quinta-feira, 26 de julho de 2012
Canção da F E B ao desembarcar na Itália - 1944
Não precisa ser militar, ou ter alma de militar, como eu, para se emocionar com a Canção do Expediciário, ou por qualquer outra canção que enaltecer a Pátria ou o valor dos nossos soldados. Basta se ter amor por ela, pela terra onde nascemos e onde seremos enterrados quando para o outro plano formos. Eu, pelo menos, confesso: ao ouvir essa canção que o meu amigo doutor Raul Barreto Filho me mandou, e ele sempre me manda coisas desse gênero porque não somente foi aluno do Colégio Militar de Salvador, como também teve dentro de casa um exemplo incontestável de patriotismo, e que foi seu saudoso pai, o comandante da Marinha de Guerra Raul Barreto, arrepio-me e vou às lágrimas de emoção, especialmente porque caio em mim cônscio de que o meu país, a minha pátria, a minha terra natal não merece o que as "aves de rapina" oportunistas que pousam no poder estão fazendo com ela e com o seu povo, fator indiscutivemente gerador de toda essa paranafernália administrativa e violência sistematizada na qual estamos envolvidos, e que assustadoramente cresce a nossos olhos. Ouçam-na, então, e quero ver se um verdadeiro brasileiro, aquele que ainda tem no peito o sentimento nativista, não se emocionará só pensando na coragem daqueles homens que se imolaram no cumprimento do dever. Luiz Augusto Canção da F E B ao desembarcar na Itália - 1944 Eles desembarcaram na Itália, cantando essa canção! A música é do maestro Spartaco Rossi e o poema de Guilherme de Almeida. A Força Expedicionária Brasileira, conhecida pela sigla FEB, foi a força militar brasileira de 25.334 homens, que lutou ao lado dos Aliados na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial. Constituída inicialmente por uma Divisão de Infantaria, acabou por abranger todas as Forças Militares Brasileiras que participaram do conflito. Adotou como lema "A cobra está fumando", em alusão ao que se dizia à época, que seria "Mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil entrar na guerra". youtu.be/ko5wpwb8WL0 Raul Barreto Fº
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Parabéns Cel Borges
ResponderExcluirDedico este seu artigo para meu pai, um grande herói de Guerra, que lá esteve defendendo com honra nosso Brasil. Tb a todos que lá estiveram! Meu pai me deixou o maior exemplo que um ser humano poderia ter: honra, caráter e dignidade! A vc me pai, que mesmo não mais presente, merece todas as glórias: TenCel Amaro Elpídio da Silva! Que os anjos o guardem sempre papai! A COBRA ESTÁ FUMANDO!
Faço minhas as suas palavras!!!
ExcluirTambém tenho um orgulho enorme de ser filha de ex-combatente!
Tenho certeza que se os homens públicos dessa nação tivessem um pouquinho só da honradez, caráter e dignidade de todos aqueles que participaram da guerra, esse país seria muito melhor!!
Parabéns Cel Borges
Muito emocionante, uma pena as escolas hoje em dia não ensinarem sobre esses homens.
ResponderExcluir