridades realizaram a inauguração das novas instalações.


Mais de 1,2 mil oportunidades são oferecidas para trainees

Mais de 1,2 mil oportunidades são oferecidas para trainees



Joana Oliveira
Engenheira, Diana começou como trainee na Odebrecht e hoje atua na obra da Arena Fonte Nova
Lúcio Távora | Agência A TARDE
Engenheira, Diana começou como trainee na Odebrecht e hoje atua na obra da Arena Fonte Nova







Dezenove empresas abriram, no início deste semestre, inscrições para seus programas de trainees, disponibilizando, em todo o Brasil, mais de 1.200 vagas, a maior parte destinada a jovens que tenham concluído a graduação entre 2010 e 2012, ou com previsão de conclusão no início de 2013. Entre os pré-requisitos exigidos aos candidatos, o mais recorrente é a disponibilidade de viajar a trabalho ou até mesmo se mudar para outras cidades.
Além do salário, que tem o valor inicial médio de R$ 5 mil e pode aumentar durante o programa, a possibilidade de crescimento na carreira e efetivação na empresa é o fator que faz com que 58% dos jovens optem por programas de trainees como forma de inserção no mercado, segundo uma pesquisa realizada pela Cia de Talentos.
Após programas - Tendo como objetivo recrutar profissionais para assumir cargos estratégicos, as empresas costumam reter os selecionados após a conclusão dos programas. Foi o que aconteceu com Diana Paes, ex-trainee do Programa Jovem Parceiro Odebrecth, que hoje atua como engenheira civil de projetos, na Arena Fonte Nova.
Há 4 anos na empresa, Diana afirma que sua experiência no programa aumentou sua bagagem técnica e facilitou as relações no ambiente de trabalho. “Como trainee, pude conhecer a cultura organizacional da empresa, conheci diversos funcionários, troquei informações. Além disso, o treinamento técnico aprofundou conhecimentos sobre diferentes áreas da engenharia”, conta.
Para Matheus Andrade, ex-trainee da Oi e atual gerente de Desempenho de TI, outra vantagem é o coaching, o acompanhamento de carreira dado a cada profissional. “A cada três meses de programa, recebia um feedback sobre minha atuação. Isso foi me dando mais liberdade para construir e opinar na empresa”, explica.

Diferente de outros processos de seleção, os programas de trainees introduzem o profissional em todas as áreas da empresa, possibilitando um visão geral do local de trabalho e o acompanhamento de todo o ciclo produtivo. “São essas práticas que permitem à empresa conseguir um profissional totalmente aderente aos seus valores e confere aos selecionados um aprendizado rápido e resultados em curto prazo”, explica Renata Magliocca, especialista em recrutamento.

IGHB oferece curso sobre história da Bahia

IGHB oferece curso sobre história da Bahia

Da Redação
Estão abertas as inscrições para o Curso História da Bahia realizado pelo Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), com o apoio da Bahiatursa e Secretaria de Cultura do Estado. Os interessados em participar terão aulas uma semana por mês entre os meses de setembro a dezembro, sempre das 14h às 16h. O curso tem carga horária de 40 horas e a incrição custa R$ 50.

Durante as aulas serão debatidos temas como a Pré História Brasileira e Baiana; falares do grupo lingüístico tupi-guarani; capitanias hereditárias; primeiros engenhos; o séc. XVIII baiano: ouro em Rio de Contas e Jacobina; Revolução dos Búzios; a província da Bahia do sec. XIX; a Bahia republicana; revolução de 1930 e a chamada Era Vargas, dentre outros assuntos.

O curso tem coordenação e instrução da professora Antonietta d´Aguiar Nunes, historiógrafa do Arquivo Público do Estado da Bahia por 30 anos e professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

São oferecidas 200 vagas, sendo 40 reservadas à Bahiatursa. A inscrição pode ser feita na sede do IGHB, na Avenida Joana Angélica, 43, na Piedade, em Salvador.

Mais informações pelo telefone (71) 3329-4463 begin_of_the_skype_highlighting GRÁTIS (71) 3329-4463 end_of_the_skype_highlighting ou no site do IGHB (www.ighb.org.br)

| Serviço |

O que: Curso História da Bahia
Quando: setembro a dezembro de 2012 (quatro módulos)
setembro: 10 a 14; outubro: 15 a 19; novembro: 05 a 09; dezembro: 03 a 07
Coordenadora e Instrutora: Antonietta D´Aguiar Nunes
Valor: R$ 50
Carga horária: 40 horas
Inscrição presencial: Avenida Joana Angélica, 43, Piedade, Salvador
Site: www.ighb.org.br
Informações: (71) 3329-4463 begin_of_the_skype_highlighting GRÁTIS (71) 3329-4463

Saiba onde encontrar clínicas veterinárias que funcionam 24h

Saiba onde encontrar clínicas veterinárias que funcionam 24h





Lúcio Távora | Agência A TARDE
Dona de três cães, Juliana Muller já teve que ir às pressas a uma clínica na madrugada
Dona de três cães, Juliana Muller já teve que ir às pressas a uma clínica na madrugada
Flávia Faria
 
Quem tem animais de estimação sabe que ninguém está imune aos imprevistos. Afinal, assim como os seres humanos, os bichinhos não marcam horário para passar mal ou sofrer acidentes. Por mais que a vacinação esteja em dia e todos os cuidados sejam tomados, não são poucos os casos em que os donos precisam ir às pressas para uma clínica veterinária, seja no final de semana ou no meio da madrugada.
Dona de três cães, Lumpi, Nina e Latifah, a economista Juliana Muller já passou por algumas situações do tipo. “Uma vez a Nina atacou a orelha do Lumpi, que ficou sangrando bastante. Já eram umas 22h do sábado quando fomos correndo ao veterinário”, diz.
Em outra ocasião, as circunstâncias foram mais complicadas. “Teve uma vez em que a Nina comeu uma cartela de anticoncepcional e precisou até ficar internada para fazer lavagem estomacal”, conta. Em mais um momento, Lumpi passou mal depois de ter comido uma certa quantidade de terra.
Em todas as situações, Juliana correu para a Clínica Planeta Animal, na Barra, que tem plantão 24 horas. “Sempre levamos eles lá porque é perto de casa e o atendimento é rápido e eficiente. Só tive que esperar um pouco mais em uma situação em que uma cadelinha que tinha chegado antes estava em uma situação mais grave”, diz.
Plantão - Em Salvador, existem diversas clínicas que atendem com plantão 24 horas. Em geral, o atendimento é feito por ordem de chegada, levando em conta também a gravidade das situações. Animais em estados mais graves costumam ter prioridade.
Veterinário e um dos proprietários da Semev, Luciano Requião, conta que recebe de seis a dez casos por noite. O estabelecimento, que funciona como hospital 24 horas, é um dos mais modernos do Estado e conta com equipamentos de alta tecnologia para exames e procedimentos, a exemplo da radiologia digital computadorizada e ecodopplercardiografia (exame de cardiologia).

“Além dos veterinários do plantão, temos em sobreaviso ortopedista, neurologista e cirurgiões especializados. Sempre que necessário, eles são acionados e comparecem para avaliar e tratar cada caso”, explica. A Semev também realiza, durante os plantões, exames de emergência, a exemplo de tomografias, radiografias e ultrassonografias. O atendimento é feito por ordem de chegada e leva-se em conta a gravidade das situações.

Clínicas veterinárias com plantão 24h

SEMEV - Ladeira do Acupe, nº 50, Brotas. Tel: 3357-9159


Planeta Animal - Avenida Oceânica, 623, Barra. Tel: 3247-1011


Vida animal - Rua Wilson Palmeira, nº 54, Amaralina. Tel: 3248-4644


Diagnovet - Rua Osvaldo Cruz, nº 432, Rio Vermelho. Tel: 3345-0446


Mascote - Rua da Paciência, nº 82, Rio Vermelho. Tel: 3335-1111


Vip dog - Avenida Paulo VI, nº 676, Edifício Noya, Pituba. Tel: 3345-4266

Pet coração - Avenida Luís Tarquínio, S/N, Villas do Atlântico, Lauro de Freitas. Tel: 3379-3649 ou 3379-4068 / Avenida Manoel Dias da Silva, nº 1911, Pituba. Tel: 3248-2099 ou 8241-2195 / Avenida Sete de Setembro, nº 2528, Edf Sumé, Corredor da Vitória. Tel: 3336-0032 ou 8239-9303

Clivepa - Avenida Otávio Mangabeira, nº 2159 A, Patamares. Tel: 3461-0666

Portal pet - Rua Praia da Paciência, quadra A, lote 20, Vilas do Atlântico, Lauro de Freitas. Tel: 3379-2919

Pet Master - Rua Alexandre Herculano, n° 91, Pituba. Tel: 3354.0484

sábado, 28 de julho de 2012

Apenas cinco tarifas podem ser cobradas no cartão de crédito veja como

O que você realmente paga pelo seu cartão de crédito Apenas cinco tarifas podem ser cobradas; veja como elas funcionam. Priscila Yazbek, de EXAME.COM São Paulo - De acordo com a resolução 3.919 do Banco Central, apenas cinco tarifas podem ser cobradas pelos bancos pelo uso dos cartões de crédito. Antes de esta resolução entrar em vigor, em junho de 2011, eram cobradas cerca de 80 tarifas diferentes. As novas regras primeiramente foram aplicadas aos cartões emitidos depois da resolução e foi dado um prazo de um ano para que os cartões emitidos antes de junho de 2011 se adequassem. A partir do último mês de junho, todas os cartões de crédito devem respeitar as novas medidas.  Na nova resolução, também foi determinada a criação do cartão de crédito básico, que é exclusivo para pagamento de compras, contas ou serviços e deve ter o menor valor de anuidade cobrado pela emissora entre todos os cartões oferecidos. Todas as instituições são obrigadas a oferecer esta opção de cartão, tanto para uso nacional quanto internacional. E este cartão não pode ser associado a programas de benefícios e recompensas. Mesmo com as novas regras valendo, parece que os bancos ainda não se adequaram a algumas das novas exigências. No ranking divulgado pelo Banco Central em junho sobre as instituições mais reclamadas por clientes, uma das principais queixas de consumidores sobre os bancos foi justamente sobre a cobrança de tarifas indevidas.   Veja a seguir quais são as únicas cinco tarifas que podem ser cobradas pelo uso dos cartões de crédito e quais as suas finalidades: 1) Anuidade Segundo o Banco Central, a anuidade é o valor cobrado pela disponibilização ao cliente da rede de estabelecimentos afiliados para pagamentos de bens e serviços. A tarifa pode ser cobrada apenas uma vez por ano e o pagamento pode ser parcelado. EXAME.com possui um simulador que permite observar quais são as anuidades cobradas em cada tipo de cartão, de acordo com a bandeira (Visa, Mastercard, etc.) e o emissor (Bradesco, Credicard, Santander, etc.). Os valores costumam variar bastante de acordo com o tipo de serviço oferecido pelo cartão. Alguns cartões chegam a ser isentos da cobrança de anuidade, enquanto outros, com serviços mais exclusivos, chegam a cobrar mais de 300 reais pela anuidade.  2) Emissão de 2ª via A cobrança da emissão de 2ª via é feita para a confecção e emissão de um novo cartão com função crédito. A cobrança ocorre em casos de pedido de reposição que sejam decorrentes de roubo, furto, danificação ou outras situações que tenham sido motivadas pelo cliente e não pela instituição emitente. Se a emissão da segunda via do cartão for realizada por iniciativa da instituição emitente, a cobrança não pode ser feita. 3) Saque Esta tarifa é cobrada pela realização de saques em caixas eletrônicos. Como o valor sacado no cartão de crédito é cobrado apenas na fatura do mês seguinte e os serviços de crédito funcionam mediante pagamento de taxas de juros, ocorre a cobrança. Além disso, também é incluído na tarifa o valor cobrado pelo Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF), incidente em operações de saque pelo cartão de crédito.  4) Pagamento de contas pelo cartão A cobrança da tarifa ocorre quando são realizados pagamentos de contas (água, luz, telefone, gás, tributos, boletos de cobrança, etc.), por meio da função de crédito do cartão. A cobrança é realizada porque as operações de pagamento de contas envolvem mais instâncias para realização das transações do que os pagamentos convencionais, como de bens de consumo.  5) Avaliação emergencial de limite de crédito Esta tarifa é cobrada pela avaliação da viabilidade e dos riscos envolvidos para a concessão de crédito em caráter emergencial. Ela ocorre quando o cliente faz algum pedido, por meio de um atendimento pessoal, para a realização de uma despesa acima do limite do cartão. A tarifa é cobrada no máximo uma vez a cada trinta dias. A cobrança é feita pela demanda de serviços gerada por um pedido de análise de crédito, que envolve a avaliação do histórico do cliente com o banco e também outras informações sobre a capacidade financeira do cliente.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Canção da F E B ao desembarcar na Itália - 1944

Não precisa ser militar, ou ter alma de militar, como eu, para se emocionar com a Canção do Expediciário, ou por qualquer outra canção que enaltecer a Pátria ou o valor dos nossos soldados. Basta se ter amor por ela, pela terra onde nascemos e onde seremos enterrados quando para o outro plano formos. Eu, pelo menos, confesso: ao ouvir essa canção que o meu amigo doutor Raul Barreto Filho me mandou, e ele sempre me manda coisas desse gênero porque não somente foi aluno do Colégio Militar de Salvador, como também teve dentro de casa um exemplo incontestável de patriotismo, e que foi seu saudoso pai, o comandante da Marinha de Guerra Raul Barreto, arrepio-me e vou às lágrimas de emoção, especialmente porque caio em mim cônscio de que o meu país, a minha pátria, a minha terra natal não merece o que as "aves de rapina" oportunistas que pousam no poder estão fazendo com ela e com o seu povo, fator indiscutivemente gerador de toda essa paranafernália administrativa e violência sistematizada na qual estamos envolvidos, e que assustadoramente cresce a nossos olhos. Ouçam-na, então, e quero ver se um verdadeiro brasileiro, aquele que ainda tem no peito o sentimento nativista, não se emocionará só pensando na coragem daqueles homens que se imolaram no cumprimento do dever. Luiz Augusto  Canção da F E B ao desembarcar na Itália - 1944 Eles desembarcaram na Itália, cantando essa canção! A música é do maestro Spartaco Rossi e o poema de Guilherme de Almeida. A Força Expedicionária Brasileira, conhecida pela sigla FEB, foi a força militar brasileira de 25.334 homens, que lutou ao lado dos Aliados na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial. Constituída inicialmente por uma Divisão de Infantaria, acabou por abranger todas as Forças Militares Brasileiras que participaram do conflito. Adotou como lema "A cobra está fumando", em alusão ao que se dizia à época, que seria "Mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil entrar na guerra".                                                   youtu.be/ko5wpwb8WL0   Raul Barreto Fº

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Não tenha Medo de Errar…

Não tenha Medo de Errar…

Contribuição Cel Sampaio


Shakespeare já dizia: “nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com freqüência, poderíamos ganhar por simples medo de arriscar. O medo de cometermos erros nos faz cometê-los e esse é um dos maiores erros no mundo de hoje. O medo faz parte da condição humana e nos priva do nosso potencial máximo.

Segundo Maxwell, esses são alguns dos efeitos do medo sobre nossas vidas:

1. Medo gera mais medo: o que há de mais perigoso no medo é a capacidade que ele tem de tornar as coisas ainda piores. Portanto, se você tem medo de avião, por exemplo, saiba que as chances de um avião cair são menores que a possibilidade de você morrer engasgado com um alimento. Se você tem medo de morrer num assalto, as chances de morrer praticando um esporte são duas vezes maiores. Esses são alguns exemplos de que nem sempre aquilo de que temos medo acontece. Em nossa mente projetamos desastres que provavelmente nunca acontecerão.

2. Medo paralisa a ação: um carteiro que lê a placa cachorro bravo, dificilmente entrará na casa para fazer a entrega das correspondências. Ao ver o cãozinho nas mãos do dono diz: esse é o cachorro bravo que a placa avisa? Sim diz o dono. O cachorro não afasta ninguém, a placa é que consegue fazer isso. Muitas vezes deixamos que o medo tome conta de nossa mente, nos impedindo de fazer algo que poderia nos ser útil.

3. Medo consome energia: gastamos nossa energia ao pensar em possíveis soluções a prováveis problemas que surjam em nossas vidas. Muitas vezes eles nem aparecem, mas nossa energia se vai da mesma forma. Diz que um homem pulou de um penhasco por causa de uma cobra. Ao ficar sabendo que ela não era venenosa disse: elas não precisam ser venenosas para me fazerem pular de um penhasco. Ficou claro que o problema do homem era o medo e não a cobra.

Não deixe que o medo se transforme em pavor e paralise suas ações e seu crescimento. Lembre-se que a única forma de se vencer o medo é fazer justamente aquilo que tememos.

A canção Amazing Grace


Todo mundo, ou quase todo mundo já ouviu, pelo menos uma vez, a canção Amazing Grace (algo como Surpreendente Graça ), que é uma música tradicional britânica. O que a maioria não sabe (eu não sabia) é que essa canção foi composta por um cidadão britânico de nome Johnn Newton, no século dezoito, depois de uma conversão religiosa. Ele havia começado uma carreira na Marinha Real, mas abandonou aquilo para tornar-se traficante de escravos. Conta-se que, em uma de suas viagens, seu navio foi atingido em mar alto por uma tempestade. Newton, então, deu-se conta de que só a Graça Divina o salvaria e orou fervorosamente a Deus. A graça aconteceu: ele conseguiu escapar são e salvo com o seu navio. Movido por aquilo, Johnn começou a ler o clássico cristão Imitação de Cristo , de Thomas Kempis, e ainda tocado pela Luz que o havia despertado interiormente, mudou a sua vida, libertou todos os escravos que venderia e passou a ser um lutador anti-escravagista. Compôs, então, a canção Amazing Grace , como agradecimento e um testemunho do que havia se passado com ele, em seu encontro com Deus.

É esta canção que você ouve (e vê) no vídeo anexo, que mostra uma apresentação da mesma pelos meninos do incrível grupo vocal Il Divo , interpretando essa canção emocionante em pleno Coliseu, em Roma, onde, no passado, tantas pessoas perseguidas, maltratadas e escravizadas (inclusive cristãos), encontraram um fim trágico e cruel.

Conhecendo a história, podemos apreciar ainda mais Amazing Grace e a sua interpretação única dos talentosos Il Divo ... e ver como uma admirável graça pode estar nos procurando sem que a percebamos, sem que nos abramos sinceramente a ela, sejamos cristãos ou não. Até porque o Christos não é propriedade dos cristãos, mas está em tudo e em todos... sempre ...



http://www.youtube.com/watch?v=4k613v5OZNk

terça-feira, 24 de julho de 2012

Tênis x Frescobol


Tênis x Frescobol




Depois de muito meditar sobre o assunto concluí que os casamentos são de dois tipos: há os casamentos do tipo tênis e há os casamentos do tipo frescobol. Os casamentos do tipo tênis são uma fonte de raiva e ressentimentos e terminam sempre mal. Os casamentos do tipo frescobol são uma fonte de alegria e têm a chance de ter vida longa.
Explico-me. Para começar, uma afirmação de Nietzsche, com a qual concordo inteiramente. Dizia ele: 'Ao pensar sobre a possibilidade do casamento cada um deveria se fazer a seguinte pergunta: 'Você crê que seria capaz de conversar com prazer com esta pessoa até a sua velhice?\' Tudo o mais no casamento é transitório, mas as relações que desafiam o tempo são aquelas construídas sobre a arte de conversar.'
Xerazade sabia disso. Sabia que os casamentos baseados nos prazeres da cama são sempre decapitados pela manhã, terminam em separação, pois os prazeres do sexo se esgotam rapidamente, terminam na morte, como no filme O império dos sentidos. Por isso, quando o sexo já estava morto na cama, e o amor não mais se podia dizer através dele, ela o ressuscitava pela magia da palavra: começava uma longa conversa, conversa sem fim, que deveria durar mil e uma noites. O sultão se calava e escutava as suas palavras como se fossem música. A música dos sons ou da palavra - é a sexualidade sob a forma da eternidade: é o amor que ressuscita sempre, depois de morrer. Há os carinhos que se fazem com o corpo e há os carinhos que se fazem com as palavras. E contrariamente ao que pensam os amantes inexperientes, fazer carinho com as palavras não é ficar repetindo o tempo todo: 'Eu te amo, eu te amo...' Barthes advertia: 'Passada a primeira confissão, 'eu te amo\' não quer dizer mais nada.' É na conversa que o nosso verdadeiro corpo se mostra, não em sua nudez anatômica, mas em sua nudez poética. Recordo a sabedoria de Adélia Prado: 'Erótica é a alma.'
O tênis é um jogo feroz. O seu objetivo é derrotar o adversário. E a sua derrota se revela no seu erro: o outro foi incapaz de devolver a bola. Joga-se tênis para fazer o outro errar. O bom jogador é aquele que tem a exata noção do ponto fraco do seu adversário, e é justamente para aí que ele vai dirigir a sua cortada - palavra muito sugestiva, que indica o seu objetivo sádico, que é o de cortar, interromper, derrotar. O prazer do tênis se encontra, portanto, justamente no momento em que o jogo não pode mais continuar porque o adversário foi colocado fora de jogo. Termina sempre com a alegria de um e a tristeza de outro.
O frescobol se parece muito com o tênis: dois jogadores, duas raquetes e uma bola. Só que, para o jogo ser bom, é preciso que nenhum dos dois perca. Se a bola veio meio torta, a gente sabe que não foi de propósito e faz o maior esforço do mundo para devolvê-la gostosa, no lugar certo, para que o outro possa pegá-la. Não existe adversário porque não há ninguém a ser derrotado. Aqui ou os dois ganham ou ninguém ganha. E ninguém fica feliz quando o outro erra - pois o que se deseja é que ninguém erre. O erro de um, no frescobol, é como ejaculação precoce: um acidente lamentável que não deveria ter acontecido, pois o gostoso mesmo é aquele ir e vir, ir e vir, ir e vir... E o que errou pede desculpas; e o que provocou o erro se sente culpado. Mas não tem importância: começa-se de novo este delicioso jogo em que ninguém marca pontos...
A bola: são as nossas fantasias, irrealidades, sonhos sob a forma de palavras. Conversar é ficar batendo sonho pra lá, sonho pra cá...
Mas há casais que jogam com os sonhos como se jogassem tênis. Ficam à espera do momento certo para a cortada. Camus anotava no seu diário pequenos fragmentos para os livros que pretendia escrever. Um deles, que se encontra nos Primeiros cadernos, é sobre este jogo de tênis:
'Cena: o marido, a mulher, a galeria. O primeiro tem valor e gosta de brilhar. A segunda guarda silêncio, mas, com pequenas frases secas, destrói todos os propósitos do caro esposo. Desta forma marca constantemente a sua superioridade. O outro domina-se, mas sofre uma humilhação e é assim que nasce o ódio. Exemplo: com um sorriso: 'Não se faça mais estúpido do que é, meu amigo\'. A galeria torce e sorri pouco à vontade. Ele cora, aproxima-se dela, beija-lhe a mão suspirando: 'Tens razão, minha querida\'. A situação está salva e o ódio vai aumentando.'
Tênis é assim: recebe-se o sonho do outro para destruí-lo, arrebentá-lo, como bolha de sabão... O que se busca é ter razão e o que se ganha é o distanciamento. Aqui, quem ganha sempre perde.
Já no frescobol é diferente: o sonho do outro é um brinquedo que deve ser preservado, pois se sabe que, se é sonho, é coisa delicada, do coração. O bom ouvinte é aquele que, ao falar, abre espaços para que as bolhas de sabão do outro voem livres. Bola vai, bola vem - cresce o amor... Ninguém ganha para que os dois ganhem. E se deseja então que o outro viva sempre, eternamente, para que o jogo nunca tenha fim...(O retorno e terno, p. 51.)

remédios de graça para hipertensão, diabetes e, agora, também para asma.

Informe Publicitário Remédios de graça para asma O programa Saúde Não Tem Preço, do Governo Federal, oferece remédios de graça para hipertensão, diabetes e, agora, também para asma. 19/07/2012 09h41 - Atualizado em 19/07/2012 10h22 O Saúde Não Tem Preço é um incentivo promovido pelo Programa Farmácia Popular do Governo Federal, através do Ministério da Saúde, que oferece remédios de graça para portadores das doenças crônicas: hipertensão, diabetes e asma. A asma foi incluída no programa em junho de 2012, para atender à demanda crescente da população. Criado em fevereiro de 2011, o Saúde Não Tem Preço já beneficiou 10 milhões de pessoas. Em um ano, esses milhares de brasileiros conseguiram remédios para hipertensão e diabetes de graça nas farmácias credenciadas e estão vivendo dias melhores. Desde 4 de junho deste ano (início da disponibilização de medicamentos gratuitos para a asma) até o dia 3 de julho, 71.607 pessoas já haviam retirado os antiasmáticos de graça nas farmácias populares. Além de melhorar a qualidade de vida das pessoas, o programa resulta em economia de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), uma vez que, desde seu lançamento, o número de internações por conta de diabetes e de hipertensão diminuiu. Em 2011, foram menos 8,4 mil internações por causa da hipertensão e 2,7 mil a menos por causa do A retirada dos medicamentos de graça é feita nas farmácias da rede “Aqui Tem Farmácia Popular”. Já são mais de 20 mil farmácias em mais de 3.200 municípios. São oferecidos gratuitamente 14 medicamentos para hipertensão, diabetes e asma. Para retirar os remédios de graça, o interessado deve procurar as farmácias e drogarias privadas credenciadas ou a rede de Farmácia Popular e apresentar o CPF próprio, receita médica válida e documento com foto. Receba em seu celular o endereço da Farmácia Popular mais próxima. Envie gratuitamente os 8 números de seu CEP para 27397. Divulgue, compartilhe a informação e ajude quem tem asma, hipertensão e diabetes.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

portal do SAC reúne 172 serviços online

Sem Sair de Casa: portal do SAC reúne 172 serviços online

Site do SAC agrega serviços de diversos órgãos públicos

Mariana Mendes
Divulgação
Site do SAC agrega serviços de diversos órgãos públicos
O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) consegue reunir em seu portal 172 serviços online de 25 órgãos públicos, de maneira que o cidadão não precise sair de casa para determinados tipos de atendimento.
Entre as ofertas estão o pagamento de contas, impostos e tributos, emissão de comprovantes e certidões, informações sobre espetáculos e relacionadas ao meio ambiente e agricultura, orientação judiciária, emissão de documentos em âmbito estadual e federal, além de atendimento na Delegacia Digital, com registro de furto e roubo de veículos, objetos e documentos, perda e extravio de documentos e objetos e desaparecimento de pessoas.
Quem visita o endereço www.sac.ba.gov.br, encontra um menu com os serviços online. Os mais procurados  são: Antecedentes Criminais, 2ª via de conta de água, 2ª via de conta de energiae Delegacia Digital. Estes até ganharam destaque em um canal específico.
Além deles, as opções variam desde entretenimento, como saber a programação do Teatro Castro Alves, até orientações sobre Trabalho, Emprego, Trânsito e Transporte. Veja mais!
Também está em destaque na página principal do site, a opção "Antes de ir ao SAC", com informações sobre os documentos necessários que o cidadão deve ter em mãos antes de se dirigir a uma das 40 unidades da rede de atendimento em todo o Estado.
Sobre a possível ampliação dos serviços online no portal, a diretora de gestão de qualidade do SAC, Renata Savoy, explica que para aumentar a oferta é preciso que os órgãos parceiros também aumentem seus serviços online. "O SAC reúne serviços de outros órgãos. A medida que eles ampliarem as ofertas de atendimento online, estaremos replicando estes serviços para o site", garante.
Agendamento - O serviço mais procurado no Portal SAC é o de agendamento. Atualmente, ele atinge a marca de 7,7 mil atendimentos diários para 14 órgãos públicos, nos postos SAC dos shoppings Salvador, Paralela, Liberdade e Passeio Norte, no município de Lauro de Freitas.
A previsão é que o número de agendamentos aumente neste segundo semestre. De acordo com a diretora, as unidades dos municípios de Feira de Santana e Vitória da Conquista vão passar a realizar atendimento com hora marcada. "Queremos evitar que a população fique nas filas. A intenção é oferecer cada vez mais comodidade, acessibilidade e independência do serviço", explica Renata, lembrando que o agendamento também pode ser realizado pelo telefone, por meio do número 0800 071 53 53.
Para ter acesso ao serviço de agendamento no site, o cidadão precisa se cadastrar. Depois de ter login e senha, ele poderá agendar qualquer um dos serviços oferecidos. Para não perder tempo, o sistema oferece uma opção de busca rápida. Basta digitar uma palavra relacionada com o atendimento interessado e o site lhe oferece sugestões de serviços. Depois de escolhido, é só agendar o dia e comparecer ao posto escolhido. Mas atenção, o cidadão que agendar e não comparecer ou desfizer o agendamento, terá que ficar cinco dias sem fazer novo agendamento. Agende aqui seu atendimento!
Celular - Os serviços disponíveis no SAC Mobile ainda são poucos, porém já demonstram preocupação em atender a demanda dos usuários. As ofertas são o agendamento para serviços na rede SAC, a relação de documentos necessários para cada demanda, as rotas do SAC Móvel pelo interior do estado e o link direto com a Ouvidoria do SAC.

SAC Móvel - O portal SAC ainda traz o itinerário do SAC Móvel, caminhão de serviços da rede que roda o interior baiano oferecendo serviços à população. Durante o período de visita, o SAC Móvel realiza atendimentos como:

- Emissão de Certidão de Nascimento;
- Emissão de Carteira de Identidade;
- Cadastro de Pessoa Física;
- Recadastramento de Pensionistas do Estado;
- Emissão de Antecedentes Criminais e
- Registro de críticas, denúncias, elogios, orientações,
  Reclamações, solicitações e sugestões sobre os serviços públicos prestados pelo Governo do Estado.

web é aliada na emissão de documentos para compra de imóvel

Sem sair de Casa: web é aliada na emissão de documentos para compra de imóvel

Site do Tribunal de Justiça permite emissão de certidões da justiça estadual

















Paula Pitta
Reprodução | TJ-BA

Site do Tribunal de Justiça permite emissão de certidões da justiça estadual
Você enfim vai conseguir realizar a tão sonhada compra da casa própria, já achou o imóvel desejado, e agora qual o próximo passo? É necessário providenciar a documentação do imóvel e do vendedor. Para isso, o comprador pode recorrer a um corretor ou despachante, que cobra em média R$ 250 pelo serviço. Mas a internet também pode ser uma aliada para conseguir a maioria das certidões exigidas sem sair de casa.
Apesar da facilidade, o conselheiro do Creci-Ba, Noel Silva, indica a contratação de um profissional para ajudar com a papelada. "O ideal é que se pague por esse serviço para não ter problema. O despachante ou corretor já sabe como proceder, se tiver alguma pendência, por exemplo. Mas é possível fazer sozinho", diz.
A veterinária Alene Vanessa Santos, que comprou um apartamento novo na construtora, pagou R$ 300 para registrar o imóvel. "A construtora já disse o valor como uma taxa que tinha que pagar, mas se tivesse opção, faria da mesma forma, por uma questão de praticidade".
Quem optar por providenciar a documentação por conta própria e tiver comprado o imóvel através de um corretor, pode pedir a orientação dele de como proceder. "O corretor deve orientar, mas não tem obrigação de fazer [providenciar a documentação]. Se for fazer, ele cobra pelo serviço", explica Noel.

Primeiro passo - Antes mesmo de fechar acordo, assinar o contrato e pagar o sinal pela compra do imóvel, é necessário providenciar a certidão negativa de ônus do imóvel. Esse documento deve ser obtido no cartório onde a residência foi registrada. O prazo para liberação da declaração em média é de cinco dias, e o valor cobrado é de R$ 54, de acordo com Noel.

Se o imóvel for construído em um condomínio, é necessário solicitar uma Declaração de Quitação de Condomínio, que deve ser entregue pela administração ou síndico do condomínio.

Os demais documentos podem ser retirados totalmente ou parcialmente pela internet. É o caso da Certidão Negativa de Débito do IPTU, que está disponível gratuitamente através do site da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) (http://www.sefaz.salvador.ba.gov.br/index.php/todos-servicos/120-certdoes/378-emissao-da-certidao-de-debito).
Noel ressalta que o documento só será emitido pelo site se não houver pendência. Caso contrário, é necessário procurar um posto do órgão nos SAC's.

Com a papelada da residência em mãos, é hora de providenciar as certidões pessoais em nome do vendedor. "Em tese a obrigação de disponibilizar esses documentos é do vendedor, mas na prática quem faz isso é o comprador. É até melhor para ele, por uma questão de segurança, para ter certeza que não é falso", orienta Noel.

A Certidão Negativa de Ações Cíveis e Criminais e Executivos Fiscais Estaduais é emitida pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJ-BA). Para isso, o cidadão deve emitir o Documento de Arrecação Judicial e Extrajudicial (DAJE) através do link http://eselo.tjba.jus.br/index.faces.
Depois de pagar a quantia de R$ 10,80, o internauta pode solicitar a emissão da certidão no endereçohttp://esaj.tjba.jus.br/esaj/portal.do?servico=810000. O documento pode ser impresso através do próprio site.

A Certidão Negativa da Justiça Federal também está disponível na internet, mas somente se não houver pendência em nome do vendedor. Caso haja, é necessário procurar a Seção de Certidões da Justiça Federal, na Casa de Justiça e Cidadania, no Shopping Baixa dos Sapateiros. Nas situações de nada consta, o documento pode ser obtido gratuitamente no site http://www.jfba.jus.br/CertidaoViaInternet.htm.

O Tribunal Regional do Trabalho na Bahia (TRT) até disponibiliza a Certidão Negativa de Distribuição de Reclamações Trabalhistas através da internet, mas, de acordo com Noel, os tabelionatos só aceitam o documento emitido em um posto do TRT nas unidades do SAC, mas antes disso é necessário emitir uma Guia de Recolhimento da União (GRU) através do site do TRT (http://www.trt5.jus.br/default.asp). A taxa cobrada é de R$ 5,85.

Se o imóvel for financiado, também é exigida uma Certidão Conjunta de Débitos Relativos a Tributos Federais e à Dívida Ativa da União, que pode ser emitida gratuitamente pelo site da Receita Federal (http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATSPO/Certidao/CndConjuntaInter/InformaNICertidao.asp?Tipo=2).

Com essa papelada em mãos, já é possível concretizar o negócio. Agora acabou a etapa em que a internet ajuda e é necessário "bater perna" para registrar o imóvel. O cidadão deve emitir uma guia para pagamento do Imposto Sobre a Transmissão Intervivos (ITIV) em um posto da Sefaz. A taxa é de 3% do valor declarado do imóvel.

Em seguida, é necessário lavrar a escritura do imóvel em um tabelionato e registrar este documento em um Cartório de Registro de Imóveis.

CONVÊNIO EXÉRCITO – FUNDAÇÃO ODEBRECHT


CONVÊNIO EXÉRCITO – FUNDAÇÃO ODEBRECHT
Em prosseguimento às atividades da 21ª semana de instrução, referentes ao Acordo de Cooperação AGIR/6ª RM, foram ministradas, sob a coordenação do CR-ACISO, no período de 17 a 19 de julho de 2012, instruções para 03(três) associações afiliadas à AGIR, na APA do Pratigi, região do Baixo Sul da Bahia. 
O tema selecionado para o Ecopolo I foi ‘Primeiros Socorros’, desenvolvido pelo 3º Sargento Bispo, enfermeiro do Hospital Geral de Salvador (HGeS), Unidade que integra a 6ª Região Militar, em Salvador. Tratava dos cuidados de prevenção, alertava quanto aos acidentes mais frequentes (no trabalho, na residência, no trânsito, etc.) e enfatizava a abordagem sobre os primeiros socorros ou atendimento pré-hospitalar (APH).
Os objetivos traçados para as sessões de ‘Prevenção de Acidentes no Trabalho e Primeiros Socorros’ visavam conscientizar-se quanto à importância da prevenção de acidentes no trabalho; e aprender a ministrar os primeiros socorros em situações diversas e emergenciais.
A metodologia, magistralmente aplicada pelo 3º Sargento Bispo, empregou explicações teóricas para cada caso, demonstrações com a utilização de meios auxiliares instrucionais, como bonecos para reanimação cardiopulmonar, EPS para ventilação, curativos e talas para imobilização, além da aplicação prática das várias técnicas pelos presentes, fato este que concedeu grande realce à instrução, contribuindo sobremaneira para a aprendizagem.
As associações de agricultores rurais convocadas a participar do processo sócio-educacional, através do trabalho de mobilização realizado por Nestor Linhares, Coordenador-Integrador do Ecopolo I, foram as Associações do Portal da APA do Pratigi, Serra da Papuã e Projeto de Assentamento Serra de Areia, todas no município de Ibirapitanga. 

Autoria
 
MARCOS A FERMIANO
O público beneficiado com esta iniciativa situou-se em torno de 70 associados e 100 alunos do Colégio Municipal César Borges, em Itamarati, distrito de Ibirapitanga, onde se realizou uma das ações sobre APH. Na oportunidade, a  Sra. Belenice, Diretora do Colégio, mostrou-se entusiasmada com o evento, elogiando o instrutor pela didática demonstrada, agradecendo à AGIR e ao Exército pela ação e convidando os agentes a retornarem sempre que possível.