segunda-feira, 23 de julho de 2012

portal do SAC reúne 172 serviços online

Sem Sair de Casa: portal do SAC reúne 172 serviços online

Site do SAC agrega serviços de diversos órgãos públicos

Mariana Mendes
Divulgação
Site do SAC agrega serviços de diversos órgãos públicos
O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) consegue reunir em seu portal 172 serviços online de 25 órgãos públicos, de maneira que o cidadão não precise sair de casa para determinados tipos de atendimento.
Entre as ofertas estão o pagamento de contas, impostos e tributos, emissão de comprovantes e certidões, informações sobre espetáculos e relacionadas ao meio ambiente e agricultura, orientação judiciária, emissão de documentos em âmbito estadual e federal, além de atendimento na Delegacia Digital, com registro de furto e roubo de veículos, objetos e documentos, perda e extravio de documentos e objetos e desaparecimento de pessoas.
Quem visita o endereço www.sac.ba.gov.br, encontra um menu com os serviços online. Os mais procurados  são: Antecedentes Criminais, 2ª via de conta de água, 2ª via de conta de energiae Delegacia Digital. Estes até ganharam destaque em um canal específico.
Além deles, as opções variam desde entretenimento, como saber a programação do Teatro Castro Alves, até orientações sobre Trabalho, Emprego, Trânsito e Transporte. Veja mais!
Também está em destaque na página principal do site, a opção "Antes de ir ao SAC", com informações sobre os documentos necessários que o cidadão deve ter em mãos antes de se dirigir a uma das 40 unidades da rede de atendimento em todo o Estado.
Sobre a possível ampliação dos serviços online no portal, a diretora de gestão de qualidade do SAC, Renata Savoy, explica que para aumentar a oferta é preciso que os órgãos parceiros também aumentem seus serviços online. "O SAC reúne serviços de outros órgãos. A medida que eles ampliarem as ofertas de atendimento online, estaremos replicando estes serviços para o site", garante.
Agendamento - O serviço mais procurado no Portal SAC é o de agendamento. Atualmente, ele atinge a marca de 7,7 mil atendimentos diários para 14 órgãos públicos, nos postos SAC dos shoppings Salvador, Paralela, Liberdade e Passeio Norte, no município de Lauro de Freitas.
A previsão é que o número de agendamentos aumente neste segundo semestre. De acordo com a diretora, as unidades dos municípios de Feira de Santana e Vitória da Conquista vão passar a realizar atendimento com hora marcada. "Queremos evitar que a população fique nas filas. A intenção é oferecer cada vez mais comodidade, acessibilidade e independência do serviço", explica Renata, lembrando que o agendamento também pode ser realizado pelo telefone, por meio do número 0800 071 53 53.
Para ter acesso ao serviço de agendamento no site, o cidadão precisa se cadastrar. Depois de ter login e senha, ele poderá agendar qualquer um dos serviços oferecidos. Para não perder tempo, o sistema oferece uma opção de busca rápida. Basta digitar uma palavra relacionada com o atendimento interessado e o site lhe oferece sugestões de serviços. Depois de escolhido, é só agendar o dia e comparecer ao posto escolhido. Mas atenção, o cidadão que agendar e não comparecer ou desfizer o agendamento, terá que ficar cinco dias sem fazer novo agendamento. Agende aqui seu atendimento!
Celular - Os serviços disponíveis no SAC Mobile ainda são poucos, porém já demonstram preocupação em atender a demanda dos usuários. As ofertas são o agendamento para serviços na rede SAC, a relação de documentos necessários para cada demanda, as rotas do SAC Móvel pelo interior do estado e o link direto com a Ouvidoria do SAC.

SAC Móvel - O portal SAC ainda traz o itinerário do SAC Móvel, caminhão de serviços da rede que roda o interior baiano oferecendo serviços à população. Durante o período de visita, o SAC Móvel realiza atendimentos como:

- Emissão de Certidão de Nascimento;
- Emissão de Carteira de Identidade;
- Cadastro de Pessoa Física;
- Recadastramento de Pensionistas do Estado;
- Emissão de Antecedentes Criminais e
- Registro de críticas, denúncias, elogios, orientações,
  Reclamações, solicitações e sugestões sobre os serviços públicos prestados pelo Governo do Estado.

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