Mais de 1,2 mil oportunidades são oferecidas para trainees
Joana Oliveira
Dezenove empresas abriram, no início deste semestre, inscrições para seus programas de trainees, disponibilizando, em todo o Brasil, mais de 1.200 vagas, a maior parte destinada a jovens que tenham concluído a graduação entre 2010 e 2012, ou com previsão de conclusão no início de 2013. Entre os pré-requisitos exigidos aos candidatos, o mais recorrente é a disponibilidade de viajar a trabalho ou até mesmo se mudar para outras cidades.
Além do salário, que tem o valor inicial médio de R$ 5 mil e pode aumentar durante o programa, a possibilidade de crescimento na carreira e efetivação na empresa é o fator que faz com que 58% dos jovens optem por programas de trainees como forma de inserção no mercado, segundo uma pesquisa realizada pela Cia de Talentos.
Após programas - Tendo como objetivo recrutar profissionais para assumir cargos estratégicos, as empresas costumam reter os selecionados após a conclusão dos programas. Foi o que aconteceu com Diana Paes, ex-trainee do Programa Jovem Parceiro Odebrecth, que hoje atua como engenheira civil de projetos, na Arena Fonte Nova.
Há 4 anos na empresa, Diana afirma que sua experiência no programa aumentou sua bagagem técnica e facilitou as relações no ambiente de trabalho. “Como trainee, pude conhecer a cultura organizacional da empresa, conheci diversos funcionários, troquei informações. Além disso, o treinamento técnico aprofundou conhecimentos sobre diferentes áreas da engenharia”, conta.
Para Matheus Andrade, ex-trainee da Oi e atual gerente de Desempenho de TI, outra vantagem é o coaching, o acompanhamento de carreira dado a cada profissional. “A cada três meses de programa, recebia um feedback sobre minha atuação. Isso foi me dando mais liberdade para construir e opinar na empresa”, explica.
Diferente de outros processos de seleção, os programas de trainees introduzem o profissional em todas as áreas da empresa, possibilitando um visão geral do local de trabalho e o acompanhamento de todo o ciclo produtivo. “São essas práticas que permitem à empresa conseguir um profissional totalmente aderente aos seus valores e confere aos selecionados um aprendizado rápido e resultados em curto prazo”, explica Renata Magliocca, especialista em recrutamento.
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